Atestado Médico – Regras e Direito do Trabalhador

  

Confira aqui as regras para validação do Atestado Médico e os Direitos do Trabalhador.

Ao ficar doente, muitos trabalhadores ficam na dúvida sobre os seus direitos. Uma das principais questões que os trabalhadores possuem dúvida é com relação ao Atestado Médico. Para aqueles que não sabem, o Atestado Médico nada mais é do que um documento fornecido pelo médico que comprova que o trabalhador estava doente e impossibilitado de trabalhar. O documento serve para justificar a falta no trabalho e através dele o trabalhador não tem descontado de seu salário o valor do dia não trabalhado.

É importante salientar que para o Atestado Médico ser aceito pelas empresas, ele precisa seguir uma série de questões. O principal fator que pode fazer com que o Atestado Médico seja recusado é quando é reconhecido que houve falsidade ou favorecimento na emissão do documento. Além disso, se uma junta médica comprovar a falsidade do atestado ou então que o funcionário está apto para trabalhar, o atestado também pode ser invalidado.

A ordem preferencial do Atestado Médico é a seguinte:

  1. Médico da Empresa ou então de uma Empresa Conveniada.
  2. Médico do INSS ou SUS.
  3. Médico do Sesc ou Sesi.
  4. Médico a Serviço da Repartição Federal, Estadual ou Municipal.
  5. Médico do Serviço Sindical.
  6. Médico Particular.

Vale lembrar que apesar da ordem de preferência, a empresa deve aceitar o Atestado Médico de qualquer um destes médicos, só recusando mesmo quando ocorreu um dos fatos apresentados acima.

É importante lembrar o trabalhador que caso ele esteja acompanhando um familiar ou conhecido doente, o Atestado Médico da pessoa não irá abonar a sua falta no trabalho. Apesar disso, quando os atestados são de filhos ou pais a Justiça na maioria das vezes entende que existe o direito do trabalhador acompanhar este familiar e por isso o atestado deve ser aceito. Vale lembrar que nessa questão a lei é omissa, mas existem casos onde o Tribunal Superior do Trabalho ficou a favor do trabalhador por levar em consideração o bem estar do menor ou idoso, além da responsabilidade social da empresa.




Caso o trabalhador tenha de ficar mais de 15 dias afastado do trabalho, ele precisa ser encaminhado para o INSS para fazer uma perícia. Isso também acontece se o trabalhador tiver apresentado vários Atestados Médicos em um curto período de tempo, a empresa pode somar todos os dias afastado e se eles ultrapassarem os 15 dias o trabalhador também poderá ter de fazer uma perícia no INSS.

Outro fato importante de se frisar é com relação às informações que devem estar presentes no Atestado Médico. O documento deve ser em papel timbrado e precisa constar o nome do trabalhador, a data e hora do atendimento, a necessidade da ausência ao trabalho e também o período de afastamento necessário. Além disso, é preciso ter o nome legível do médico, o número do CRM do profissional e sua assinatura. É comum as empresas também solicitarem o código da Classificação Internacional de Doenças (CID), porém, esta informação não é obrigatória. Vale lembrar que o CID é sigiloso e muitas vezes pode constranger o paciente ao informar sobre alguma determinada doença, a única pessoa que tem o direito de saber o número do CID é o médico da companhia, que pode solicitar o número diretamente com o médico que fez o atendimento.

Caso a empresa desconfie que o Atestado Médico é falso, ela pode entrar em contato com o médico para confirmar as informações. É importante lembrar que caso a empresa descubra que o atestado realmente é falso, ela pode demitir o funcionário por justa causa

Vale lembrar que não é apenas por ficar doente que o trabalhador é dispensado do trabalho. A lei também obriga a empresa a aceitar o atestado de até 3 dias consecutivos em decorrência do casamento do funcionário, também precisa aceitar o atestado de um dia no caso de nascimento do filho do funcionário, além do atestado de 1 dia a cada 12 meses para doação de sangue.

Por fim, se a empresa não aceitar o Atestado Médico, o trabalhador deve recorrer por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, através do Sindicato da Categoria ou através de uma ação trabalhista na Justiça.

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



294 Comentários - Escrever um Comentário

  1. Boa noite gostaria de tirar a seguite duvida eu trabalho no horario 12×36
    E fui ao medico as 22:45 e sai as 05:20 do outro dia poxemplo entrei dia 23 e sai dia 24 a medica me atestou 1 dia e colocou no atestado as horas seguites 22:45as05:20 e carimbou dia 24 ai a empresa nao quis abonar o dia e me derao suspencao mandado eu para casa
    Esse atestado vale ou nao fui reclamar no rh e agora o atestado esta em anase vcs podem tirar minha duvida por favor obrigado

  2. Boa noite
    Eu trabalho 12×36 fui ao medico no dia 23 as 22;45 e sai as 05:20 do dia 24 o meu horario de tranbalho e das 18 as 06:00 a medica caribou o atestado dia 24 a empresa alegou que o atestado nao abonava pois o dia da escala era dia 23 e nao dia 24 so que eu trabalho meio periodo 6 horas de um dia e 6 horas de outro dia
    Este atestado tem valifade ou nao?

  3. Cássia Aparecida Felix · Editar

    Boa tarde trabalho no escritório de advocacia e sofri um acidente de trabalho fui ao médio, e ele me atestou com 8 dias! Não melhorei e outro médico que me atendeu me deu mais 6 dias. Tive retorno com meu médico ontem mais ele não me liberou, para meu trabalho me deu mais 15 dias; levei meu atestado na empresa e eles nem me encaminho para o inss o que devo fazer! Sendo que meu médico disse que daria inss.

  4. vanderlei de congonhas m.g · Editar

    boa noite trabalho em uma das maiores transportadoras do brasil como motorista fiquei doente e apresentei um atestado de 10 dias retornei ao trabalho a doença voltou novamente fui ao médico ele me afastou por mais 14 dias me passando a fazer 20sessoes de fisioterapia para depois me fazer uma cirurgia no joelho por causa de uma lesao no menisco quando fui retornar no vijesimo quinto dia o médico da empresa me disse que eu nao poderia retornar ao trabalho porque passei dos 15 dias ao qual a empresa tem por direito me pagar e que o restante dos dias quem irá me pagar éo inss e que eu nao posso retornar sem antes passar por uma pericia no inss mas aí me ficou uma dúvida o inss está em greve e aí a empresa tem que continuar me pagando? enquanto o inss estiver em greve? por favor me respondam

  5. juliana silva calixto · Editar

    Estou com uma duvida tive que me ausentar do serviço por 30 disasso que meu medico me deu esse atestado e me disse que a lei avia mudado e que eu teria que entrar pelo inss apos isso no caso se eu tivesse que ficar 31 dias mais não houve essa necessidade so que ao voltar ao trabalho fui informada pela empresa que a lei mudou durante meu atestado oque devo fazer pois não me afastei pelo inss

  6. frederson souza livio · Editar

    Trabalho para o estado do rio de janeiro numa escala de 24h por 96h sendo q passei mal no trabalho e fui a uma Upa e eles me deram o atestado do dia somente mas de acordo com o departamento pessoal da unidade onde trabalho sa necessarios 5 dias par q possam ser cobertos alem do dia trabalhado os 4 dias de folga, eu fiquei sem entender e nao seu se isso procede. Gostaria de ter um esclarecimento sobre isso. Estou lotado na secretaria de educaçao e meu sindicato é o sinddegase. Desde ja agradeço quais quer informaçoes porteriores.

  7. Boa noite apresentei o meu atestado de 10 dias no mesmo dia q fui ao medico 13/07/15 gostaria de confirmar se o meu retorno sera realmente no dia 23/07/15
    grata.

  8. Chisnades messias · Editar

    No dia 21de maio fui a um posto de saúde, e fui diagnosticado com zica, peguei um dia de atestado, pq não tive condições de levar o atestado no dia seguinte na sede, fui penalizado com uma falta.

  9. Chisnades messias · Editar

    No dia 21de maio fui a um posto de saúde, e fui diagnosticado com zica, peguei um dia de atestado, pq não tive condições de levar o atestado no dia seguinte na sede do meu trabalho, fui penalizado com uma falta.que me custou 1 dia,3 meses sem o bonos de boa permanência, de 79,00 cada mês, e bloqueio do ticket alimentação q é de 58,40 cada mês.

  10. Lucineia. aparecida crucci · Editar

    Meu nome eu. Lucineia, estou com problema grave. Na coluna e não. Consigo. Um medico aqui onde moro pra me da o afastamento o que. Posso. Fazer nesse caso

  11. Roberto Rivelino de oliveira · Editar

    Fiquei dez dias afastado do serviço ,quando voltar posso trabalhar mais um dia e colocar mais dez dias ?

  12. Ola sou edgar pequei 90dias de atestado no 01/08 recebo o vale pela empresa no dia 20,,,guantos dias a empresa vai me pagar?

  13. MEU FILHO FOI OPERADO EU FIQUE COM ELE POIS E DE MENOR DE 11 ANOS MINHA PATROA DISSE QUE NAO TENHO DIREITO AO ATESTADO GOSTARIA DE UMA RESPOSTA

  14. Meu nome e Tiany tenho uma filha de 2 anos e ela tem bronquispasmo diadimosticado e ela acabou pegando 10 dias de atestado e não tenho com quem deixar ela e a medica falou pra mim ver o que era mais importante pra mim e tomei a descisão de ficar cuidadando da minha filha esses 10 dias mas a firma vai colocar falta todos esses dias esta certo?
    Como posso resolver esse problema

  15. Boa tarde,sou suelen estou grávida quase p ganhar.a médica da empresa deu 7 dias de repouso e meu médico deu 15 dias até data parto.entro pelo INSS como funciona .

  16. Boa noite, fui ao medico peguei 3 dias de atestado medico, sendo q após os 3 dias do término do atestado no dia seguinte de acordo com a escala 6×1 seria a minha folga, eu perco essa folga por causa dos 3 dias q fiquei em casa de atestado? Ou não sendo que as minhas faltas são justificada ?

  17. Oii bom dia, no mês de agosto meu médico me deu 10 dias de atestados devido a dores na Pélvis, agora em setembro me deu mais 4 pra poder fazer uns exames, sendo que peguei conjuntivite e o oftalmologista me deu dois dias, será que a empresa vai me jogar para o INPS sendo que os atestados foram em meses diferentes? Estou receiosa até de levar -los pra empresa agora.

  18. Bom dia.
    Eu sofri um acidente de trabalho, e fiquei 15 dias de atesdado, após esses 15 dias, eu retornei ao trabalho. Trabalhei durante 7 dias, e novamente entrei de atestado por mais 15 dias. A empresa me informou que eu nao teria mais o direito de receber por esse útimo atestado, pois ja havia entrado com um atestado anterior. Mais vale ressaltar que entre esses 2 atestados, eu trabalhei 7 dias. Por gentileza, esclareçam a minha duvida, obrigado.

  19. Rafael José Ferreira Gomes · Editar

    Olá boa noite.
    Gostaria de tirar uma dúvida, eu passei mal nesta quinta feira, o médico deu o atestado referente ao dia, na sexta feira ainda não estava bem, voltei ao médico e novamente me deram um atestado ao dia, sábado, Domingo e segunda q é feriadi o RH não trabalha.
    Gostaria de saber se o prazo q tenho pra entregar os atestados referente um de cada dia se eu posso entregarantir sem problema na terça feira?
    o prazo é de dia úteis ou corridos?

    Muito obrigado desde já.

    Uma boa noite.

  20. Fiz cirurgia 08/10/15,o Médico me deu 30 Dias.Mandei minha filha levar atestado,a empresa disse que no 15o dia tenho que passar pelo médico da empresa.Condicionado ao preenchimento do encaminhamento ao INSS, e certo isso ??? Avisei que Não posso me Locomover, estou Cheia de Pontos de um lado a outro na Barriga. ” Sugeri que o médico vinhesse ate minha Casa” Disseram que Não, que se eu quiser, de meu jeito ( Me ajudem, Pelo amor de Deus) Me Orientem.

  21. Boa tarde, tive uma fratura no colo do metacarpo e fiquei 15 dias de atestado, no 15¤ dia voltei ao médico e pedi para me liberar para tentar trabalhar, voltei a trabalhar e sentir muita dor… preciso ir ao médico e sei q ele vsi mim dar mais atestado, mas ñ quero me encostar pelo INSS. Voltei na quinta e trabalhei Quinta, sexta e sábado, pela misericórdia pq sinto dor e está inchado a mão, na segunda é feriado, então irá se passar 5 dias, voltando ao médico na terça e se eu der outro atestado eu encosto?

  22. Gostaria de tirar esta dúvida peguei um. Atestado de cinco dias mais em. Nome do meu bebê de dois anos e se. A. Empresa. Não. Querer aceitar como. Faço..

  23. Estou de atestado 17 dias,e tenho um laudo pedindo meum afastamento por tem indeterminado,a empresa que trabalho me ligou hoje me dizendo que vai marcar minha perícia só para janeiro no caso daqui a 3meses e que até lá ficarei sem salário, ou volto a trabalhar e espero a perícia trabalhando!esse procedimento da empresa está correta?

  24. meu espozo trabalha de cobrador de ónibus. fas 22 anos ele e apozentado ele ficou doente preciza faser um tratamento para ulcera no estômago pegou dois atestado um de 14dias outro de 10dias a medica da empreza falou que a empreza não. vai mas aceitar atestado medico oque devemos faser pois ele tem 72anos esta doente sem condição. de voltar trabalhar no momento. por favor me responda..

  25. Fui no médico numa sexta feira porque estava passando muito mal,e ele me deu o atesdado,não bem novamente fui na segunda feira de novo e ele me deu mais um atestado,voltei na terça ele me deu mais um atestado,voltei na quarto porque não aguentava mais se tanto mal q estava passando e descobri que estava com dengue ai o médico me deu o atestado de mais tres dias,fui na segunda para o trabalho não aceitaram o atestado se sexta e nem segunda porque disseram que já tinham fechado o ponto e não poderiam aceitar,e que era pra mim te dado um jeito de levar lá na firma o atestado.
    Eles podem fazer isso?
    Como eu ia levar o atestado na firma sendo que eu tava com dengue e não aguentava foca nem em pé?

  26. Boa tarde.
    Estou gestante de 36 semanas e a minha médica me deu 15 dias de repouso.
    Mais meu gerente falou que a contadora não aceita.
    Existe alguma lei que realmente não pode aceitar?

  27. Bom dia
    Eu to gestante e tenho uma gravidez de risco. Só que eu estava trabalhando normalmente so que esses últimos dia tem ficado ruim pra mim ir. Minha médica me deu 10 dias só que terminou ontem. Só que ela queria me dar mas dias antes da licença com essa nova lei até quantos dias ela pode me dar sem que eu vá para o INSS?

  28. Eu tenho um atestado de 15 dias aí trabalhei um dia após o término desses 15 dias e coloquei outro atestado de mais 15 dias eu vou ter que entra pelo inss

  29. Qnd o paciente esta passando mal sem condiçoes de trabalho e o médico se nega a ceder o atestado médico o q fazer?

  30. fiz uma cirugia retira de pratina do femu esquerdo o medico mim deu um atestado de qinze dias no e
    trinta dias por lei

  31. Levei minha filha para hospital pegue um atestado do dia levei para empresa mais não aceitaram por que só vale para mãe não para o pai isso é certo

  32. Pegei atestado medico o medico passo periodo da tarda so que eu trabalho a noite sera que eles aceitao

  33. Olá, no tempo em que cumpro os 30 dias por ter pedido demissão, se eu precisar pegar atestado a empresa não precisa pagar??

  34. Ana Paula dos Santos · Editar

    Se uma pessoa está cumprindo aviso prévio e tem foi internada para fazer cirurgia, como fica sua situação?

  35. Lucicleide Araújo · Editar

    Tô de atestado medico devido um problema que ocorreu no meu joelho, isso significa que por motivo trabalhista ñ posso saí de casa nem pra fazer compras?

  36. se maxuqueii na em presa e passei da esperienia agora pouco e pegueii 4 dias de a testado sera que a empresa pode me mandar embora por quando dos a testado

  37. Boa noite… Por favor gostaria de saber se o prazo para entregar atestado na empresa é de 48 horas ou se é regra da empresa

  38. oi! to grávida e tive que mje afastar do trabalho,mais não levei atestado na empresa,e eles me mandaram carta como abandono de trabalho…Qual é meu direito?

  39. patricia de oliveira carvalheiro · Editar

    eu quebrei a mão , o médico me deu 15 dias de atestado e depois eu teria que entrar no inss por mais 15 dias , mas eu entrei em um acordo com a empresa de descontar esses 15 dias no meu salário . Preciso levar um papel do médico dizendo que já estou apta a trabalhar ?

  40. Boa tarde!!!
    Estou gestante e vou ao médico 2xno mês só que meu horário de atendimento é a tarde, a minha empresa alegou que se eu for ao médico pela tarde era pra mim pedi o dia que não precisava eu vi trabalhar pq não iria me liberar para ir ao médico é se eu force pela manhã eu tenho que chegar no trabalho 12:00 ou então eu tenho que ir pra minha consulta depois das 18:00 horas..
    Isso procede??

  41. Oi meu nome é Suzane meu filho de 5 anos tem as amídalas aumentadas de quando as vezes quando a garganta dele inflama fica quase fechada, dessa vez fui ao pediatra de uma clínica e ele me deu um atestado de 6 dias explicando no atestado q meu filho precisa de cuidados continuos a empresa pode descontar pq a clínica era particular.

  42. Bom dia.

    Estou gestante neste momento de 6 meses, tenho algumas “idas” um ao médico todo mês (em diferentes especialidades) porém, sempre atestado de horas, quase não perco um dia de trabalho. Tem um limite máximo de horas para a empresa referente aos atestados de horas?

  43. Boa tarde, fiz histerectomia total, meu médico me deu um atestado de 15 dias e falou que eu iria entrar pelo INSS, só que na empresa falou que eu tinha que ter um atestado de 16 dias para entra pelo INSS, isso é verdade?

  44. Sofri um acidente de moto. Entreguei um atestado de 15 dias por que o joelho pegou 11 pontos 4 dentro e 7 fora… Voltei a trabalhar… Trabalhei 2 dias os pontos abriram posso dar outro atestado de 7 ou 8 dias… Sem entrar com inss

  45. Sofri um acidente. O joelho pegou 11pontos 4 dentro e 7 fora… Peguei atestado de 15 dias … Voltei a trabalhar a 2 dias … Porém os pontos abriram …. Posso pegar mas 7 dias sem entrar com INSS?

  46. Oi sou Luciano botei um atestado do dia dois de dezembro mais doi dias que acabava numa sexta e depois um de dez dias na segunda dia 7 vou automaticamente pro inss

  47. Oi boa noite a minha filha está doente ,fui no médico deu 2 dias de atestado ,não tenho com quem deixa ele daí faltei no serviço .vou leva o atestado da um minha filha pra abona a falta a empresa é obrigada a aceita…

  48. Silvana Maria Alves · Editar

    Fiquei 15 dias de atestado de 17a31de novembro depois peguei outro no dia 4 de Dezembro de mais 15 dias tenho que ir para o inss

  49. Fui demitida e estou em tratamento câncer há um ano porém fui fazer exame demissional o médico do trabalho quer um atestado da minha médica dizendo que estou apta para o trabalho. Este medico do trabalho pode exigir este atestadoCaso minha médica dê este atestado perco direito de uma ação judicial?

  50. Oi boa noite eu trabalhei em uma empresa de ônibus que foi recusado 4 atestados médico o que eu devo fazer eu fui dispensado essa semana?

  51. U fiquei doente de dengue coloquei 7 dias de atestado voltei ao medico e ainda estava com dengue peguei mais 7 dias sendo q esses dias acabava no dia 27 e como foi o Black fridey eu faltei sem atestado e faltei dia 28 e dia 29 tambem .. dai somou 14 dias de atestado mais 3 dias sem atestado 17 minha duvida e o seguinte esse dia faltado junta com o dia do atestado ? sera q vai da bronca? Vão me colocar no inss?

  52. Boa noite. Acabo de fazer uma cirurgia de apendicite e por complicações no procedimento o medido me deu 30 dias de atestado. Posso ser demitido quando voltar ao trabalho? Trabalho numa empresa particular. Obrigado

  53. Neusa Pereira dos Santos · Editar

    Na empresa que minha irmã trabalha tem assistência médica, mas ela passou mal e estava sem a carteirinha, foi ao médico do SUS e deram atestado a ela, mas a empresa disse que não aceita atestado que não seja do plano deles. Isso é legal?

  54. Olá…
    Eu trabalho em uma empresa tercerizada como porteiro…ao qual eu pertenço ao Sindicato Siermaco de S?o Paulo SP.
    Estou fazendo um tratamento dentário em uma clinica particular ao qual estou pagando do meu bolso óbviamente e nesse tratamento inclui o principal que é implante dentário.
    O problema está sendo que a empresa n?o está querendo abonar a os dias de atestado dizendo que pela convenç?o do Sindicato n?o aceita afestado de clinicas particulares…Ou seja tem que ser do SUS ou pelo convênio do Sindicato.
    Mais eu alego pra eles que eu n?o estava ciente deste detalhe e que no meu caso n?o dava pra esperar fazer o tal convênio do Sindicato;por que o meu caso era de urgência;já que um dos meus dentes da frente tinha caído e que n?o dava pra trabalhar desta maneira ao qual traria constregimento a minha pessoa.

    Gostaria de saber se pela CLT eu tenho direito a apresentar este atestado com o Cid do médico para empresa e eles abobar?
    Aguardo resposta…
    Desde já grato!

  55. Bom dia!
    Eu irei fazer uma cirurgia dia 02/12 e precisarei me afastar, nesse caso eu recebo pela empresa ou pelo INSS?

  56. Tenho oito dia de atestado levei um de acompanhante da minha mae eles nao aceitaram um dia trabalhado e onze de atestado eles podem desconta o meu vale

  57. Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida, vim trabalhar ontem no período da manhã, passei mal e fui ao medico no período da tarde. A medica me deu um atestado constando dia e hora da consulta, e abaixo dizia esteve sob meus cuidados no período da tarde. Porem eu trabalharia ate as 20 horas. A empresa recusou meu atestado alegando q eu poderia ter voltado ao trabalho após a consulta uma vez q não consta descriminado q eu não teria condições de voltar ao trabalho. A empresa pode recusar? Está certa?

  58. Ol boa tarde ! A impresa onde trabalho nao quis aceitar o meu atestado d 5 dias pq nao tinha o cid eles podem fazer isso e oq devo fazer?

  59. Eu bati numa vaca e a empresa pagou os 15 dias, conversei com o dr para ver se o INSS me paga os outros dias que fiquei parado, ele disse que dificilmente vai me pagar, por não ter fratura eu não iria passar na perícia. Gostaria de saber se o dono da vaca tem que arcar com os dias que eu perdi na empresa??

  60. Roselane Rodrigues rocha de souza · Editar

    Sou babá e não tenho documento assinado e fui informada que caso precise de um atestado não tenho direito isso se confirma

  61. Eu tenho uma dúvida
    A empresa que eu trabalho não aceita,atestado de um médico particular…Eles podem se recusar a aceitar o atestado?

    Obs:sendo que este médico não é do plano de saúde da empresa,pois não tenho…
    Obrigada pela atenção

  62. Eu tenho uma dúvida
    A empresa que eu trabalho não aceita,atestado de um médico particular…Eles podem se recusar a aceitar o atestado?

    Obs:sendo que este médico não é do plano de saúda da empresa,pois não tenho…
    Obrigada pela atenção

  63. Meu funcionário queimo a mão aí foi pro posto de atendimento .lá o médico deu um atestado de 4 dias mas no dia seguinte e folga deles aí conto com a folga e será 5 dias ou não .
    É outra eu conto com o dia no acontecido ou do dia seguinte ?

  64. Meu filho pegou conjuntivite bacteriana ele tem 3 anos , e o pediatra deu 3 dias depois continuou no outro aconselhou q eu leva se ate o oftalmologista que deu mais dias por ser bacteriana.no total fiquei 8 dias de atestado , o medico deu no nome do meu filho e escreveu q eu o acompanhei e deveria ficar afastado esses dias , o atestado foi nome do meu filho e eu como responsável, ao entregar pra empresa ela aceitou normal porém agora vi q descontaram os dias de atestado , isso é certo? Nunca havia faltado pelo meu filho, isso é caso de justiça?

  65. Bom dia me chamo Alessandra, a minha duvida e que estou a quase um ano na empresa mais nao sou registrada e precisei operar e o medico me deu 45 dias de atestado, gostaria de saber se e a empresa que me paga ja que nao sou registrada nao tem como eu recorrer ao inss?

  66. Sou casado, minha mãe mora comigo tem 77 anos, precisou fazer um exame onde teria que ter um acompanhamento feminino, minha esposa acompanhou. Minha esposa tem direito a atestado para abono de falta no trabalho? ??

  67. Fui afastado do trabalho por 3 dias atestado pelo medico a imprensa pediu a receita medica sou obrigado a fornecer.

  68. Olá boa noite, minha mãe começou a trabalhar em uma empresa na área de serviços gerais e mesmo sem o uniformes ainda, eles colocaram ela pra lavar cozinha com sapato de casa, e nisso ela caiu e teve que por pino no braço, foi encostada pelo inss, porém depois de um tempo passou várias vezes por perícias pra poder voltar a trabalhar, porém em uma dessas perícias o médico tirou ela do inss e ao mesmo tempo não aprovou pra que ela voltasse pra trabalhar, e desde então minha mãe tá parada sem nenhum salário, então ela entrou na justiça e la uma advogada particular marcou a primeira audiência e disseram que minha Mãe tem que pagar pra passa novamente por uma pericia no caso particular, então gostaria de saber se esse procedimento é correto. Desde já agradeço. Obrigada

  69. Fui afastado do trabalho por 3 dias atestado pelo medico a imprensa pediu a receita sou obrigado a fornecer

  70. olá,
    estou afastado por atestados medico, no caso estou aguardando a pericia , tudo indica que o beneficio não sera preciso. a empresa pagara os dias parado, ou o inss? sendo negado o beneficio.
    obrigado

  71. eu quebrei o dedo estou afastado da enpresa tem 5 meses to de nss.mais as perias estao sendo adiada. condo eu volta eu posso ser mandado enbora da enpresa

  72. Estou de atestado deste Feveiro deste ano ate Feveiro poximo ano para um tratamento contra um cancer metastase no rim ja atingiu figado e pulmão,quero saber for preciso inss pode me da mais um tempo de atestado pq ja vai fazer um ano de atestado;eu tenho 31 anos trabalho como auxiliar de limpeza ,quero saber sobre quais sao meus direitos

  73. Boa tarde, gostaria de saber se a empresa pode exigir cópia da F.A. do atendimento que gerou o atestado? Sei que o c.i.d. não é obrigado. E a cópia da f.a.?AExiste lei pra isto? Se existe, por gentileza gostaria de saber qual é. Abs.

  74. Tive 15 dias de atestado,voltei a trabalhar (1 dia trabalhado),porem não me senti bem e vou precisar mais 1 semana de repouso.
    Minha pergunta é…o atestado nesse caso é aceito ou não?

  75. Tenho tendinite e estou a 12dd consecutivos de licenca porem dessea 12, 7dd foi pelo punho com o Cid e 5 pelo joelho sem o Cid. Voltei hj ao trabalho mas ainda sinto dores. Retornarei amanha ao medico e caso o mesmo nao me libere eu entrarei pelo Inss? Ou so entrarei se o medico colocar o mesmo Cid?

  76. Fraturei o joelho , o médico deu 20 dias , mais ainda estou esperando o médico do sua pra fazer a ressonância , a perícia Me liberar pra trabalhar mesmo sem os exames?

  77. Fraturei o joelho , o médico deu 20 dias , mais ainda estou esperando o médico do sus pra fazer a ressonância , a perícia Me liberar pra trabalhar mesmo sem os exames?

  78. Quando o restaurante fecha por motivos internos ,eles podem cobrar as horas q os funcionarios n trabalharam…esta certo????

  79. Sofri um acidente se trabalho 5 dias antes de tirar ferias fraturei o pe, o.medico me deu 15 dias de atestado,.apos isso passei com o medico da empresa que me liberou. A empresa me deu ferias no dia seguinte, eu com o pe quebrado. Isso pode ?

  80. Boa tarde, trabalho no jornal da minha cidade e devido ter ficado doente fuo pegando atestado com alguns cid diferentes
    Era pra volta no dia 21 mas não fui e vão descontar os dias
    Ontem fui ao médico e peguei um atestado de 5 dd e eles não querem aceitar. Está correto.? Não imendei atestado falei

  81. Boa tarde,
    Caso eu me ausente da empresa por 12dias volto ao trabalho apresento o atestado e após 1 dia entro de férias durante as férias tive que fazer uma cirurgia de urgência e tive mais 15dias de atestado.
    A empresa me comentou se eu apresentar atestado de mais de 14 dias alternados durante 2 meses a empresa não paga após o décimo quinto dia.
    Isso confere na lei?
    Ainda n procurei o sindicato.

  82. Minha mãe está doente com câncer em estado terminal tinha 61 anos aí empresa é obrigado a aceitar meu atestado por acompanhar ela?

  83. Gabriel Silva modesto · Editar

    Eu estou com muita dor no joelho e trabalho de serviços gerais não consigo ficar muito em pé porque dos muito e lá o serviço é muito pesado e o médico mim em caminhou para mim faser uma resionancia só que ele mim deu só 5 dias de atestado e já acabou e não consigo tralha pois dói muito o que fasso

  84. oi bom dia
    eu estou afastada do trabalho devido a uma cirurgia no joelho e descobri que estou gravida posso ser demitida quando voltar ao trabalho ?

  85. Paulo Roberto Magalhães de Oliveira · Editar

    Operei o joelho o médico me deu 15 dias termina dia 10,mais já me deu o papel pra procurar o inss, levei na empresa e os 15 dias acaba dia 10 devo retornar dia 11 pra a empresa me encaminhar pra perícia até acontecer a perícia a empresa tem q me pagar alguma coisa ?

  86. Boa tarde, quebrei o braço e o médico me deu atestado de 30 dias. Como devo proceder, Já que ultrapassa 15 dias?

  87. Fui mandada enbora hoje é tenho uma consulta marcada pra semana que vem e acho que vou precisar fazer uma cirurgia vascular oq acontece……

  88. Se pego um atestado no sábado com 3 dias e não trabalho domingo, que dia devo voltar ? Pq alguma pessoa me disse que quando o atestado é no seu dia de descanso o funcionário tem direito a mais um dia d semana em casa . não sei se é verdade .

  89. Um colaborador pega atestado de 15 dias em Janeiro em Fevereiro se ele pegar mais 15 dias de Atestado eu posso somar e encaminhar para INSS.

  90. tenho uma funcionaria gravida que me traz atestado dia sim dia não e o dia que vem trabalha fala estar passando mal e vai embora, e ja falou que vai ficar pior pois é a primeira gravides , mas os atestados são de sinusite , cefaleia, dor lombar, dor muscular, sou obrigada a aceitar mesmo esses atestados que não tem nada a ver com gravides.

  91. Peguei um atestado de consulta da mh filha de acompanhamento foi 10 dias para cuidar dela pois estava doente o rh da mh empresa disse q so tinha validade de 2 dias por ser de acompanhante, gostaria de saber se isso e verdade

  92. Evandro Pimentel · Editar

    Estou operado faz 40 dias , e peguei 45 dias de atestado medico, INSS ate com quantos dias ele pode me pagar? Por favor me ajuder atira minhas duvidas

  93. Boa tarde!

    Trabalho de 07: 00 ás 15:20.

    O meu atestado medico e de oito dias e na quinta -feira que tô de plantão não fui trabalhar só que não fui e a noite me cortei fui ao médico e ganhei uma atestado de 08 dias só que no atestado tem a hora que compareci (20:58) a empresa pode descontar um dia do meu atestado ?

  94. Meu gerente está questionando a xerox do atestado sendo que o colaborador fica exposto através do Cid eu sou obrigado por lei mostra a xerox do meu atestado

  95. Oi estou gravida peguei 21dias 15 e pela empresa.outros 6 dia e pela INSS.vou receber no meu salario agora tudo esse mes ou.e depois ele ressarcir meu patrão .ou meu patrão vai descontar do meu salario e vou receber esse seis dia só depois da pericia.

  96. Olá gostaria de tirar uma dúvida peguei um atestado de 15 dias em Dezembro daí a empresa mim pagou esses 15 dias, e disse que a partir do 16 seria o inss, sendo que os peritos tavam em greve e so conseguir a perícia para o dia 22 de fevereiro. E vi na página do inss na net que só vou receber o valor do dia 01 a 22 de fevereiro isso é correto?

  97. Peguei 12 dias de atestado e retornei ao trabalho por 6 dias, porém a médica me forneceu mais 8 dias, a empresa disse que caso eu prossiga com o atestado vou para o benefício, está correto ou tem que ser 15 dias ou mais ineterrupitos?

  98. Olá estou no sétimo mês de gestação.
    Meu obstetra me deu um atestado solicitando 60 dias de repouso absoluto, isso já entra na contagem da licença maternidade ou é visto apenas como atestado msm ?
    To preocupada

  99. Bom dia
    Sou gestante e estou com 38 semanas, dia 12/02 meu obstreta me deu atestado por 14 dias, que acabou dia 25/02 e no dia 26/02 ele me encaminhou pra licença maternidade, queria saber se receberei estes 14 dias ou nao receberei?

  100. Oi me chamo Elaine gostaria de saber o seguinte fuk para pericia e foi negada deveria ter voltado ao trabalho porém meu medico me atestou por 120 dias oq devo fazee ja que a emprwsa se. Nega a pagar eu mesma tive que age dar uma nova perícia?

  101. Bom dia
    Gostaria de tirar uma duvida , to afastado a 50 dias e nao recebi nada da empresa e minha pericia ta marcada para 24/03/2016. Depois de quanto tempo a empresa tem q pagar os 15 dias de afastamento por ax doença

  102. minha filha esta com conjutivite e ela ta de experiencia ainda pegou atestado de 7 dias ela pode ser demetida?

  103. Tô com um atestado de 15 dias
    O médico pediu pra dar entrada no inss , porém a médica da empresa disse que tem que ser mais de 15 e não aceitou. Tô tomando vários medicamentos e sem estrutura pra lutar. Preciso voltar ao médico ?

  104. bom dia!
    ESTIVE NO HOSPITAL ONDE AS 1:OO HORA DA MANHA E SAIR AS 9:40 DA MANHA, PASSEI A NOITE TODA COM DOR, MIM MEDICARAM E SAÍ COM DECLARAÇÃO DE HORA, PORQUE MEU RESULTADO NÃO DEU NADA, MAIS AINDA FUI PRA CASA COM DOR, E A MEDICA DISSE QUE COMPRASSE A MEDICAÇÃO QUE FICARIA MELHOR EM CASA, POREM ME DEU DECLARAÇÃO DE HORAS E NÃO ME DEU ATESTADO DO DIA

  105. tive uma gravides ectopica ,e tive que fazer uma cirurgia de urgencia para retira o bebe ,fiz uma cesariana meu atestado e de 20dias ,tenho direito no inss ,poi pago o simples ,a e a um ano atras tive um bebe.

  106. sera que alguem pode me ajudar? eu trabahlei ate o dia 21 se janeiro a firma que eu trabalho paga dia 29 ou 30 ai eu recibi no caso mais 7 dias eu acho porque eu trabalhei ate dia 21 de janeiro dai agora em fevereiro eu passei o cartao e nao tinha nen um real na conta sera que ta certo assim?

  107. ADNIVALDO R DOS SANTOS · Editar

    BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE, UM FUNCIONÁRIO QUE TRABALHA A 3 ANOS NA EMPRESA, SENDO QUE 20 MESES DESTE PERÍODO SE ENCONTRA SOBRE O AUXILIO E DOENÇA E A EMPRESA AGORA VAI O DISPENSAR. ISSO PODE ACONTECER, AGORA QUE RECEBEU ALTA DO INSS. QUAIS SÃO MEUS DIREITOS.

  108. olá, estou gravida com 24 semanas e passando muito mal, tenho muitas dores por baixo,
    eu mais fico no medico do que na empresa mas entrego todos os atestado conforme a lei,
    eu posso pedir ao medico para me afastar? minha gravidez é de risco.

    Em 1 mes eu entreguei 9 atestado isso pode me prejudicar na empresa?

  109. Telma Teixeira da rocha · Editar

    Estou com o atestado z76.3e estou na experiência ainda.eles podem me mandar embora por causa disso?minha filha de1 ano e meio está com problema respiratório e peneomonia. Tive que eu mesma cuidar dela porque ela não está conseguindo comer nada .so mamando no peito.me responda por favor obrigada

  110. Boa tarde sofri um acidente e nao levei o atestado para firma , foram 3 dias de atestado sendo a quarta a quinta e a sexta voltei a trabalhar na segunda normalmente eles disseram q meu atestado nao valia pois nao trouxe antes pode isso ? me acidentei vindo trabalhar no meu percurso de todos os dias …

  111. Médico me deu um atestado de 15 dias de 25/02/16 à 10/03/16, para ficar de repouso devido uma artrose na mão, estou com uma virose e o médico me deu mais 5 dias de atestado, nesse cao vou para o INSS?

  112. ola gostaria que alguem me ajudasse.. eu fiquei tres meses.. com atestado medico, dai o ins voltou de greve… reprovei na pericia,, e marquei outra,, se eu pedir demissao da empresa, tenho algum direito.. afinal o meu patrao coninua pagando meu inss

  113. fiz uma cirurgia e o medico me deu um atestado de 15 dias após os 15 dias eu retornei a o trabalho e trabalhei 2 dias e voltei ao medico e ele me deu mais 15 dias de atestado, sou obrigado a dar entrada ao INSS ou não.

  114. Fiquei afastado,depois retornei,só q a empresa não me encaminhou para o médico do trabalho para saber se estou apto a trabalhar,sendo q continuo com problema no joelho,só falaram pra está remarcado uma nova pericia,si por acaso eu volta iriam descontar os dias q fiquei em casa,oq faço?

  115. Eu Antônio quero saber se o pessoal do meu trabalho pode mim afastar do serviço sem um pedido médico

  116. Me afastei por 30 dias depois de.sofrer um acidente mais a pericia vai ser depois dos 30 dias mais nao posso voltar a trabalha a.inpresa nao asseita anteso inss vai me pagar todos os dias que nao posso voltar

  117. Ola. Tenho uma duvida
    Eu fiz a cirurgia da apendicite. O medico me deu atestado de 1 , fui encaminhado para o inss, mas por os peritos estarem de greve a minha perícia so foi marcada pra 3 meses depois, dAi fiquei todo esse periodo sem receber nenhun dinheiro, ao fazer a pericia o medico so aprovou 20 dias sendo q tinha fikado 3 meses afastado. Estao me devendo os outros 2 meses.
    O que devo fAZER me ajudem pfv estou precisando mt desse auxílio. Se algum especialista no assunto ler esse post .entra em contato cmg para esclarecermos tudo.
    Whats.85 9 97216705
    Ou manda um email pra mim
    Luis.paulo9312@gmail. Com

  118. Estava no hospital com meu filho de 3 anos passei 17 dias peguei o atestando agora minha padroa que descontar do meu salario … Ela pode descontar … Gostaria de saber

  119. Marines Rodrigues dos anjos · Editar

    Estou gravida ,gravidez de risco peguei 15 dias a empresa me mandou pro inss pois falou que tenho 17 atestado em 60dias.

  120. Minha mãe errou o dia de voltar a trabalhar e voltou 1 dia antes do atestado vencer.
    como proceder diante disso?
    Ela pode ir embora?
    Poderá chegar mais tarde ao trabalho no outro dia?

  121. Mim chamo Erika , fui ao medico e ele mim deu 15 dias de atestado , quando voltei a trabalhar fui em formada que estava de aviso ,ou seja fui demitida , isso é certo? A empreza pode mim demitir depois de ter voltado do atestado? oque devo fazer ? O meus exames acusou que tenho ernia de disco , e osteoporose , infecção e inflamação nos ossos e estou em tratamento oque devo fazer ?

  122. Elisa Cristina Silvia Pereira Gatti · Editar

    Boa noite. Passei por 14 dias de atestado médico no princípio do mês de Março. Voltei a trabalhar semana passada e novamente hj após meu médico recebi mais um atestado de 14 dias por esta perto a minha filha nasce esto grávida. Empresa que trabalho esta me encaminhando ja para INSS e sei que só podem me encaminhar se eu tivesse dos 14 dias e sem nenhum tempo após ele trabalhado que entraria ao INSS. Esto certa disso?? Posso fica de licença médica sem pega esse INSS??

  123. Estou fazendi tratamento de coluna com fisioterapia e acumputura, e muitos remédios, estava trabalhando nomalmente mesmo em tratamento, más devido as dores se intensificarem o médico me deu um atestado de 10 dias, passando os 10 dias voltei trabalhar e 20 dias depois fui demitida, gostaria de saber se realmente posso ser demitida 20 dias depois de voltar de um atestado de 10 dias

  124. Boa noite!!
    Devido um problema na coluna o medico me deu 15 dias De atestado, já voltei a trabalhar depois disso mas continuo com as dores e a base de remédio. Depois de quantos dias posso colocar mas atestado do mesmo problema?? E a empresa pode me mandar embora nessa situação? Grato!!

  125. Gostaria de saber se sou obrigado a ir trabalhar na minha folga caso um colega de trabalho,do mesmo setor que eu, tenha apresentado atestado médico

  126. Cleverson Bastos · Editar

    Gostaria de saber se quem tem que liga pro posto medico pra saber se o atestado é verdadeiro é meu supervisor ou o Rh da empresa?bom dia

  127. Jennifer Martins · Editar

    Boa noite, estou com risco de aborto meu médico me deu uma declaração, mas escreveu que precisava me afastar por tempo indeterminado. Daqui a 7 dias vou passar por outro médico. Gostaria de sabe se a empresa me encaminharia para uma perícia ou não aceitaria so se fosse um atestado, pois estou com 2 meses. E ele colocou o número do cid.

  128. cleideane Alexandre · Editar

    Olá minha filha está com dengue e pegou atestado de 7 dias .porém no atestado só costa o nome dela nesse caso não será válido no meu trabalho

  129. Boa tarde
    Minha prima esta gravida de 6 meses e esta fazendo o prenatal pelo plano de saude,que nao tem nada a ver com a empresa que ela trabalha( ja que a mesma nao oferece um plano de saude) e a empresa deu varias faltas e nao aceita os atestados particulares. Gostaria de saber se isso é válido? A patroa falou que ela tem que ir ao sus trocar os atestados…

  130. Estava de atestado 15 dias por motivos de cirurgia voltei trabalhei 2 dias e não consegui pois comecei a ter dores então o médico me deu mais uns dias 8 a empresa disse que tenho que ir para perícia se não vão descontar esses dias. Isso é correto?

  131. Fecho hoje 15 dias de atestado e minha empresa disse que nao posso voltar amanha que sou obrigada a ir pro inss gostaria que alguem tirasse minha duvida se posso ou nao a voltar atrabalhar amanha

  132. Boa tarde, fiz histerectomia total, meu médico me deu um atestado de 15 dias e falou que eu iria entrar pelo INSS, só que na empresa falou que eu tinha que ter um atestado de 16 dias para entra pelo INSS, isso é verdade?
    Katia Fernanda.

  133. jucielene cristina da silva · Editar

    Minha finha temm 3anos e taa internada no hospital hoje fas 24 dias e u trabanho registrada a fima dis que vai disconta do pagamento podi

  134. Gostaria de saber se o funcionário tem o mesmo direito de receber com atestado médico… Sendo não registrado?

  135. marcela aparecida gandine · Editar

    Boa noite,quero tirar uma duvida,estou afastada a 2 meses e agora a medica me liberou a trabalhar mas com restriçao nao posso ficar na cozinha,entreguei o atestado na firma e meus patroes nao querem me deixar trabalhar pq nao vou poder ficar na cozinha,eles podem fazer isso??e estou sem atestado e minha pericia so e para o dia 05/05
    Quem vai me pagar esses dias todos q estou sem atestado??

  136. Queria saber uma coisa eu tô passando por pequenas cirurgias Mas assim a minha patroa pode me dispensar

  137. Boa noite, gostaria de informações fiz uma cirurgia no dia 30/03 peguei 10 dias de atestado. No dia 08/04 acabou meu atestado porém não voltei trabalhar por entrei no período de folga na empresa e no dia 12 começou minha escala novamente e precisei afasta de novo.
    Quero saber se no período de 09 a 11 que consta folga e já não estava de atestado mais ele é contado também por não ter voltado trabalhar no dia 12 ?

  138. Tielly Prestes Ribeiro · Editar

    a pessoa foi no médico no dia 02/03 e recebeu atestado de 01 dia a partir de 02/03. Quando ela volta? No dia 03/03 ou no dia 04/3?

  139. fui mandada embora em1 primeiro de setembro dia 2 eu ia fazer dois anos sor que eu fui mandada por justa causa por te postado uma foto e um comentarios sor que em janeiro e fevereiro sofri um acidente e fique de atestado 50 dias eles podia manda eu embora

  140. fui mandada embora em 1 primeiro de setembro dia 2 eu ia fazer dois anos sor que eu fui mandada por justa causa por te postado uma foto e um comentarios sor que em janeiro e fevereiro sofri um acidente e fique de atestado 50 dias eles podia manda eu embora

  141. Oi estou de atestado por 14 dias por um motivo. Mas meu medico vai me dar mais uns dias por um numero de CID diferente ou seja outro motivo. Pode ser feito isso em prescisar ir para o inss?

  142. boa noite, tenho uma duvida, sou servidora pública, e fiquei de atestado médico por 3 dias, quinta-feira, sexta-feira e sábado, minha escala de plantão da proxima semana após o termino do atestado começaria na terca-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado, mas o diretor me deu falta do domingo e da segunda-feira, esses dois dias não eram dias de plantão, como segui pela escala, e ninguem do Recursos Humanos me avisou quanto a esse retorno, simplesmente segui a escala para meu retorno, está certo essa conduta da instituição?

  143. adrielle ap alves · Editar

    Olá estou gestante de 30semanas fiquei mal e isso me levou a 19dias de atestado a empresa me mandou para o inss so que a pericia vai ser so daqui 45dias devo continuar trabalhando até esse período ou espera em casa me ajudem.obrigada

  144. sueli da Silva araujo · Editar

    Ainda vou fazer três mesessões de empresa passei porealmente um infarto dentro da empresa sai direto pro hospital passei por um cateterismo o médico me deu 14 dias de afastamento quando eu retornar à empresa pode fazer meu desligamento.

  145. Boa tarde meu marido pegou 15dia de atestado e ao retornar a empresa retirou duas folga nossa folga e em 15 em15dia. Gostaria de saber se está certo .

  146. Patrícia Rodrigues · Editar

    Fiz uma cirurgia de enxerto do lca mais menisco..O médico me deu 60 dias de afastamento..Será q o medico perito dá mais tempo de afastamento por causa da minga profissao?Sou serralheira..Ou mais de 60 dias nao sao necessarios pela minha profissa?

  147. Luellen F Cardoso Braga · Editar

    Olá , estou grávida de 19 semanas e 4 dias e seguinte dês do começo da gestação tenho tido bastante náuseas, muito cansaço, dor no corpo, sou mãe de primeira viajem então qualquer dorzinha estou no medico mais nunca me deram atestado de 15 dias seguidos, no máximo 2 / 3 dias de atestado mais fora isso não tenho problema nenhum mais e eu trabalho em uma escolinha e agora minha chefe sismou em querer que eu faça uma perícia por causa dos atestados que coloquei do início da gestação até hoje mais sendo que nenhum deles é de 15 dias seguido e minha gravidez não tem nenhum risco está ótima, único problema é as náuseas , sono, não consigo comer praticamente nada, tonturas coisas de uma grávida normal … Alguém ja passou por isso ? Pois não sei o que eu faço

  148. Neusa de Andrade · Editar

    Gostaria de tirar uma duvida estou de atestado por 15 dias. Hoje voltei ao médico porque estou com muita dor ele passou outros medicamentos e me deu atestado de 30 para encaminhar ao Inss. Esse ultimo atestado contabiliza os 15 dias anteriores? Desde já agradeço o esclarecimento.

  149. Uma médica deu um atestado de comparecimento que não abona o dia, porém deu também um relatório informando que na poderei calçado fechado, (bota) coturno faz parte do ipei de um vigilante,

  150. Boa tarde dei um atestado de sete dias no mês de fevereiro por volta do dia 18 por causa de uma tendinite, é ja se passaram os 60 dias, gostaria de saber se eu der um atestado de 6 dias a empresa pode me afasta?

  151. Olá me chamo Luciano eu trabalho numa construtora e realizando as atividades normais abaixei pra lixar um corrimão e após isso comecei a sentir dores na parte lombar das costas formigamento dores fortes que desse para as pernas e fui ao médico ele me disse que o meu nervo ciático está enflamado me deu 14 dias de atestado pra tomar medicação e fazer fisioterapia após retornar não sentido melhora ele me passou mais 60 dias e medicamentos e fisioterapia e me pediu uma ressonância porque ele disse que pode ser uma hernia aí peguei e dei entrada no INSS no auxílio doença mas não consegui por um mês de carência estou sem receber alguém sabe me dizer se a firma tem q me pagar esses dias??

  152. Boa noite! Mim chamo Adriana gostaria de tirar umas dúvidas eu fiquei de atestado por 10 dias por que minha gestação é de risco ir fui trabalhar 3 dias no quarto dia passei muito mal daí minha médica mim deu mais 7 dia de atestado, daí a empresa da onde eu trabalho falou que eu tenho que recorrer 2 dia de atestado no INSS por a empresa não comprir se eu não ir pro INSS vai da como falta ela falou que não aceita mais atestado no mesmo (Cid ) será que está certo ou errado? Gostaria de uma resposta por favor!

  153. Eu dei 15 dias de atestado amamentação, tirei férias e agora o médico me deu 14 dias por q meu bebê perdeu peso a empresa tem q aceitar?

  154. Tamires Cristina Dos Santos Cristina · Editar

    Oi gostaria de saber, tenho um filho de 1 aninho e ele contraiu estomatite o medico me deu atestado de 5 dias pra fica com ele em casa. trabalho em restaurante e eles disseram que não è valido e será descontado todos esses dias. Gostaria de saber se è valido ou não?

  155. Nelivalda Brito Santana · Editar

    Boa tarde ! Fui submetida a cirurgia de Safenectomia Direita exerese de varizes colaterais dia 06/05/16 o médico mim deu atestado de 30 dias preciso ir INSS ?

  156. Gleiciaria nascimento · Editar

    Oi meu filho vai fazer uma cirurgia ele tem nove anos eu tenho o direito de cuidar dele. Eu tenho direito a atestado médico

  157. Tirei um atestado de 15 dias voltei a trabalhar e apos dois dias tiver que tirar mais 15 dias quem e que paga a empresa ou o inss . Fico muito grato pela resposta.

  158. Raquel nunes Meira · Editar

    Meu atestado passou trez dias ,e o médico do trabalho falou que tenho que dar entrada no INSS ,quero saber se até o dia da perícia estes dia eu perco ou o INSS paga ,mesmo que demore ???

  159. Oi, eu tava gravida de 2 meses mas acabei perdendo o bebe e o medico mim deu 15 dias de atestado, mas quando eu voutei pro trabalho depois de um mes mim demitiram, eu queria saber se eles podem fazer isso?

  160. Tô preoculpada peguei atestado no upa de dois dias mas não vi horário nenhum achei estranho e não sei pq no atestado do upa não tem horario

  161. Ola tbm peguei 30 dias de atestado a empresa me pagou só 15 neste caso foi assim. Último dia que trabalhei foi 02/03/2016 peguei 15 dias ai quando eu ia voltar a trabalhar peguei mais 15 .(placenta descolada)
    A empresa me pagou ate o dia 16/03 e os outros 15 de atestado e o INSS
    Só que eles do INSS começou a me pagar a partir do dia 01/04 a 30/04 esta errado ou certo e os dias de atestado do dia 17/03 ate 01/04 o que faço volto no INSS

  162. Gente peguei um atestado com psiquiatra e como deu mais de 15 dias eu dei entrada no insa,fiz hj a perícia e a partir de amanhã estou de alta da perícia,só que não estou bem para trabalhar vou entrar com o pedido de novo pela justiça federal,mas aí minha dúvida é se a partir de amanhã levo novo atestado ou não precisa já que passaram os 15 dias me ajudem

  163. Eduardo Silva Oliveira · Editar

    Tirem uma dúvida,,fiz uma cirurgia e o médico me deu 15 dias,, fiquei os 15 dias e voltei a trabalhar ,,trabalhei 4 dias e voltei no médico e ele me deu mais 14 dia,,,,nesse caso eu vou ter que entrar na caixa????

  164. Bom dia , estou gestante de 3 meses, estava de atestado por 15 dias voltei trabalhei 1 dia e o médico me deu mais 15 , a empresa descontou o valor da alimentação é válido ou não?

  165. Francisca Elisabete Rodrigues · Editar

    Olá eu fiz uma cirurgia e peguei 45 dias de atestado queria saber se desses 45 dias 15 dias e a empresa que paga ou não.

  166. fiquei doente médico deu 7 dias de pois 5 dias voltei a trab. de pois peguei mas 3 dias
    minha esposa ficou doente medico deu 3 dias para ficar com ela.
    a empresa pode mandar para inss…

  167. Boa noite gostaria de saber se a minha empresa pde me punir tirando meus benefícios por ter levado 2 atestados em um mês,pois o primeiro o médico da empresa diminuí os dias de meu atestado aí não estava bem tive q pegar outro e a empresa quer me punir tirando meus benefícios pois meu médico é especialista na área e fiquei sem entender

  168. Boa tarde.

    Vou fazer uma cirurgia e o tempo de afastamento será de 14 dias, retornando as atividades, caso tenha complicaões vou procurar meu cirurgião e solicitar mais uns dias de atestado; EX: 14 dias de atestado + 1 dia trabalhado + 5 dias de atestado, a empresa pode se negar a aceitar o atestado e encaminhar para INSS, e se o CID for diferente?

  169. Ewertom Oliveira · Editar

    Boa tarde estou de suspensão dr 3 dias e passei mal e fui ao hospital peguri uma atestado oque faco?
    A empresa vai deacontar os dias pq peguri suse são de 3 e tenho atestado de 2

  170. Alguém me ajuda urgente. Apresentei 33 dias de atestado na empresa em que trabalho, porém 25 dias foram do ortopedista e outros Oito dias foram do psiquiatra, com isso eu devo marcar perícia pelo inss? Ou retornar à empresa normalmente. Meu medo é ter direito de marcar perícia e ir trabalhar e a empresa me demitir devido os atestados

  171. Precisei ir ao médico fazer exame de dna…estava marcado para o último dia 2 agora…porém tive que ir um dia antes ja que o exame era em outra cidade muito longe e o exame estava marcado para as sete horas da manha…a medica me deu atestado apenas do dia 2 ou seja o dia do exame…alguém sabe dizer se eu perco o dia em que tive que viajar ou seja o dia primeiro. ..mesmo tendo avisado a empresa?

  172. Oi tenho uma amiga que fez uma cirurgia tirou as tropas e a empresa não que aceita o atestado sendo q no inss só pode ser o atestado original e a empresa não que aceita o xerox oque fazer? ?

  173. Estou de licença Maternidade de 15/02/2016 a 13/06/2016, devendo retornar em 14/06/2016, mas no dia 16/05/2016 passei mal e fui operada de emergencia gerando um atestado de 45 dias a partir desta data, como fazer, como fica em relação à Empresa.

  174. Pedro dos Santos · Editar

    O clinico médico me deu um atestado de 3 dias ,depois de 3 dias fui ao Hospital novamente e Ortopedista descobriu que eu estava com o Calcânio quebrado, me deu um atestado de 40 dias.mas a empresa só quer pagar 15 dias.o Que posso fazer?

  175. Bom dia gostaria de saber eu levei um atestado na impresa de 3 dias referente a quintá a sábado mas na quinta eu trabalhei normalmente fui ao medico depois do trabalho. Mas na segunda fui novamente e o médico me deu mais 14 dias vou ter que entrar na caixa? ???

  176. To com atestado so do meu filho ele pegou cinco dias ele tem doze anos e quando vou trabalhar ele fica sozinho sera que esse atestado serve pra mim leva pro servico

  177. LUCIANA FERREIRA · Editar

    Trabalhei até o dia 2/6 depois fraturei o dedo fiquei 15 de atestado ai depois me afastei pelo inss esses 15 dias a empresa deve me pagar ou não

  178. O meu utero foi removido, o medico me deu 30 dias, quanto tempo o inss vai me dar tambem?
    A minha cirirgia foi dia 5 de junho e minha pericia so foi marcada para o dia 15 de setembro, o que eu faço, volta a trabalhar antes da pericia, ou espero a pericia, e se eu esperar o inss vai pagar todo esse periodo?

  179. tive um problema de saúde em decorrência de estress e estafa de trabalho. entre cti e observação fiquei no hospital 13 dias. quando fui liberado o médico iria me dar outro atestado de 10 dias. porém, como tinha banco de horas de duas ferias acumuladas e não queria o transtorno de ir para pericia. pedi ao médico que completasse só os 15 dias que o restante do repouso usaria o bh. conclusão uma semana depois a empresa me demitiu. gostaria de saber se posso alegar que estava em período de estabilidade. por ainda estar em tratamento.

  180. Boa Tarde, Figuei de Licença de 15 Dias Por doença Minha Folga Caiu no Período da Licença Medica, quando eu Voltar da da Licença Medica vou Ter Direito a Tirar Folga. ou Ela Conta no Periodo de Folga.

  181. E si um dia eu pegar atestado De horas e no outro eu pegar de 15 dias corrido cai no inss? 6 horas mais 15 dias de atestado??

  182. Meu marido recorreu no INSS mas o médico não deu a carta e tenho uma perícia pro dia 5estamos perdidos

  183. Me chamo Elaine
    Podem me tirar umas duvidas .
    Dia 22/05 peguei um atestado de 15 dias e no 16 dia trabalhei e nesse mesmo dia dia a noite peguei outro atestado de 15 dias.
    No dia 30/05 a empresa me pagou td normal .ate v.a v.t. sendo q esse benefício o rh falou q tenho q devolver e isso mesmo.
    No dia 1/06 o ortopedista me deu uma carta para INSS .pq havia trincado o osso do pe.
    Hj dia 29/06 retornei no médico e ele disse q eu teria q esperar a perícia ou se a empresa aceita volta antes da pericia eu tenho ficar de repouso mais um pouco ate 20/07.
    A partir de q dia a empresa não e obrigada a pagar mais.
    E eu posso depois do dia 20/07 retornar ao trabalho c a carta de aptidão do medico.

  184. Fiquei afastada do trabalho por15 dias,retornei trabalhei 6 dias e afastei novamente,levei um atestado de 11 dias,eles mandaram eu procurar o INSS pra encostar,so q lá eles falaram q só posso da início a entrada da perecia após o último dia trabalhado q foi no dia 25/06sendo q meu atestado termina agora dia 07/07,como fica a minha situação até eu conseguir desenrolar isso??

  185. Fiquei de atestado 3 dias e depois retornei por dores fortes no dente ai me deram mais 2 dias sabendo que foi dia 27 ao dia 30 e o retorno de mais 2 dias total de 5 dias nao tive como entregar o atestado antes eles pode abonar meus dias que fiquei doente?

  186. Quando você apresenta o atestado , o dia pode ser descontado do salário base e só depois embaixo do olerite esse dia ser ressarcido

  187. Eu apresentei um atestado e no olerite, de 30 dias me foram pagos 29 dias , assim o meu salário base baixou , e consequentemente o valor de minhas horas extras também, esse dia só foi ressarcido com o valor do dia discriminado posteriormente no olerite

  188. Alecsandra Michelle de oliveira · Editar

    Gente eu tive zica e fui ao médico fui medicada e fui mandada pra casa fui trabalhar mais não aguentei e fui ao médico de novo então ele mim deu mais dias em casa eu estava toda enchada então completou mais de 15dias fui encaminhada para o INSS a empresa mandou eu aguardar a perícia em casa quando chegou o dia da minha perícia a médica mim abonou mais fui negada no administrativo do INSS porque eu não tinha 12meses de contribuição isso é certo

  189. Terminei minha jornada do trabalho trabalhando muito mal a termino da minha jornada fui ao médico e ele me deu um atestado de síncope dia isso foi em um sábado às 19:30 eu terminei meu trabalho as 19:00. Como conto os dias do atestado ? Começo a contar do domingo ? Ou conto do sábado já que a emissão do atestado foi no sábado às 19:30?
    Que dia volto a trabalhar na quinta ou na sexta? Gostaria de que me esclarecê minha dúvida. Obg

  190. Seu comentário aguarda moderação.

    Terminei minha jornada do trabalho trabalhando muito mal a termino da minha jornada fui ao médico e ele me deu um atestado de cinco dias isso foi em um sábado às 19:30 eu terminei meu trabalho as 19:00. Como conto os dias do atestado ? Começo a contar do domingo ? Ou conto do sábado já que a emissão do atestado foi no sábado às 19:30?
    Que dia volto a trabalhar na quinta ou na sexta? Gostaria de que me esclarecê minha dúvida. Obg

  191. Cleverson de miranda · Editar

    Eu peguei um atestado e fui homologar antes das 48 horas mais a empresa disse que eu tinha apenas 24 horas e pelo jeito não vai aceitar o meu atestado oque devo fazer ? Sendo que se eu ganha mais uma advertência posso ser mandado embora por justa causa .

  192. como é pago o atestado ? como dia normal ou aparece na folha como dias de doença… atestado vale mais q dia normal de trabalho ?

  193. Tenho 27 dias de atestado pelo mesmo médico a empresa já marcou apericia pra 06 de setembro … tenho que ficar voltando no medico e ele tem que ficar me atestando até o dia da perícia ?

  194. REINALDO TEODORO · Editar

    galera eu fiquei afastado e recebi alta do INSS com 18 dias . eu recorri fiz a reconsideraçao de pericia , o medico aceitou os 8 meses pq nesse intermédio o inss ficou em greve e nao tinha como fazer perícia ,enfim e considerou blz .Ai nesse intermédio eu machuquei o ombro.quando eu sai da perícia dos 8 meses a moça do inss me disse taqui sua folha o senhor tem direito a reconsideraçao no prazo de 30 dias,porem ela nao reparou que eu ja vinha de uma reconsideraçao? e eu nao sabia que só poderia fazer 2 reconsideraçao e nao 3.ai eu esperei dar 28 dias e fui marcar uma nova reconsideraçao,assim dava tempo do meu ombro melhorar.qual minha surplesa eu nao poderia mais .ai lascou pq eu nao voltei a Empresa. eu peguei um atestado pra nao estourar os 30 dias ,senao dá abandono de emprego. e a empresa nao quer saber e eu tou sem voltar e sem poder da entrada no inss.alguem pode me ajudar?

  195. Janilson Barbosa Vieira · Editar

    Mim acidentes de moto logo após horário do trabalho, e fui socorrido e fraturas a clavícula e o pé. E fiquei de atestado de 15 dias ,eu sou Supervisor de Vendas e recebo salário mais comissões. Gostaria de saber se vou receber meu salário mais as comissões dos meus vendedores ou só o valor do meu salário sem as comissões?

  196. Estou grávida de 6 meses,tive alguns problemas de urina e outras coisas. Peguei intercalado 12 dias de atestados,a empresa me informou que só poderia ter mais 3 dias. Se não iria para o INSS. Isso no prazo de 60 dias. Como funciona isso,no caso meu q sou gestante? Obrigada

  197. Boa noite gostaria de saber, peguei 10 dias de atestado e voltei trabalhar ai trabalhei 7 dias ao passar pelo medico do trabalho me deu mais 30 dias pelo mesmo CID. dos 10 dias, a empresa marcou a pericia com data do ultimo dia trabalhado na da data dos 10 dias e correto isso, e quem me paga os 7 dias que trabalhei, ou a empresa tem que reagendar a pericia o que e correto.

    Obrigado

  198. Voltei so trabalho no dia 11 de novembro 2015 logo apos o perito do inss me da Alta depois da retirada do utero .no mesmo dia fui demitida

  199. Olá tenho uma dúvida fiz cirurgia de apendicite e os médicos me deram 15 dias de afastamento pra mim ficar em repouso. Estava ainda na experiência na empresa ao chegar na empresa pra entregar o atestado eles me mandaram em bora fui dispensado, eles falaram que eu não fui avaliado na minha experiência isso é correto.

  200. Eu entrei numa firma a dois messes e me machuquei la nao me deram suporte nenhum e fiquei de atestado e me mandaram embora depois q voltei trabalha qual direitos eu tenho ??

  201. Ola! Minha esposa foi hoje ao INSS e foi recusado o pedido de afastamento. Antes de ela chegar a data da pericia ela ficou 15 dias em casa aguardando a data a mando da empresa. E a empresa alega que caso fosse negado o pedido ela perderia os dias em que ela ficou em casa aguardando a pericia. Eu gostaria de saber se isso é correto por lei?

  202. eu possuo um atestado de 30 dias que começou a contar a partir do dia 15/07 o ultimo dia trabalhado foi 14/07 me deram uma papel pra levar no inss fui lá me informaram que tenho do dia 1 ao 12 pra agendar uma pericia e até agora não recebi nada a empresa não teria que me pagar pelos 15 dias afastado? E se a pericia for agendada para depois dos 30 dias oque faço? Alguém pode me esclarecer algo estou confuso.

  203. alguem pode me ajudar,estou de atestado medico e tenho pericia marcada,estou afastada da empresa pois obtive um problema de coluna serio por maus condicoes de trabalho,hj fui no banco e tinha 90,00 de salario,a empresa nao me pagou os 15 dias de atestado,alguem sabe se isso é certo?

  204. Maria Olivia Silva · Editar

    PERGUNTA. Minha empregada domestica está aguardando avaliação cardiológica e agendamento de cirurgia de histeriquitomia, atualmente não apesentou nenhum atestado medico , caso eu a demita esterei indo contra as leis trabalhistas?

  205. Ola. Dia 29 de junho de 2016 me acidentei no trajeto de trabalho . dia 22 tinha fexado cartão ponto . e dai ate dia 29 eu trabalhei depois ate dia 14 do 07 fiquei de atestado pela empresa e eu tive q fazer cirurgia e apos consultar pela unimed com 2 medico um ortopedista outro clinico . então eles falaram que cobriram td mas no meu pagamento veio uma mereca e descontaram as consultas. Isso pode????

  206. Ola internei meu irmao numa clinica de recuperacao e o laudo ainda nao ficou pronto tenho ate quantos dias pra levar o laudo pra empresa

  207. bom sou empregada doméstica tive um problema de distensão muscular fui atestada por 7 dias depois mais sete dias, dei entrada no inss terminando os dias de atestado deveria voltar a trabalhar normalmente porém estou fazendo fisioteriapa o horário da fisio é durante meu horário de trabalho no caso se eu apresentar o comprovante de horas eu ainda precisaria pagar as horas não comparecida durante o tratamento ? que lei que me assegura nesse caso?

  208. Boa tarde , ontem fui a médica porque nao estava mim sentido bem , no período da noite portanto a nefuca falou que estava em possibilidade de trabalha no dia seguinte , e fui ate a empressa que trabalho a noite apresentar o atestado pra que el. grtgrataes ficassem ciente pea nao colocarem meu nome na atribuição , porém recebi uma notícia que levei falta hoje , e certo isso

  209. Tive conjuntivite fui no médico e o mesmo me deu 4 dias de atestado.fuui trabalhar mesmo de atestado eu posso processar a empresa

  210. Tive conjuntivite fui no médico e o mesmo me deu atestado de 4 dias no dia seguinte fui trabalhar mesmo de atestado. Eu posso processar a empresa por isso

  211. Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida, o funcionario faltou na segunda feira, na terça feira chega e diz que está passando mal, após 1 hora de trabalho e com cara de que esta com sono, pede para ir ao UPA para ir ao medico, vai e não volta e no outro dia vem apenas com declaração de como esteve no UPA, o que eu faço com esse empregado.

  212. CRISTIANO FIGUEIRA · Editar

    Olá ;Meu nome é Cristiano tive uma fratura na mão em casa meu médico me deu 15 dias de atestado,aí vem oque eu gostaria de saber ,sou obrigado à entrar no INSS ?ou posso voltar 1 dia e pegar mais 15? ,porque pelo médico em 4 semanas já tiraria o gesso e já poderia voltar ao trabalho.Agradeço muito se puder me responder.

  213. Estava internada retornei ao trabalho e meu chefe não quer me dar a minha folga disse que nao tenho direito oq eu faço.

  214. estou com problemas no joelho e no total tenho 17 dias ja passei a empresa e eles falaram que iriam me ligar mais ate agora nada oq devo fazer?

  215. Olá,peguei 29 dias de atestado em atestados separados,estou com problemas na coluna cervical e na lombo sacra,estou mal conseguindo andar,vou entra com o pedido de afastamento,porem estou com muitas duvidas,uma delas e qual o medico que passa a quantidade de tempo ,que terei que ficar afastada o meu medico ou o medico do inss,pois tenho uma carta do meu medico dizendo que estou impossibilitada de trabalhar ,mas nao sei se tenho que levar uma com quantidade de tempo? quanto tempo mais o menos a empresa marca a pericia,eu ia marca mais eles me ligaram dizendo que eles iam marca ,faz uns dias ja ate agora nada?obrigada pela ateção

  216. Boa noite. Recentemente eu entrei de licença médica e fui afastado pelo médico por 60 dias (do dia 05/09/16 a 05/11/16). Fui encaminhado ao INSS para o beneficio de auxílio doença. O perito do INSS só concedeu por 30 dias, até hoje (dia 03/10/16). Minha dúvida e: Eu sou obrigado a voltar neste dia, mesmo o atestado indo além? Posso ficar de repouso (mesmo sem receber, claro) até findar os 60 dias sem nenhum risco de abandono de emprego? O parecer do perito invalida, não para fins previdenciários mas sim trabalhistas, o prazo total do atestado? Ou devo voltar ao médico e pedir um novo atestado para finalizar os dias de repouso?
    Obrigado.

  217. Bom dia!
    Será que alguém pode me ajudar? Minha esposa trabalha como auxiliar de cozinha, e está afastada por um problema de saúde por mais de 22 dias. Nesse caso quem deve pagar os 15 dias iniciais do atestado, o patão dela ou o INSS? Registrada em carteira, por empregador, pessoa fisica, más não se trata de empregada domestica pois, ela trabalha em uma empresa com fins lucrativos. Alguem pode me ajudar?

  218. Kate cristina de almeida · Editar

    Eu presto servico pra uma agência q fornece mão de obra pra buffet, tinha um evento marcado de 5 dias e me a cidentei tendo q levar ponto nas mão. Tenho atestado de 7 dias, tenho direito de receber mesmo n sendo registrada?

  219. fernanda alves justino · Editar

    estava descontente com o trabalho da minha funcionária doméstica há algum tempo, e deixei bem claro para ela que se ela não melhorasse iria dispensa-la do emprego. Só que agora ela me apareceu com a novidade que está com HIV e está tendo que sair constantemente e semana passada colocou a boca na mamadeira do meu filho, depois fez uma cirurgia para parar uma infecção no utero e pegou atestado de 15 dias.
    não quero mais a permanencia dela nas funçoes porque fiquei insegura quanto aos cuidados com higiene. POSSO DEMITIR? ou tem estabilidade?

  220. To na duvida fui no medico e o atestado e das 3 da tarde ate as 8 e 10 da noite e o meu horario de servico e das 2 da tarde as 10 e 20 da noite eles vao aceita?

  221. Mariza de Fatima Santos Andrade · Editar

    Boa noite
    Eu fiz uma cirurgia na boca e o dentista me afastou três dias.Retornei ao trabalho e a minha face inchou muito.A médica clínica de onde eu trabalho me afastou por mais cinco dias.Instituíram uma norma na empresa que o funcionário afastado tem que apresentar o atestado em 48ha ao médico do trabalho para validação.Eu fui após e a profissional não validou.Isso é legal?Eles podem recusar o atestado?Ainda mais questionou o atestado fornecido por um médico e não por dentista .Me senti muito constrangida com os questionamentos da profissional,deu a entender que eu não precisaria de tantos dias de afastamentos.Em nenhum momento me perguntou sobrea minha condição de saúde

  222. Boa noite. Tenho duvida . Afastei 30 dias ja pelo inss . E agora to com outro atestado. Com cid diferente . Dentro do prazo de 60 dias a firma tem q pagar os 15 dias ??

  223. Boa tarde;
    Na empresa onde eu trabalho tem um documento falando que não aceitam atestado de acompanhante para maiores de 60 anos (idoso). Isso pode? não vai contra o estatuto do idoso?
    Alguém sabe me dizer?

  224. Ola boa tarde,um funcionario ficou afastado por sete meses por acidente 4 meses de licenca maternidade retornou a empresa e agora deu um atestado por arrancar o sizo(o qual nem avia nascido ainda ) posso mandar embora pelo fato de ter tido todo este tempo de afastamento e agora querer dar atestado por estar arrancando dentes para por aparelho???

  225. boa tarde gostaria de saber se uma empregada domestica se estiver de atestado de 10 dias quem que paga e o patrao ou proucurar inss ?

  226. Boa noite.por favor me tire uma dúvida.tou gravida e sempre k faço exame ou consuta eu pego atestado.só k agora a minha patroa ta pedido xerox de todos os exame k eu fiz do pré Natal.só não basta os atestando?

  227. Olá Boa Tarde !!

    Gostaria de tirar uma dúvida, entrei de licença da minha empresa do dia 19/10 ao dia 03/11, porém, no dia 19/11 fiquei com falta injustificada sendo estava de atestado, falei com minha gerente regente a isso é ela me disse que vai pensar se vai abonar esse dia porque eu havia falta dois dias anteriores, isso pode acontecer? Obrigado e me ajudam por favor?

  228. Boa noite !
    Estou gravida não tenho convênio médico passo pelo SUS. E toda consulta ou exame o médico ou enfermeiro não querem carimbar e assinar meu atestado ou comprovante de horas e estou sofrendo muitos descontos no pagamento e tudo mais . Isso está certo ? Eu posso recorrer ?

  229. Me machuquei e estava de atestado médico. Sendo que ao tentar entregar o atestado medico.
    O gerente da empresa não me deixou entregar o atestado medico,
    Á médica da empresa. E ainda me deram 5 dias de suspensão.
    Que seria os 5 dias de atestado que eu estava pela empresa.
    Não sei o oque fazer?
    O atestado era pelo plano da empresa. Unimed Rio.. …

  230. Entreguei um atestado hoje porém ele estava fora do prazo de entrega pois trabalho à noite as19:00 horas o RH fecha às 22:00 quando fui entregar o atestado naquela semana mudou o horário estava fechado as 18:00 horas por isso não foi possível entregar no prazo ágora o RH falou que ia receber só pra abonar as faltas não vou receber isso está certo.

  231. Queila Cristina de Paula · Editar

    Olá,Boa tarde.Gostaria de tirar uma dúvida,peguei 30 dias de atestado aparti de hoje,ia pegar férias aparti do dia 19 de Dezembro e voltava dia 9 de janeiro.E agora tenho direito às férias e décimo terceiro?

  232. Gostaria de saber se existe um limite de atestados que o funcionário pode dar no ano, pois estou com problemas com um de meus funcionários, toda vez que precisamos dele para algum serviço fora da cidade, que tenha que viajar, ele falta e apresenta atestado, já teve vez dele apresentar 4 atestados segui, de dias consecutivos, de doenças diferentes, tipo: 1 atestado de 4 dias para coluna travada, no 5 dia ele apresentou outro atestado de um dia por dor de barriga, no sexto dia apresentou um com 3 dias com o nervo siatico(não sei se está correta a escrita) inflamado, no nono dia apresentou um de enxaqueca. Sendo assim ele já apresentou atestados totalizando 18 dias afastados de varias doenças diferentes, alguns afastando dias consecutivos e outros esporádicos. Existe algo que eu possa fazer, além de demiti-lo.

  233. Sarah Pereira da cunha · Editar

    Ola bom dia , eu gostaria de saber se uma mulher esta de férias e sofre um aborto ela perde o direito de pegar o atestado ? O que fazer se ela pegar o atestado de 40 dias de repouso , mais esta no começo das férias ? Fica invalidado? Por favor me responda!!!

  234. gilcimar rocho lima · Editar

    boa noite eu tenho um problema de saúde e o medico da empresa mim afastou por 15 dias mas na minha folha ponto esta marcado falta do colaborado

  235. Estou grávida de 30 semanas minha medica me deu atestado por tempo indeterminado gostaria de sabor quanto tempo demora para a consulta no inss e se passar mais de de um mês como fica a minha situação salarial

  236. Uma empresa pode afastar o funcionário com atestados com cd diferente exemplo tenho mais de 15 faltas mais são motivos diferentes

  237. Fiz uma histerectomia sub-abdominal. Total peguei atestado 30 dias .vou passar na pericia daqui 2 semanas era q o medico vai me liberar sinto muita dor e tontura?

  238. Bom dia!
    Peguei um atestado de 15 dias antes da licença maternidade.
    Peguei dia 17/01 e ao retornar dia 01/02 já entreguei o atestado de licencaa maternidade de 120 dias.
    O atestado de 15 não foi abonado isso é correto? Uma vez que eu não tinha condições de trabalhar e por isso peguei atestado.
    Cabe uma base legislativa para que possa tomar providências?

  239. Eu fiz uma cirurgia e estou com atestado de 15 dias, eu volto dia 15 pois entrei no dia 31 de janeiro. Tenho uma nova consulta dia 16 e a medica disse q talvez vai me dar mais 15, com isso ainda estarei pela empresa ou irei entrar pelo inss?

  240. Fabiana dos santos cotta · Editar

    Boa tarde ! Gostaria de saber como q funciona atestado estou com gravidez de risco peguei ferias q tinha vencida mas falta 60 dias para o bebé nascer aí o médico me deu 15 dias atestado eu posso voltar 1 semana e pegar mais 15 dias pela empresa ou não ?

  241. Oi, gostaria de tirar uma dúvida, fiz uma cirurgia e peguei atestado de 30 dias, passo na perícia no INSS, eles me liberando pra voltar ao trabalho quanto tempo depois posso tirar férias???

  242. Eu peguei um atestado de uma cirurgia de 15 dias, se eu pegar outro que seja de um dia eu tenho que dar entrada no Inss?

  243. Por favor me tirem essa dúvida!!!
    Eu machuquei na minha empresa,fui ao médico particular ele me deu 5 dias ,depois mais dez por último 30 dias , ele também me pediu exames e eu paguei tudo inclusive a Consulta!!!!passei na pericia eles não detectaram problemas que me impossibilita de fazer o trabalho!!!Depois de tudo voltei pra minha empresa com 20 dias que eu tinha voltado ela me despediram o que eu faço?????

  244. A empresa na qual trabalho, contratou uma clinica para efetuar a homologação dos atestados dos seus funcionários, porém essa empresa, se recusa em homologar meus atestados. Então sempre que entrego um atestado eles colocam em meu histórico, FALTA JUSTIFICADA.
    E agora, eles descontaram de meu salário.
    É correto eles agirem assim? Podem descontar mesmo sendo Atestado Médico?
    Como devo proceder?

  245. Bom dia, por favor preciso de informações sobre uma situaçao caotica que estou passando com a empresa na qual trabalho. Bom, no ano de 2010 por conta de um assalto na empresa, um médico me diagnosticou com stress no estagio de exaustão seguido de depressão e antes de piorar a situação fui ao RH da empresa e pedir minhas contas mas eles me disseram que eu deveria aguardar a respostas deles. Só que na mesma semana eu tiver um surto no qual eu fiquei sem noção de tudo por dois anos e meio dependente total de outras pessoas para tudo (a junta medica chamou isso de desligamento mental, ou seja, “travamento” da área do cérebro chamada cortex pré-frontal) e logo apos o ocorrido fui diagnosticada com Transtorno Mental Orgânico nao específico, psoríase e suficiência mitral…fui afastada por atestado e laudos psiquiátricos, conseguir o auxilio doença por somente tres meses e nada mais. Os medicos me disseram que tenho direito à aposentadoria. Mas desde então estou nessa situaçao sem saber o que fazer necessito voltar a trabalhar e a empresa não quer me aceitar lá e também não me despede, o meu psiquiatra não me dá alta diz que preciso de tratamento e o INSS me enrola. Nao sei mais o quê fazer, alguém por favor pode me orientar. Estou muito stressada por causa disso pois ja fazem 8 anos que estou nesse impasse sem conseguir nenhum acordo e sem chegar a nenhuma conclusão. Por favor, alguem me orienta. Desde ja agradeço a atenção.

  246. O atestado médico é para dar quando no momento da história ou após a história da doença, exames e o principal as medicações aplicadas para os sintomas do paciente e após seu efeito terapêutico na urgência, digo após a realização do paciente,para saber se ele está apto ao retorno do trabalho ou não. O que o judiciário orienta. O que a ética médica fala? Porque tem muitos artistas que deveriam estar na televisão interpretando uma personagem. Para mim ir a uma urgência e já comprometer o médico pedindo atestado antes do atendimento e medicamento é um abuso e desrespeito além de intimidação para machucar o carro ou arranhar o carro do médico. É um assunto muito sério mesmo. É desmotivante.

  247. bom dia. tenho um atestado de dias porem meu retorbo com o medico vai ultrapassar dias , entro no inss?

  248. Nádia Cristina Vieira de Sá · Editar

    Boa noite
    Oi meu nome é Nádia e estou cumprindo aviso prévio,só que no segundo dia de aviso minha filha passou mal e levei ela ao médico e ganhei o dia para observa-la . A minha dúvida é a minha patroa pode aceitar o atestado mesmo eu estando de aviso prévio ou não?

  249. Boa tarde .
    tem um colaborador que foi ao medico ortopedia pegou 15 dia com um cid , ao retorna depois de 15 dias trabalhou , 7 dias e foi no medico de outra especialização, que outro numero de cid . pergunta ele tem ser encaminhado para INSS.

  250. Bom dia, na segunda estava de folga e no mesmo dia peguei atestado de 4 dias pois estou com conjutivite, o atestado começa a contar na segunda ou na terça? ( perdi a folga? )

  251. Boa noite , tive que fazer uma operação o médico me deu 10 dias de afastamento , depois tive que voltar a trabalhar quando voltei depois dos 10 dias não consegui devida à muita dor pois estou com um cateter duplo j, fui ao hospital e médico teve que fazer outra cirurgia e me deu mais 10 a empresa que me encaminhar para o INSS isso é certo?? Pq acabando esses 10 dias volto a trabalhar normal como faço em relação a isso???

  252. Bom dia, tenho uma dúvida, meu médico me afastou por um período de 30 dias em um único atestado, quando fui entregar o atestado na empresa ela não aceitou, disse que eu teria que volta no médico pra ele poder me dar um atestado de 15 dias, só que fui ao sindicato da categoria e eles me orientaram a mandar o atestado através de uma A.R. (Aviso de Recebimento). Pois é obrigatório eles aceitarem o atestado.

  253. Jhonathan Sartório · Editar

    Bom dia, a patroa da minha esposa diz que cada dia de atestado que ela pega o governo irá descontar um mes de aposentadoria dela. Queria saber a veracidade desta informação.

  254. 3 suspensões durante 6 meses,gera uma justa causa?
    Nunca recebir uma advertência por escrito,sempre fui suspenso logo de cara,meu chefe está correto ao tomar tal medida sem antes me advertir por escrito?

  255. Bom dia !
    Gostaria de uma resposta, meu filho te 5 anos e precisou realizar 2 cirurgias, precisei ficar com ele por 8 dias em casa e au retornar ao trabalho a coordenadora informou que eu teria de pagar as horas dos 7 dias pois a empresa so abona 1 dia.Queria saber se isso realmente se aplica pois nao tenho como pagar essas horas no horario que ela sugerio eu nao tenho como ir,pois a tarde que foi o horario sigerido eu cuido dos meus filhos e não tenho com que deixalos.

  256. Boa noite!
    Estou de atestado desde dia 30/11 à 15/12/2017, por está grávida de 8 meses, fui na empresa e pedi ferias no término do atestado, hoje a empresa me ligou dizendo que eu conseguisse mais um atestado de três dias, porque não podia me colocar de férias só a partir do dia 18/12,devido a nova lei trabalhista, e ai o que eu faço?

Post Comment