Cursos de MBA influenciam na carreira profissional

Categorias: Carreira - Cursos - MBA - Profissão

O curso de Master of Business Administration (MBA) é conhecido como uma pós-graduação latu sensu e tem o objetivo de dar ao profissional uma maior visão acadêmica para uma prática mais detalhada do mercado de trabalho. É comum diversas instituições de ensino oferecerem esse tipo de curso de especialização no país, pois antigamente ele era restrito apenas às grandes universidades do exterior.



Como aqui no Brasil ainda não existem critérios de avaliações para esse tipo de especialização, é necessário tomar algumas precauções antes de escolher um curso de MBA.

Por não haver fiscalização do MEC, alguns cursos de MBAs se tornam muito discretos, comprometendo sua qualidade, e isso varia de escola para escola. Existem escolas de negócios tanto boas quanto ruins no nosso país, assim como na Europa e nos Estados Unidos. Mas no Brasil a situação se popularizou por uma questão de marketing. As empresas começaram a usar o termo de forma indiscriminada para cursos parecidos e sem nenhum critério de ser considerado um MBA.

Cursar um MBA pode ser importante, pois ajuda o profissional a construir os rumos de sua carreira e sua visão de empreendimento. E dependendo do curso e da área, isso pode ter um impacto muito positivo e significativo. As empresas sabem que uma boa formação profissional é fundamental para garantir um bom espaço no mercado de trabalho. Logo, um curso de MBA ajuda muito, pois sua dinâmica é baseada em estudos de casos que são considerados reais, dando ao profissional uma abordagem mais prática para tornar o conhecimento adquirido aplicável.



Infelizmente,  muitas especializações aqui no Brasil não são tão valorizadas, por isso é necessário ter muito cuidado na hora de escolher um curso e prestar atenção na sua qualidade. Não é à toa que muitos brasileiros estão indo estudar MBA fora do país, em escolas de negócios  de grande visibilidade.

Um MBA faz muita diferença no dia a dia de uma carreira, além disso, fazer cursos de especialização de alto nível facilita na hora de fazer contatos profissionais e de criar um network de grande valor. No contexto social em que vivemos,  isso é muito relevante, por isso, esse assunto deve ser levado em consideração.

Por Daniela Almeida da Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *