Saber se comunicar no trabalho é imprescindível para uma boa relação entre a equipe e para obter resultados positivos para a empresa.

Saber se comunicar bem não é importante apenas no que diz respeito à vida pessoal. Muito mais do que se pensa, saber se comunicar no ambiente de trabalho tem se tornado a cada dia algo mais fundamental ainda.

Uma observação interessante que deve ser feita é que aqueles profissionais que querem subir na carreira precisam ter mais atenção ainda com isso. O motivo é bem simples: quando o nível hierárquico sobe o que ocorre geralmente é que o profissional que ocupar o cargo irá precisar cada vez menos de conhecimentos técnicos e mais de comunicação.

Veja bem, alguém em um cargo estratégico em uma empresa inevitavelmente terá que participar da apresentação de projetos, negociações e reuniões dentre tantas outras situações. A última coisa que esse profissional vai querer é que existam falhas de comunicação.

Abaixo listamos alguns pontos importantes para quem deseja ter uma boa comunicação no ambiente de trabalho. Confira:

– Veja com os olhos do outro:

Um dos maiores problemas entre profissionais reside principalmente no fato de que um dificilmente tenta ver sob o ponto de vista do colega. No lugar de observar e tentar entender o porquê do colega querer daquele jeito a pessoa fica como uma muralha e não “mexe” de maneira alguma em seu ponto de vista. Em muitos casos nem é preciso abrir mão de muita coisa. Imagine um projeto. Muitas vezes a visão do outro pode trazer ainda mais valor do que se feito apenas sob um prisma.

– Cuidado com as palavras:

É tão óbvio isso. Entretanto, vale fazer uma observação: em qualquer empresa alguém sempre conhece um sujeito que subiu de cargo e mudou sua forma de agir. É bom lembrar que antes de sermos profissionais, somos humanos. De fato um cargo mais importante requer do profissional mais atenção e muitas vezes, pode até estressá-lo mais ainda do que a antiga função. Mesmo assim, a pessoa que ocupa esse cargo geralmente o procurou, trabalhou para conquistá-lo. Por isso, manter um bom relacionamento com todos através de uma boa comunicação é imprescindível para se manter no posto com sucesso.

– Prepare-se:

Às vezes existe um determinado projeto, por exemplo, e o profissional precisa apresentá-lo para um grupo de pessoas. O resultado geralmente é horrível se a pessoa não tem experiência. Por isso o fator “preparação” é de extrema importância. Busque conhecer bem o assunto ou como tornar a reunião mais agradável, por exemplo.

Existem diversos outros pontos a serem considerados. Entretanto, é importante destacar que “cada um é cada um”. O que serve para um profissional pode não servir para o seu colega. Daí ser fundamental conhecer o próprio perfil profissional a fundo.

Por Denisson Soares


O Portal Goal.com, um dos maiores sites especializados em futebol no mundo, está contratando novos estagiários do curso de Comunicação Social (Jornalismo).

Os selecionados irão auxiliar na produção de notícias sobre o futebol brasileiro. As vagas são para trabalhar em casa, via internet, de qualquer cidade do país.

A carga horária de trabalho é de 4 horas por dia, com remuneração mensal no valor de R$ 610.

Para participar da seleção é necessário que o candidato tenha disponibilidade para trabalhar no turno da manhã. Além disso, os interessados devem possuir inglês intermediário e ter conhecimentos sobre o futebol brasileiro e europeu. Boa escrita é fundamental para a vaga. É desejável ainda ter boas noções de espanhol e possuir facilidade com as mídias sociais. 

A empresa conta com mais de 400 funcionários espalhados por 50 países. O site produz diariamente mais de 1.500 notícias em 15 línguas diferentes.

Para se candidatar às vagas, os interessados devem enviar o currículo para o e-mail [email protected] com (colocar no assunto da mensagem a palavra "ESTÁGIO").

Por Júlio Abreu


A Trama Comunicação abriu quatro vagas para profissionais com experiência em comunicação digital. É necessário que o candidato seja formado em Jornalismo, Publicidade ou Relações Públicas.

Requisitos:

  • É necessário ter inglês fluente (oral e escrito);
  • Curso Superior completo em Jornalismo, Publicidade ou Relações Públicas;
  • Criatividade e motivação no ambiente de trabalho;
  • Domínio do Manual de Redação de Jornalismo;
  • Interesse por Internet e Mídias Digitais;
  • Desejável experiência com ferramentas de edição de vídeo.

Responsabilidades:

  • Sugestões de pautas e produção de conteúdo online;
  • Criação de estratégias de divulgação de projetos e relacionamento com o público;
  • Criação de campanhas de comunicação.

O salário oferecido aos aprovados não foi divulgado pela empresa. Os selecionados irão trabalhar em São Paulo (SP).

Os candidatos devem enviar o currículo atualizado para [email protected] (colocar o nome da vaga no campo assunto do e-mail).

A Trama Comunicação atua no mercado há 16 anos e conta com mais de 40 clientes em seu portfólio. A equipe é formada por profissionais das áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Marketing, Design e Publicidade. O objetivo da empresa é diagnosticar e implementar ferramentas de comunicação adequadas à necessidade de cada cliente, transformando informação em diferencial competitivo.

Por Marianna Wachelke


Para pessoas que desejam aprimorar sua qualificação profissional, mas que não dispõe de muito tempo em enfrentar o trânsito das grandes cidades para assistir aulas presenciais, pode optar por cursos de Educação a Distância (EAD).

Profissionais que atuam na área de comunicação têm uma boa opção de um curso de aprimoramento profissional oferecido pelo Grupo Uninter : o Curso de Extensão sobre Comunicação Empresarial.

O curso abordará os conceitos da comunicação empresarial, seus desafios e tendências, como elaborar um sistema de comunicação nas empresas, seus tipos de comunicação, ética, responsabilidade social e eficácia da comunicação empresarial.

Oferecido na modalidade de Educação a Distância, o curso tem a duração de 40 horas de aulas, que serão realizadas nas segundas-feiras dos dias 16 de maio a 27 de junho, no horário das 20h00 às 20h50. No final do curso os participantes receberão um certificado de conclusão do curso.

O investimento é de R$ 25,00 para alunos da Uninter e R$ 50,00 para alunos da comunidade externa.

Os interessados devem se inscrever no site: www.grupouninter.com.br.

Por Selma Isis


A T-Systems do Brasil, multinacional especializada na prestação de serviços de comunicação e tecnologia da informação (TI), está com inscrições abertas para a contratação de 62 estagiários para as cidades de São Bernardo do Campo e São Paulo.

Podem se inscrever graduandos do 1º, 2º ou 3º ano dos cursos superiores de Sistemas da Informação, Engenharia, Ciências da Computação e Administração. Os candidatos que possuírem proficiência em alemão terão preferência na escolha final do processo seletivo.

Os valores das bolsas-auxílio e dos benefícios não foram divulgados pela empresa. Os participantes aprovados irão atuar diretamente nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação, Integração de Sistemas e Administrativo.

Acesse o link “Trabalhe Conosco” do site institucional da empresa e trace seu plano de carreira na companhia!


Todos os dias empresas no mundo todo buscam formas de motivar seus funcionários de forma criativa e eficaz. Muitos dos programas de motivação exigem investimentos que nem sempre podem ser adquiridos. A aplicabilidade de métodos mais simples e com baixo custo são a melhor opção.

O processo da motivação é mais amplo do que se imagina. Algumas medidas sem custo algum podem ser tomadas pelos funcionários e gestores da empresa para um bom desenvolvimento do trabalho.

Entre elas podemos destacar a boa comunicação entre os funcionários, a divisão com a equipe dos resultados obtidos, reconhecer o desempenho de cada um, demonstrar atenção e consideração com os funcionários, incentivar o dialogo para solucionar duvidas e celebrar as pequenas e grandes conquistas.

Acessibilidade dos gestores e proprietários também é muito importante e altamente influenciável no processo que gera a motivação.

Pequenas mudanças podem gerar grandes resultados.

Por Milena Evelyn


No ambiente de trabalho a comunicação é essencial. Para tanto, observe algumas dicas:

– Ouvir o que esperamos ouvir. Nem sempre o que nos falam é uma crítica, apenas uma constatação que não foi observada. Anotar o que não agrada e refletir posteriormente será um processo demorado, mas valoroso, para tornar-se um ouvinte mais predisposto a flexibilidade.

– Utilizar palavras de vários significados, com diferentes sentidos para diferentes pessoas.

– Utilizar vocabulário específico.

– Interferência da comunicação não verbal. Dispor de predefinições quanto às pessoas somente perante suas ações, sem estabelecer um diálogo dificultará seus relacionamentos.

– Interferência das emoções. Os acontecimentos diários vivenciados interferem no modo de como tratamos as pessoas, mesmos aquelas que não estão envolvidas no ocorrido.

– Percepções influenciadas pelo grupo. Cada indivíduo é único e, assim, possui sua própria percepção de mundo, das pessoas, de valores éticos e morais.

Por Patricia Gujev


O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) no Estado do Mato Grosso está com inscrições abertas para a contratação de 1 estagiário graduando do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. O regime de trabalho será de 6 horas diárias na Reitoria do IFMT no período matutino. O valor da bolsa-auxílio é de R$ 652,00 com vale-transporte incluso.

Para se inscrever, é necessário que os candidatos estejam munidos de currículo, documentos pessoais e ficha de inscrição preenchida a ser emitida através do site da IFMT. A seleção será realizada no dia 19 de agosto de 2010 seguida de entrevista agendada.

Se você tem essa formação exigida, participe e acumule horas de estágio no seu currículo.

Por Camila Porto de Camargo

Fonte: Planeta Universitário


“Navegar é preciso, viver não é preciso.”

A navegação na rede nos oferece vários recursos… o audiovisual, a transmissão de dados, as comunidades, os perfis. E, se precisamos adequar nossa linguagem ao contexto em que estamos, assim também deve ser no ambiente virtual. O sucesso da comunicação não é simplesmente escrever/falar certo, mas ser compreendido.

Por isso, antes de nos comunicarmos, é importante considerar: 1. qual canal estamos usando (carta, e-mail, chats de bate-papo), 2. em que situação (conversa, entrevista de emprego), 3. com quem (colega, chefe, familiar) e 4. o que queremos comunicar.

Então, se o e-mail – ou os recadinhos do Orkut e do MSN – for para amigos, legal encher de abs, bjs, rs, xau, add. Se for pro chefe, por mais legal ou amigo que ele possa ser, o “atenciosamente” ou “grato” deixarão claro que você respeita o ambiente de trabalho e seus colegas.


As empresas Central Business Comunicação e Pcom – Marketing Estratégico oferecem oportunidades de trabalho para Assistente de Mídia.

Para concorrer à vaga oferecida pela Central Business, localizada em São Paulo, o candidato deve ter conhecimentos no sistema SICAP. O salário não foi divulgado, mas oferece-se plano de saúde e vale-refeição. Interessados devem enviar currículo para o e-mail [email protected], até o dia 9 de março.

A oportunidade oferecida pela Pcom, localizada em Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul), pede que o candidato seja pró-ativo, responsável, pontual e dinâmico. A vaga é direcionada para estudantes de Comunicação Social. Para se candidatar, basta enviar currículo para o e-mail [email protected], aos cuidados de Cassio, até o dia 12 de março.

Por Gabriel Perline


Para quem é graduado no curso de Comunicação Social, mora no estado do Rio de Janeiro e quer fazer Curso de Pós Graduação, preste atenção nessa dica: A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) está com inscrições abertas para Pòs Gradução no segmento de Mercado e Opinião, voltada para os profissonais graduados em Comuniação Social.

O prazo para inscrição do curso da Pós Graduação é até 1º de março de 2010. A duração do curso é de 375 horas e o investimento é de R5760,00.

