Fatores que podem ocasionar a demissão por justa causa



  

Diversos fatores podem levar a uma demissão por justa causa e prejudicar a carteira de trabalho do profissional.

Ser demitido é um acontecimento natural na vida de qualquer trabalhador, mas a demissão por justa causa é uma anotação na carteira, que pode “sujar” completamente a carteira de trabalho do trabalhador. A justa causa é uma anotação que indica que o trabalhador teve um comportamento inadequado ou rompeu com alguma regra de conduta essencial na empresa.

Você sabe quais os principais fatores que podem levar a uma demissão por justa causa? Confira abaixo:

1 – Indisciplina:

Insubordinação às normas da empresa ou atos constantes de indisciplina. É preciso estar bem atento às regras comportamentais de cada empresa.

2 – Desleixo:

Atrasos constantes, faltas não justificadas constantes e produtividade baixa. Esses fatores demonstram que o funcionário não tem comprometimento com o trabalho e se recorrentes podem levar à demissão por justa causa.

3 – Abandono de trabalho:

É caracterizado pela falta do funcionário por 30 dias seguidos ou pela sua ausência ao final de algum benefício previdenciário.

4 – Prisão:

Se o funcionário for condenado à prisão, em regime fechado, e com pena que não cabe mais recurso, seu empregador poderá lhe demitir por justa causa.



5 – Embriaguez:

O funcionário que apresenta embriaguez comprovada durante o expediente de trabalho também está sujeito à demissão por justa causa, amparada por lei.

6 – Falta de discrição:

Se o funcionário divulga informações confidenciais sobre a empresa, que tragam prejuízo ou qualquer outro tipo de dano, a empresa pode também lhe demitir por justa causa. Por outro lado, segredos pessoais dos gestores não configuram motivo por justa causa.

7 – Agressão:

A agressão a qualquer colega ou superior dentro ou fora do ambiente de trabalho é considerada falta grave e é amparada por lei a demissão por justa causa nesses casos. Não é preciso que haja ferimento ou lesão corporal. Se um colega esmurrar o outro e houver testemunhas a justa causa se aplica.

8 – Jogos de azar:

Poucas pessoas sabem, mas jogar baralho ou os considerados “jogos de azar” pode ser considerada falta grave e levar à dispensa do empregado, por justa causa, desde que a produtividade do trabalho seja atingida.

Pequenos detalhes podem fazer a diferença entre uma demissão comum e uma por justa causa. É preciso estar atento e conhecer seus direitos. Caso você esteja sob o risco dessa anotação na carteira de trabalho, o aconselhável é que a lei seja consultada para esclarecer alguma possível dúvida.

Para que o risco da justa causa passe bem longe de sua carteira de trabalho, basta tomar os cuidados necessários e efetuar sua função com responsabilidade.

Por Patrícia Generoso



33 Comentários - Escrever um Comentário

  1. Ola
    Entrei na empresa em janeiro, so assinaram minha carteira em junho de 2015… descobri que estava gravida. Se pedir demissao recebo auxilio maternidade? Posso ser demitida? E sacar i fgts?

  2. shirleide andre de oliveira · Editar

    Sou platonista,estou de licenca medica por conta de uma cirugia,as minhas chefe falou q mim trocou de plantao q eu aceitasse ou pedese deminssao.
    Tenho uma filha pequena.o q fasso mim ajude mande resposta por favor.obg

  3. Cintia Taborda da silva · Editar

    Estou gravida de quatro meses e moro longe da empresa hotel onde trabalho.o hotel da passagem mais não no valor do ônibus sendo dois reais dado no valor 1.50 e sendo discontado em maos todo i valor dado não seria seis por cento???

  4. Natalia de Souza · Editar

    Voltei de licença ah um mês …porém faltei alguns dias sem justificativa posso tomar justa.?

  5. Fui contratada como atendente de padaria, mas faço de tudo e ate operadora de caixa, limpeza ,chapeira e ajudo o padeiro e confeiteira mas nao ganho pra fazer isso tudo
    Gostaria de saber o que fazer nessa situaçao.

  6. Funcionário teve comportamento desrespeitoso com seu superior. Extremamente alterado por motivo infundado, falando alto foi extremamente indelicado com seu superior. Convidado a conversar retirou da sala reafirmando que não queria convetsa.Esse comportamento caracteriza indisciplina? Pode ser demitido por justa causa? Esta não foi a primeira vez que teve esse tipo de comportamento.

  7. Trabalho em posto de gasolina e o chefe me acusou de está com transações na bomba de GNV! Mas não tem provas. Posso ser demitido por justa causa?

  8. eu cheguei atrasado por que fui buscar minha filhinha prematura no hospital, so quecomuniquei meu atraso antes e me deram justa causa isso pode?

  9. Entreguei um documento de término da faculdade com validade de trinta dias, a prefeitura abriu uma comissão de processo administrativo e me demitiram sem direito a nada, justificando que o documento era falso. Isso procede?

  10. A empresa pode mandar o funcionario embora por justa causa, se o mesmo tiver q se ausentar do trabalho semanalmente por 12h, mesmo o funcionario repondo esta carga horaria estendendo as horas de trabalhos semanalmente???

  11. Me ajudem,por favor .trabalho em um hospital privado,sou tec.enfermagem.estou grávida de37semana e minha chefe me deu duas advertências por ter puncionado com 2furos uma paciente e alego que eu menti que foi so um.mas não me deixou nem explicar.e outro por ter trocado um soro glicosado por fisiológico sendo que disse que e rotina.e eu nao usei os 5 certos. To com medo dela me dar justa causa.ja que ela não. Aceita funcionárias grávida.inclusive as duas últimas demisoes foram. Com funcionarias que tiveram bebê.

  12. Moisés Marques de Souza · Editar

    Eu trabalho em uma função ,e sou registrado e os dirigentes querem mim colocarem em outro cargo ,mas eu n quero ,isso dar justa causa ?

  13. Bom dia a empresa onde trabalho fornece o vale transporte e tenho condução própria ela estão falando que vao da justa causa se não cancelar o vale o que faço

  14. Olá sem pensar digitei meu cpf no meu próprio caixa pra participar do clube extra mais pode dar justa causa?

  15. Minha chefe , fica me perseguindo me odeia me deu duas advertência por ter ido reclama com a dona da empresa sobe ela , e falou q não vai sessuga enqto eu não pedi a conta ou vai me dá justa causa, o q devo fazermos

  16. xinguei meu gerente fora do hr de trabalho no dia 13 ja tinha batido meu ponto e saido da empresa dia 14 era minha folga dia 15 retornei ele me agrediu me xingo e disse que eu tinha sido desligado no dia 13 por justa causa isso pode ?

  17. Rogério Almeida dos Santos · Editar

    Estou com um serio problema na empresa é que tenho minha carteira assinada mas quando não tem obra
    meu chefe me deixa em casa e fala que só me paga se eu trabalhar e até o vale transporte que é um beneficio meu e é descontado no contra cheque eu não posso usa para ir ao mercado ou posto de saúde levar meu filho quando estou nesses dias em casa que ele diz que não posso gastar para resolver problemas pessoais e comentou que pode até me dar uma justa causa isso é verdade?

  18. Michelle do santos gomes pinheiro · Editar

    Minha empresa quer me obrigar a pedir conta me ameaçando dar justa causa se eu não pedir alegando faltas não justificas . Mas não quero pedir contas como devo proceder

  19. Na minha cidade, o juiz do trabalho é totalmente a favor do empregado. Dificilmente ele aceita justa causa. Estou sem chão, pois meu funcionário falta todos os meses sem justificar, e quando vem trabalhar, chega atrasado. As vezes some dentro da loja para não ajudar os colegas. Não sabemos o que fazer. Mandar embora está fora de cogitação. A justa causa me obriga a contratar advoga, pois o empregado terá um sedento por dinheiro. Sinceramente, na crise que estamos vivendo, ainda existem pessoas que não acordam pra vida. Detalhe…o empregado é casado e pai de 2 filhos pequenos.

  20. quando funcinareo esta na estabilidade do INSS o empregado for demitido oque a empresa deve indenizar o funciona reo ???

  21. Sou registrada em uma empresa e nunca trabalhei lá sempre me mandaram pro aparamento do dono da empresa .o que posso fazer?

  22. Boa tarde ,cheguei atrasado no plantão e a supervisora mandou eu voltar pra casa e nos dois plantões seguintes faltei sem atestado ,eles podem caracterizar justa causa?

  23. Após quantos dias d falta o empregado pode ser mandado embora por justa causa? E depois d quantas advertência?

Post Comment