Dicas de como se comportar quando trabalha com pessoas conhecidas

  

Trabalhar em um ambiente com diversas pessoas desconhecidas já não é fácil. Mas, e com pessoas conhecidas? Você já passou por isso ou atualmente passa por isso? Pois é. Muitas vezes começa com um amigo te indicando para uma vaga na empresa ou quando você por engano entra na mesma empresa em que seu amigo, vizinho, parente ou namorado (a) trabalha. De repente você se vê confortavelmente bem por trabalhar ao lado de alguém conhecido, e às vezes até íntimo. Mas, depois de um tempo isso passa a incomodar inexplicavelmente, de uma certa forma.

A única coisa que você deve tomar cuidado é de não misturar o pessoal do profissional, como sempre, pois isso pode afetar ambos os lados. Para isso, veja o que você pode fazer:

– Evite muitas conversas paralelas:

É comum às vezes queremos levar uma situação na brincadeira e até tagarelar um pouco no ambiente de trabalho, afinal, estamos num ambiente com várias pessoas e isso nos proporciona interação para nos socializarmos. Porém, deve-se tomar muito cuidado com conversas íntimas, sejam elas por brincadeira, fofocas ou romances. É preciso muito jogo de cintura para que a situação não saia fora dos eixos e por consequência disso manchar a sua imagem com a empresa.




– Evite encobertas e defesas desnecessárias:

Encobertas e algumas defesas desnecessárias são frequentes em empresas onde pessoas conhecidas trabalham juntas. Deve ser por isso que muitas empresas não aceitam amigos, maridos, esposas, filhos e parentes em geral trabalharem juntos. Elas não aceitam de forma alguma algum funcionário indicar outra pessoa conhecida para uma vaga aberta, para não correr o risco de ter problemas depois. Um funcionário quando encoberta o erro do outro, deixa muito a desejar. Não que o fato de apontar o erro ou julgar seja o ideal. Defender algo ou alguém em que você seja envolvido mais pessoalmente do que profissionalmente pode te trazer sérias responsabilidades e acabar envolvendo diretamente a empresa, já que você trabalha nela.

Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment