Importância de saber se comunicar no trabalho



Saber se comunicar no trabalho é imprescindível para uma boa relação entre a equipe e para obter resultados positivos para a empresa.

Saber se comunicar bem não é importante apenas no que diz respeito à vida pessoal. Muito mais do que se pensa, saber se comunicar no ambiente de trabalho tem se tornado a cada dia algo mais fundamental ainda.

Uma observação interessante que deve ser feita é que aqueles profissionais que querem subir na carreira precisam ter mais atenção ainda com isso. O motivo é bem simples: quando o nível hierárquico sobe o que ocorre geralmente é que o profissional que ocupar o cargo irá precisar cada vez menos de conhecimentos técnicos e mais de comunicação.



Veja bem, alguém em um cargo estratégico em uma empresa inevitavelmente terá que participar da apresentação de projetos, negociações e reuniões dentre tantas outras situações. A última coisa que esse profissional vai querer é que existam falhas de comunicação.

Abaixo listamos alguns pontos importantes para quem deseja ter uma boa comunicação no ambiente de trabalho. Confira:

– Veja com os olhos do outro:



Um dos maiores problemas entre profissionais reside principalmente no fato de que um dificilmente tenta ver sob o ponto de vista do colega. No lugar de observar e tentar entender o porquê do colega querer daquele jeito a pessoa fica como uma muralha e não “mexe” de maneira alguma em seu ponto de vista. Em muitos casos nem é preciso abrir mão de muita coisa. Imagine um projeto. Muitas vezes a visão do outro pode trazer ainda mais valor do que se feito apenas sob um prisma.

– Cuidado com as palavras:

É tão óbvio isso. Entretanto, vale fazer uma observação: em qualquer empresa alguém sempre conhece um sujeito que subiu de cargo e mudou sua forma de agir. É bom lembrar que antes de sermos profissionais, somos humanos. De fato um cargo mais importante requer do profissional mais atenção e muitas vezes, pode até estressá-lo mais ainda do que a antiga função. Mesmo assim, a pessoa que ocupa esse cargo geralmente o procurou, trabalhou para conquistá-lo. Por isso, manter um bom relacionamento com todos através de uma boa comunicação é imprescindível para se manter no posto com sucesso.

– Prepare-se:

Às vezes existe um determinado projeto, por exemplo, e o profissional precisa apresentá-lo para um grupo de pessoas. O resultado geralmente é horrível se a pessoa não tem experiência. Por isso o fator “preparação” é de extrema importância. Busque conhecer bem o assunto ou como tornar a reunião mais agradável, por exemplo.

Existem diversos outros pontos a serem considerados. Entretanto, é importante destacar que “cada um é cada um”. O que serve para um profissional pode não servir para o seu colega. Daí ser fundamental conhecer o próprio perfil profissional a fundo.

Por Denisson Soares

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment