Como se comunicar com confiança no trabalho?

Como se expressar melhor no trabalho? Veja algumas dicas de como se comunicar com confiança em qualquer lugar

Você já disse algo a um colega de trabalho e gostaria de ter se expressado melhor? A boa comunicação acontece quando a nossa mensagem é recebida como pretendemos. Às vezes, o que comunicamos é mal interpretado porque todos temos estilos de comunicação diferentes.

A comunicação é uma das habilidades mais importantes em qualquer currículo, emprego ou carreira. É aplicável a todos os empregos, em todos os setores, e é uma das habilidades mais importantes que precisamos dominar.

Muitas pessoas pensam na confiança como um sentimento. Mas na realidade é um conjunto de comportamentos que você pode mudar e melhorar com o tempo. Ao agir com confiança, principalmente no início de sua carreira, você pode influenciar a forma como os outros o percebem e mudar como você se sente em relação a si mesmo.

A forma como você interage é importante. Na verdade, como você age quando se comunica pode importar tanto quanto e às vezes mais do que as palavras que você diz.

Sua linguagem e estilo corporal não só afetam se você consegue o que quer, mas também a maneira como você se sente em relação a si mesmo. Curiosamente, você não precisa estar confiante para agir com confiança. No caso da comunicação, as ações muitas vezes precedem os sentimentos.

Veja abaixo algumas dicas de como se comunicar com confiança

Tom de voz estável e linguagem corporal

Você pode precisar praticar, mas falar em voz clara sem sussurros ou gaguez transmite autoconfiança.

Nada de olhar para o chão ou para a janela. O contato visual confiante não é um olhar persistente, mas é um encontro dos olhos enquanto você fala e faz seu ponto de vista.

Mesmo que você tenha as palavras certas para parecer autoconfiante, sua linguagem corporal e tom de voz o denunciarão. Mesmo que muitos possam passar o dia inteiro em seu escritório em casa, a linguagem corporal ainda importa. A maneira mais fácil de elevar a linguagem corporal é sorrir. Quando as pessoas veem um sorriso, isso as deixa à vontade e sorrir muda sua inflexão quando você fala. Não relaxe durante as reuniões do Zoom, pois a má postura comunica indiferença e incompetência. Cruzar os braços implica que você está menos engajado. Torne-se mais consciente de como suas dicas visuais afetam a maneira como os outros o veem.

Saber ouvir

Ouvir os outros é uma forma de expandir sua visão do mundo, superando as diferenças entre você e outra pessoa e demonstrando que sua crença em si mesmo é forte o suficiente para aceitar outros pontos de vista.

Sem ataques ou ameaças

A autoconfiança não é agressiva. Uma pessoa segura de si pode ouvir o que alguém está dizendo, responder a ele e manter seu próprio ponto de vista ou fazer concessões para resolver os problemas reais que são apresentados.

Se você já ouviu 1.000 vezes, prepare-se para ouvir 1.001: trate os outros como você gostaria de ser tratado. Ao redigir e-mails ou mensagens virtuais, certifique-se de que sua linguagem não seja interpretada como rude. Embora todos tenhamos opiniões subjetivas sobre grosseria, ir além para parecer caloroso e compreensivo pode fazer uma enorme diferença na forma como sua mensagem é recebida. Ao invés de iniciar uma conversa dando uma ordem, cumprimente a outra pessoa e pergunte sobre o dia dela antes de dar as instruções que você tem.

Mostre respeito

A comunicação respeitosa também significa que você não deve tirar conclusões negativas quando um colega de trabalho se comunica mal. Se um colega de trabalho ignorar seu e-mail ou se uma resposta parecer concisa, não leve para o lado pessoal. Perceba que pode haver fatores externos influenciando seu colega, em vez de rotular o comportamento como antagônico.

Dê adeus ao medo

Às vezes nos censuramos porque não nos sentimos confiantes em nossas ideias. Mesmo que alguém peça nossa opinião, diremos a eles o que eles querem ouvir em vez de nossos pensamentos autênticos. Isso muitas vezes impede que grandes ideias vejam a luz do dia. Lembre-se de que sua opinião é importante e fale durante as reuniões. Isso não significa que você deve abandonar completamente seu filtro, mas certifique-se de falar e compartilhar suas ideias com seus colegas de trabalho.

Tente conectar-se com seu sentimento interior de bem-estar e suas convicções interiores quando falar com os outros e se afirmar.

Procure soluções vantajosas para ambas as partes

Aborde uma situação com a atitude de que é possível que ambas as perspectivas sejam válidas e que duas ou mais pessoas possam ganhar com uma interação.

Mantenha o bom humor

Quando algo é vital para nós, às vezes é difícil discuti-lo de uma maneira leve. Mas o humor pode aliviar a tensão e mostrar que você está confortável consigo mesmo.

Tenha em mente que adaptar sua comunicação não é o mesmo que mudá-la. Você pode permanecer fiel a si mesmo enquanto ajusta aspectos específicos para trabalhar de forma mais harmoniosa com os outros.

Expresse gratidão

Confiança é muito diferente de arrogância. Alguém que tem confiança é capaz de expressar gratidão a outra pessoa.

A comunicação confiante não é apenas para pessoas barulhentas, extrovertidas e naturalmente confiantes. Se você é uma pessoa insegura, introvertida ou fica tímida/nervosa facilmente, ainda pode se comunicar com confiança.

Nunca é tarde demais para fortalecer suas habilidades de comunicação. Incorpore essas dicas no trabalho para mostrar seu profissionalismo e inteligência emocional.

Compartilhe

Posts Recentes

Programa de Estágio Nestlè 2024 tem robusto pacote de benefícios

O Programa de Estágio Nestlé 2024 surge como uma oportunidade brilhante para estudantes que desejam… Leia Mais

Programa de Trainee GPA 2024 é relançado com várias oportunidades

O Grupo Pão de Açúcar reativa seu programa de trainee após uma década, promovendo a… Leia Mais

30 vagas de emprego em Fortaleza na Brisanet

A Brisanet anuncia 30 vagas de emprego em Fortaleza e Região Metropolitana, buscando talentos em… Leia Mais

Como não cair no Golpe do Falso Emprego

Em busca do trabalho dos sonhos ou de uma oportunidade para complementar a renda, milhares… Leia Mais

Vagas de Estágio no Ministério Público (MPES) têm Bolsas Atrativas

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) acaba de abrir as portas para uma oportunidade… Leia Mais

Bayer Lança Programa de Estágio 2024 com bolsa de até R$ 2.800

A Bayer, multinacional líder nos setores agrícola, farmacêutico e de bens de consumo, anuncia a… Leia Mais