Criar o Currículo para Primeiro Emprego – O Que Colocar





Confira aqui algumas dicas do que colocar em seu currículo para o primeiro emprego.

Uma das principais dúvidas de quem nunca exerceu alguma atividade remunerada fica por conta do que colocar no currículo para que este cause uma boa impressão nos recrutadores. Os jovens que nunca tiveram uma experiência nesse campo, ficam pensando nas várias possibilidades de inclusão no resumo profissional, ficando passíveis de cometer gafes na hora de montar um documento atraente.

Mesmo que o indivíduo não tenha tido contato com um trabalho formal anteriormente, ele precisa saber que deverá buscar uma forma de se destacar em meio aos muitos candidatos que estarão disputando por uma primeira chance no mercado laboral.


Quando as pessoas responsáveis por recrutar novos trabalhadores para uma empresa verificam a idade do candidato no currículo, eles já entendem que por se tratar de um jovem, não há como solicitar experiência de trabalho, muitas organizações acreditam que esta falta de vivência no que se refere ao trabalho pode ser um diferencial, já que o jovem chega sem "vícios".

Já que a experiência no cargo não existe, você terá de dar ênfase a algum trabalho voluntário realizado, cursos interessantes que tenha finalizado ou que estejam em andamento, idioma estrangeiro e em que nível consegue entendê-lo, além de sua experiência profissional informal (ainda que estas sejam bicos).

Na hora de desenvolver o seu currículo, lembre-se que todos os cursos que tiver feito dentro da área que pertence ao cargo são muito bem-vindos, contudo, não coloque as notas, elas não são necessárias para os recrutadores.


Outro diferencial é indicar se você possui um curso específico na área pretendida. Será considerado um diferencial se o candidato colocar no seu resumo a sua participação numa empresa júnior da Universidade, tenha participado de um projeto de iniciação científica ou trabalho de conclusão de curso.

No que se refere as gafes cometidas por muitos, é normal que as pessoas coloquem que tem aptidões ou experiências que realmente não possuem. Caso o candidato coloque alguma característica ou qualquer outra informação de forma errônea, é considerada que a pessoa não está sendo honesta.

Quando for optar por um modelo de currículo, opte pelo modelo tradicional, não tente inovar colocando desenhos, gravuras ou usando papeis com cores diferentes.

Por de Melina Menezes.

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment