Falta de estudo prejudica a qualificação profissional




Que abandonar os estudos é ruim para o futuro profissional de qualquer pessoa, isso todo mundo sabe, o problema é que a interrupção dos estudos em certo momento da vida pode prejudicar até o ingresso em um curso profissionalizante.

Ter um baixo nível educacional traz sérios problemas para a vida das pessoas não somente no que diz respeito às possibilidades de trabalho, mas também na hora em que essas pessoas decidem fazer cursos de aperfeiçoamento profissional.


Há diversos cursos que estão sendo ofertados atualmente com o intuito de capacitar a população para desempenhar-se em setores onde a mão de obra específica é quase inexistente. Vários desses cursos são realizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, no entanto, nem todos os cidadãos que quiserem participar dos cursos poderão fazê-lo. Isso porque uma boa parcela da população brasileira não possui suficiente nível escolar como para participar, seguir e conseguir terminar um curso de capacitação.

O mais preocupante é saber que a maior parte dessas pessoas integra famílias de baixa renda, outra preocupação está em torno da idade desse grupo, são pessoas entre 30 e 40 anos que largaram os estudos por diversos motivos, entre eles trabalhar para ajudar a família. Às vezes as pessoas têm experiência de sobra em certa área, entretanto, o acesso a cursos fica vetado pela pouca instrução que a pessoa possui, ficando assim cada vez mais difícil de melhorar suas condições de vida e de crescer profissionalmente.

Se você está nesse grupo não fique triste nem se desespere, há muitas oportunidades para aproveitar ainda, iniciando por cursos como o supletivo ou cursos regulares de educação básica ministrados no período noturno. Estudos apontam que quando as pessoas começam a frequentar o Ensino para Jovens e Adultos (EJA) ou outros da educação regular, elas ficam muito motivadas com o fato de aprender as operações básicas da matemática, começar a escrever seu nome e pequenas frases, ler um texto simples. Ou seja, nunca é tarde para estudar e melhorar suas condições de vida. Aposte em você! Acredite no seu potencial e veja como fica muito mais fácil conseguir um bom emprego e até qualificar-se profissionalmente no seu ofício.


Por Melina Menezes

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *