Dicas para responder algumas perguntas em entrevistas de emprego

  

Quando somos convocados para uma entrevista de emprego, começamos logo a formular o que precisamos falar na hora, e muitas vezes essas falas que achamos ideais são nada mais do que discursos prontos. Esses "diálogos ensaiados" geralmente não impressionam mais os recrutadores, pois todos eles já estão bem acostumados a ouvir as mesmas coisas em todas as entrevistas de emprego. Mas, o que fazer para fugir desses discursos prontos? Você pode tentar seguir as seguintes dicas:

– Se o recrutador pedir para falar mais sobre o que você acha de você mesmo: Primeiramente, antes do mais nada, você deve falar a verdade, somente a verdade, evite mentiras e omissões, pois uma hora ou outra o recrutador pode acabar descobrindo, seja através de um comportamento seu ou uma outra atitude que passar despercebida.

– Se o recrutador perguntar quais são seus maiores defeitos: Fale exclusivamente de você. Explique verdadeiramente quais são seus defeitos e que está disposto a melhorá-los para aprender com eles.

– Se pedirem para que você fale sobre seus pontos fortes (ou lado positivo): Aqui você pode falar por exemplo, as expectativas que você tem sobre você mesmo para o futuro, e não discursos que todos já falam, como "eu sou detalhista", "perfeccionista" ou "dou o melhor de mim", pois isso eles já estão cansados de ouvir. Fale sobre o que você gostaria de ser e como irá mostrar seus resultados dentro da empresa, independente da sua condição no momento, pois isso pode atrair o recrutador.




É muito importante também que você cite experiências do passado, pois isso pode te ajudar. Fale do que te ajudou a superar obstáculos, pressões de ex-chefes e momentos de dificuldades em sua carreira.

Algumas pessoas têm medo de expor situações do passado, mas, muitas vezes são elas que nos ajudam a superar diversos problemas do cotidiano, principalmente quando envolve trabalho. Enfim, nessa hora pode valer tudo, menos mentir e exagerar no discurso.

Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment