Vantagens e desvantagens da entrevista pela internet





Maior benefício da entrevista online é a flexibilidade de data e horário, porém, não reduz o nervosismo.

Para atender à demanda por profissionais nas diversas áreas de trabalho, algumas instituições têm optado por disponibilizar e realizar a entrevista de emprego via Internet. Utilizar a rede mundial de computadores é uma forma de otimizar o processo e economizar custos, contudo essa nova forma de realizar o processo seletivo gera alguns aspectos positivos, mas também negativos.

Em contato com o site G1, da rede Globo, a estudante de 25 anos, Amanda Carraretto, informa que apesar de melhorar os quesitos de flexibilidade de horário e economia, a entrevista pela internet não reduz o nervosismo.


A estudante, formada em Turismo, procura uma oportunidade de emprego há um ano e, após realizar uma entrevista de emprego pela internet, informou que apesar da facilidade, o nervosismo foi o mesmo. Ela diz ainda que a sensação foi como se o entrevistador estivesse ao lado dela.

O levantamento nacional sobre processo seletivo e os profissionais que fizeram parte, aponta que por volta de 90% dos candidatos se sentiram bem com o processo seletivo realizado online, 41% indicam que o maior benefício da entrevista online é a flexibilidade de data e horário, 9% dos entrevistados afirmam que a economia de dinheiro é a maior vantagem.

A pesquisa mostra também que em um comparativo entre o método tradicional de entrevista e o online, 33,9% dos entrevistados indicam que a flexibilidade de horário seria o fator mais positivo da entrevista online em relação à tradicional, já 29,2% destaca como maior ponto positivo a redução do tempo de duração do processo seletivo online como maior vantagem.


Julio Pugliesi, consultor de recursos humanos, informou ao site G1 que a entrevista presencial é indispensável para a verificação de características do candidato como o conhecimento técnico, a postura profissional e o comportamento. Características estas que não são tão bem detectadas através de uma entrevista online.

Pugliesi afirma ainda que a entrevista online é mais útil no caso de um primeiro contato, um primeiro passo para dar início ao processo seletivo. Em uma segunda etapa deve haver um recrutamento daqueles que atenderam às exigências e necessidades do empregador.

Ele orienta também que os candidatos que forem submetidos ao método de entrevista online devem seguir o mesmo padrão na entrevista estilo presencial. O candidato deve cuidar da aparência e do local.

Por André César

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment