Dicas de como lidar com clientes chatos

  

O pesadelo de pessoas que lidam com o mercado consumidor são os conhecidos "clientes chatos".  Aquela pessoa que sempre reclama, trata o contratado com indiferença, nunca está satisfeita com o serviço ou o produto, reclama sempre do preço, mesmo comprando a mercadoria abaixo do custo, entre outros adjetivos que podem se enquadrar perfeitamente no perfil do “cliente chato”.

O problema de lidar com esse tipo de pessoa é que torna o trabalho desgastante, tedioso e causa estresse, mas se pensar um pouco, talvez não seja tão difícil lidar com essas pessoas.
Algumas atitudes que podem ser tomadas na hora de enfrentar alguém desse tipo são:

  • Chame outro vendedor para atendê-lo, talvez o novo vendedor lide melhor com a situação e seu estresse não será levado adiante. Lembre-se, a antipatia pode ser recíproca e o estresse entre vocês pode afastar um possível cliente lucrativo.
  • Um pequeno questionário sobre o seu atendimento pode lhe trazer verdades que talvez não fossem tão perceptíveis para você, mas que o cliente vê. Assim, essas respostas podem ajudar no seu desempenho e no desempenho de seus colegas.
  • Se depois dessas opções você não perceber melhora, faça uma simples análise como:

1.     Se esse cliente for desgastante, reclamar do atendimento além de comprar tudo abaixo do custo, repense se não é melhor uma separação. Não gaste seu tempo e paciência com clientes não lucrativos, procure os clientes parceiros cuja negociação seja confortável e lucrativa. Mas antes de desistir desse cliente, tente todas as opções viáveis para torná-lo lucrativo e tolerante, caso contrário será mau exemplo para a equipe.




2.     Se ele der um lucro pequeno, considero-o um desafio e um início de lucros, com conversa e paciência você pode torná-lo um cliente lucrativo. 

3.     Mas, se ele comprar com você há anos, der um lucro consideravelmente satisfatório, talvez esteja na hora de você repensar a relação entre vocês e ver onde realmente está o problema.

Por Ingrid Oliveira

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment