Muitas pessoas têm problemas para falar em público. Isso vai desde o aluno que terá que apresentar um trabalho até um profissional que terá que lidar com pessoas em uma apresentação ou reunião. Confira aqui algumas dicas para melhorar esse seu lado e falar melhor em público.
Nunca se atenha apenas em ter conteúdo para o tempo determinado que deverá falar. Saiba tudo o que conseguir sobre o tema em questão. Se você tiver 15 minutos para a sua apresentação, tenha um conteúdo para falar por ao menos 30 minutos. Trabalhe também sobre a forma que irá explanar o seu conteúdo e que ele seja bem digerido por todos. Se possível, grave você falando sobre o tema e veja depois. Você pode apontar os erros e acertos.
Mesmo quando você erra em algum momento, mas está se comportando de uma maneira natural e mais espontânea, os seus ouvintes aceitarão a derrapada e ainda continuarão a acreditar no que diz. Nunca apresente uma forma artificial de falar ou a plateia vai duvidar de suas palavras.
Nunca é bom confiar apenas na sua memória, mesmo ela sendo boa. Quando você acha que tem tudo na mente, no ato a coisa pode ser diferente. Caso esqueça uma palavra e não conte com roteiro, a coisa pode desandar. Faça um roteiro dos principais pontos de sua apresentação. Tente trazer consigo também algumas frases que podem remeter a ideias completas.
Cada público será diferente do outro. Tudo deve ser considerado para a sua exposição. Verifique qual é o nível intelectual das pessoas que irão lhe ver, a faixa etária e se elas conhecem o assunto que você irá explanar. O seu preparo será melhor se observar alguns pontos do público.
Nunca deixe escapar um errinho de gramática na exposição. Isso até não vai prejudicar a sua apresentação, mas pode ter certeza que algumas pessoas vão notar. Tire do vocabulário coisas como “ela está MEIA nervosa”, “MENAS”, “A nível de”, entre outros.
Nunca fique apoiado em algo ou, se tiver sentado, evite deixar as pernas muito abertas ou muito fechadas. É bom se movimentar um pouco para que em algum momento, se certa pessoa estiver desatenta, consiga recuperá-la para a sua apresentação. Equilibre os gestos, nada de excessos. É difícil, mas sempre procure olhar para todas as pessoas da plateia. Nunca fale com as suas mãos nos bolsos ou com os braços cruzados.
As suas falas devem conter boa energia, emoção e entusiasmo. Se você não apontar que está interessado no que fala, imagine quem está na plateia lhe observando. A emoção que passa para os ouvintes vai conquistar o público.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?