Dicas de como ser eficiente e produtivo trabalhando em casa

  

Atualmente existem muitos trabalhadores que decidem começar a trabalhar em casa. Os motivos para isso podem ser dos mais diversos, desde a uma reorganização da empresa até a necessidade de ser freelance.

Mas a verdade é que poucos empregos permitem que o trabalho seja feito via home office. Para muitos essa modalidade de trabalho é considerada bastante atraente, visto que não há a necessidade de deslocamento até o trabalho e a flexibilidade de tempo é bem maior. Por outro lado ser eficiente em um ambiente doméstico pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Por isso elaboramos algumas dicas importantes para que você possa trabalhar em casa e conseguir ser eficiente e produtivo ao mesmo tempo.

– Tenha um escritório em sua casa:

Você deve ter um ambiente em sua casa para o uso profissional. Além disso, deve ter em mente que o fato de você estar em casa não o livra de obrigações profissionais. Quando começar seu dia faça tudo como se fosse trabalhar fora. Desloque-se ao ambiente que escolheu para trabalhar e comece a produzir.

– Elabore metas:

Em vez de trabalhar de acordo com as horas, elaborar metas pode ser bem mais produtivo. Assim como um profissional em uma empresa se pergunta sobre as metas alcançadas, você também deve ter em mente alcançar os objetivos previamente estipulados. Faça uma lista de metas que seja coerente. Atribua metas diárias e tente cumpri-las mesmo que seu dia seja mais longo do que você imaginava. Se acabar antes do tempo você pode decidir se deve acrescentar alguma outra atividade profissional ou se deve encerrar seu expediente.

– Estipule um horário para as refeições:

Quando um profissional trabalha em uma determinada empresa ele tem seu horário de almoço previamente programado. Isso também deve ser feito no ambiente home office. Coloque horários para lanches e refeições. Cumpra-os para que seu dia possa ser mais produtivo.




– Separe um tempo livre:

Não pense que por trabalhar em casa você deve estar toda hora conectado ao seu trabalho. Quando não estiver trabalhando, tranque o cômodo e esqueça de suas atividades profissionais. Um dos maiores problemas dos profissionais que trabalham em casa é não saberem separar as atividades domésticas e pessoais do seu trabalho.

– Faça pausas:

Uma vez que você já se acostumou com seu trabalho freelance e criou uma rotina, talvez seja a hora de incluir em seu dia uma pausa breve. Tire 10 ou 20 minutos para descansar e depois retornar ao seu trabalho. Distrair a mente nesse curto espaço de tempo pode ser bastante interessante para aumentar sua produtividade.

– Mantenha-se organizado:

Documentos e arquivos devem estar organizados em seu ambiente de trabalho. Caso contrário você pode perder muito tempo procurando por algo que poderia ser encontrado rapidamente. Não deixe que outros membros da casa interfiram em seu trabalho por modificarem de lugar certos arquivos de trabalho.

Por William Nascimento

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment