Dicas de Como Falar Melhor em Público



  

Confira aqui algumas dicas e conselhos para se dar bem na hora de fazer uma apresentação em público.

Muitas pessoas têm problemas para falar em público. Isso vai desde o aluno que terá que apresentar um trabalho até um profissional que terá que lidar com pessoas em uma apresentação ou reunião. Confira aqui algumas dicas para melhorar esse seu lado e falar melhor em público.

Você deve estar preparado para falar:

Nunca se atenha apenas em ter conteúdo para o tempo determinado que deverá falar. Saiba tudo o que conseguir sobre o tema em questão. Se você tiver 15 minutos para a sua apresentação, tenha um conteúdo para falar por ao menos 30 minutos. Trabalhe também sobre a forma que irá explanar o seu conteúdo e que ele seja bem digerido por todos. Se possível, grave você falando sobre o tema e veja depois. Você pode apontar os erros e acertos.

Seja natural:

Mesmo quando você erra em algum momento, mas está se comportando de uma maneira natural e mais espontânea, os seus ouvintes aceitarão a derrapada e ainda continuarão a acreditar no que diz. Nunca apresente uma forma artificial de falar ou a plateia vai duvidar de suas palavras.

Faça um roteiro:

Nunca é bom confiar apenas na sua memória, mesmo ela sendo boa. Quando você acha que tem tudo na mente, no ato a coisa pode ser diferente. Caso esqueça uma palavra e não conte com roteiro, a coisa pode desandar. Faça um roteiro dos principais pontos de sua apresentação. Tente trazer consigo também algumas frases que podem remeter a ideias completas.

Fique de olho para quem vai falar:

Cada público será diferente do outro. Tudo deve ser considerado para a sua exposição. Verifique qual é o nível intelectual das pessoas que irão lhe ver, a faixa etária e se elas conhecem o assunto que você irá explanar. O seu preparo será melhor se observar alguns pontos do público.

Tenha uma linguagem de qualidade:



Nunca deixe escapar um errinho de gramática na exposição. Isso até não vai prejudicar a sua apresentação, mas pode ter certeza que algumas pessoas vão notar. Tire do vocabulário coisas como “ela está MEIA nervosa”, “MENAS”, “A nível de”, entre outros.

Mantenha uma boa postura:

Nunca fique apoiado em algo ou, se tiver sentado, evite deixar as pernas muito abertas ou muito fechadas. É bom se movimentar um pouco para que em algum momento, se certa pessoa estiver desatenta, consiga recuperá-la para a sua apresentação. Equilibre os gestos, nada de excessos. É difícil, mas sempre procure olhar para todas as pessoas da plateia. Nunca fale com as suas mãos nos bolsos ou com os braços cruzados.

Sempre se apresente com emoção:

As suas falas devem conter boa energia, emoção e entusiasmo. Se você não apontar que está interessado no que fala, imagine quem está na plateia lhe observando. A emoção que passa para os ouvintes vai conquistar o público. 



Post Comment