Para obter mais informações entre no site www.fcs.uerj.br. O curso é muito atual e, apesar do investimento ser um pouco alto, talvez para quem trabalha em comunicação, vale a pena investir.

Por Salete Dias


Que a boa comunicação é essencial para ascensão profissional, todos nós estamos fartos de ouvir falar. Mas a questão que envolve a todos os profissionais é o quanto estão dispostos a melhorar sua habilidade de comunicação e a evitar os maneirismos da linguagem.

Como não há leis dentro da empresa que punem quem adultera a língua, o interesse em aprimorar o mínimo necessário para falar bem, acaba por ser individual.

Algumas expressões absurdas são cultivadas e repetidas dezenas de vezes. Alguns exemplos gritantes são bem conhecidos, mas não são evitados como “a nível de”, “vou estar ligando”, “inclusive” que nada inclui “ inclusive comentei o fato”. O consultor de carreira MaxGehringer chama a falta de proficiência gramatical de “síndrome do jogador de futebol”.

Decorar frases prontas também tira a originalidade da expressão. Uma boa dica para quem precisa melhorar a comunicação e escrita é ter por hábito a leitura. Um dicionário torna-se bom aliado.

Fonte: Revista Época on line

Estão abertas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) as inscrições para o processo seletivo para o Mestrado em Comunicação. Os interessados têm até o próximo dia 20 de novembro para efetuar as suas inscrições.

O programa oferece doze vagas, divididas em duas linhas de pesquisa: “Culturas Midiáticas Audiovisuais” e “Mídia e Cotidiano”.

Antes da prova escrita, os candidatos inscritos devem ter o projeto de pesquisa para a dissertação aprovado. O resultado da homologação dos projetos será divulgado no dia 26 de novembro. A prova escrita ocorrerá no dia 1º e dezembro.

Clique aqui e confira o edital para a seleção do mestrado.

Leia mais: www.cchla.ufpb.br/ppgc.

Por: Alexandre de Souza Acioli

“Todo dia um senhor, antes de trabalhar abraçava uma árvore grande que ficava em frente a sua casa. Abraçava antes de ir ao trabalho, e tornava a abraçá-la quando chegava, antes de entrar em casa.

Isso acontecia todo dia da semana, até que um dia o vizinho pergunta: Qual o motivo destes abraços?

–        No abraço antes de ir ao trabalho, eu deixo os problemas de casa e pego os do trabalho. Quando eu volto pra casa, abraço para deixar os problemas do trabalho e pego de volta os problemas caseiros!”

Isso seria perfeito, porém sabemos que é impossível separar os problemas de casa e do trabalho, então uma transparência com  seus superiores é fundamental para que saiba que indo ao trabalho também terá um apoio e atenção.

Por José Alberi Fortes Junior


Estar aberto ao dialogo e a sugestões é fundamental para que a comunicação seja eficiente e objetiva. Clareza e simplicidade na linguagem fazem com que duplos sentidos não aconteçam evitando assim erros e desentendimento.

A comunicação entre chefia e subordinado causa uma eficácia e uma empatia maior, estando aberto a criticas e sugestões, o funcionário sente-se prestigiado e livre para fazê-las, isso tem um poder de motivação incomparável, pois quem pode expressar suas idéias tem a empolgação suficiente e a liberdade para também poder executá-las mostrando assim seu diferencial.

Sendo assim, estar acessível a sugestões e críticas motiva ainda mais os funcionários a participar dos procedimentos e melhorias do ambiente de trabalho.


A Mahy Comunicação, agência de publicidade da zona sul de São Paulo, oferece uma vaga de emprego pata o cargo de Diretor de Arte Jr.

Requisitos: O candidato deve dominar o pacote Adobe (Illustrator, Photoshop e InDesign) e é desejável saber Flash e html.

Benefícios: O salário oferecido é R$ 1400, mais R$ 300 para auxílio em alimentação e transporte.

Interessados devem mandar currículo com portfólio até o dia 5 para o e-mail [email protected], com o subject DIRETOR DE ARTE JR.






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