Benefícios das Redes Sociais Corporativas



  

As Redes Sociais Corporativas podem auxiliar a empresa e aumentar a produtividade dos funcionários, porém, é preciso saber utilizá-las da melhor forma possível.

Todos já conhecemos os benefícios que as redes sociais trazem para as nossas vidas. Entretanto, todos conhecem também os potenciais malefícios advindos do uso dessas ferramentas. O fato é que hoje, parece ser inconcebível alguém não possuir sequer um perfil em algumas das muitas redes disponíveis. Essa mentalidade que prima pela integração, por conseguinte, não poderia ficar de fora do ambiente corporativo. As Redes Sociais Corporativas são uma tendência do mundo do trabalho contemporâneo e o seu crescimento tem sido estudado por especialistas.

Seja o simples mensageiro instantâneo que o funcionário abre todos os dias úteis para se comunicar com um grupo de colegas de empresa, sejam as redes sociais completas, nas quais é possível conhecer um pouco das características de cada colaborador, o importante é se manter conectado. Apesar de ser um recurso rico de possibilidades, as redes corporativas introduziram no ambiente de trabalho um novo modo de enxergar os dois fenômenos revolucionários da atualidade: a internet e a intranet.

Mas você, funcionário, tem utilizado a sua Rede Social Corporativa para fazer aquilo que favoreça a sua produtividade? Ela tem sido um canal poderoso para, por exemplo, você conquistar mais clientes e criar uma cadeia de contatos de excelência. Ela tem sido utilizada para levar o seu chefe a reconhecer determinadas qualidades ou defeitos em você?

Torçamos para que o lado positivo dessa ferramenta prevaleça na sua vida. Porque se assim estiver acontecendo, com certeza o seu papel na empresa tem sido o de encurtar as distâncias e o de reduzir os custos operacionais relacionados às tarefas comunicativas do dia a dia. E, é claro, as redes corporativas têm permitido a consolidação de novos negócios, agregando valor ao seu serviço.



Especialistas têm apontado que, com a afirmação das Redes Sociais, novas possibilidades documentais têm sido criadas, a exemplo, da necessidade de utilização de outros tipos de mídias, que não apenas os textos convencionais, mais associados à intranet.

Outro fator favorável no uso dessas redes diz respeito à interatividade entre os próprios colaboradores e parceiros, desde que isso não seja obscurecido pelo foco em aspectos geralmente irrelevantes da comunicação como, por exemplo, as conversações sobre assuntos ligados ao ambiente exterior ao trabalho em si.

Tal interatividade é poderosa em diversas situações do mundo corporativo, como aquelas em que um determinado executivo necessita apresentar um projeto para colaboradores que estejam espalhados por filiais existentes em locais muito distantes. Com isso, o ganho de tempo e a redução de despesas são as principais vantagens.

Como se pode ver, as redes sociais corporativas vieram para ficar, pois seus benefícios superam os malefícios, uma vez que estes têm demonstrado ser facilmente sanáveis.

Por Alberto Vicente



Post Comment