Dicas de como alcançar resultados efetivamente

  

Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, Dar resultado é o ato ou efeito de resultar; gerar consequência; efeito, fim, proventos e/ou lucros.

Dar resultado e atuar no mercado brasileiro não é uma tarefa fácil para nenhum profissional. Os profissionais que conseguem destaque nas empresas de hoje se destacam por conseguir ter uma excelente orientação para resultados, pois gerar resultado é tudo que a empresa espera de você.

O profissional precisa ser eficaz (produzir resultado ou efeito esperado pela Empresa), ser útil, seguro, infalível, ser capaz de realizar aquilo a que se destina o torna mais eficaz e o dá condições de gerar resultado. Mas somente ser eficaz não lhe dá subsídios para adquirir a competência em  foco de resultados, é preciso também ser eficiente (dar ou obter bons resultados), ser competente e produtivo, produzir bons resultados com um dispêndio mínimo de recursos. A partir da leitura acima, podemos falar de efetividade, que diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos com eficiência que indique  a competência para se produzir resultados com gasto mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua vez, remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.

Seguem algumas contribuições efetivas para o alcance desta competência:

– Planejar o trabalho e executar as atividades de forma eficiente e eficaz;

– Adquirir a competência de Gestão do tempo, levando em consideração que administrar o tempo é também estabelecer prioridades na execução de atividades para a entrega dos resultados com qualidade e dentro do prazo estabelecido;

– Monitorar e identificar as etapas do processo de cada atividade no intuito de realizar adequações para o melhor alcance de resultados;




– Evitar o retrabalho realizando o trabalho com qualidade afim de garantir entregas efetivas;

– Atuar de forma integrada e identificar as interfaces e os impactos das ações na Empresa;

– Lidar com desafios e situações inesperadas, garantindo e assegurando a continuidade do trabalho. 

Todo profissional que deseja ter sucesso, independente da área de atuação, deve manter o foco em seus objetivos, segue algumas dicas que o ajudará a buscar esta competência:

Buscar conhecimento em acordo de resultados, estrutura organizacional, mapa estratégico (missão, visão e valores), noções gerais de administração, normas e legislações da área de atuação e processo de trabalho.

Ter atitude de vencedor, capacidade de planejamento, pró-atividade, visão de dono do negócio, ser assertivo, comprometido, dedicado, empreendedor, perceptivo e predisposto a aceitar desafios e mudanças. 

Por Tamires Assis

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