Empresas menos conhecidas têm dificuldades em encontrar profissionais capacitados

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A busca pelo emprego ideal é algo inerente ao ser humano, dificilmente você verá uma pessoa totalmente feliz com o seu trabalho atual. É normal que as pessoas busquem um emprego que lhes agrade mais, que se sintam bem e que consigam enxergar na empresa a sua segunda casa. 



Na maior parte das vezes, o foco das pessoas está em conseguir um pacote de benefícios que lhe seja atrativo e que a cultura da empresa se assemelhe à sua, isto não é errado nem muito menos base de críticas, no entanto há outros aspectos para serem ponderados. Muitos profissionais buscam emprego naquelas empresas mais conhecidas e famosas, contudo ao pensar dessa forma muitas boas oportunidades podem estar sendo deixadas de lado. Neste contexto, as organizações que não são muito conhecidas precisam buscar no mercado de empregos pessoas que estejam capacitadas e que possam entregar à organização o que ela necessita, assim, tanto as empresas quanto os trabalhadores perdem oportunidades importantes. 

Uma outra situação que normalmente é vista quando se tem pessoas desinteressadas por empresas menos famosas é a supervalorização que se dá às pessoas capacitadas e que aceitam trabalhar nessas organizações. O que acontece é que as empresas por terem dificuldades em contratar profissionais, oferecem salários e pacotes de benefícios muito atraentes, tudo para captar e reter esse funcionário.  

O uso de Mídias Sociais pelas empresas tem sido parte do plano para diminuir os problemas decorrentes dessa falta de fama. Muitas empresas adotam o ambiente virtual como meio de comunicação com o intuito de conseguir maior visibilidade no mercado e que os funcionários em potencial possam conhecer a organização. A premissa dos gestores parte de que conseguindo informar as práticas de gestão, a cultura e os valores da empresa, as pessoas poderão se sentir mais motivadas para se candidatar a uma das vagas de trabalho da empresa. 



Na atual "briga por talentos", as empresas tem apostado também na visitação de instituições de ensino com o objetivo de apresentar a empresa e mostrar o trabalho realizado.  

Visto este cenário, em que as empresas menos reconhecidas no mercado estão tendo dificuldades em contratar mão-de-obra especializada, é fundamental que o jovem perceba que escolher o local de trabalho pela marca, nem sempre trará benefícios. É importante considerar qual a cultura organizacional, os objetivos da empresa e, sobretudo, os valores.  

Por Melina Menezes



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