Negociação salarial em tempos de crise econômica



  

É possível negociar o salário em tempos de crise, mas é preciso saber como fazer essa negociação.

As empresas estão em um momento de diminuir despesas e falar de aumento de salário nesta situação pode parecer complicado, até porque o número de pessoas que estão à procura de emprego só cresce.

O diretor da Paige Personnel, Ricardo Haag, informa que a negociação salarial pode ser realizada a qualquer momento, desde que seja feita de forma bem fundamentada e com considerações justas. É necessário que o profissional avalie se a remuneração está compatível com o mercado e o seu papel na companhia.

Confira abaixo dicas para negociar seu salário em tempos difíceis de crise econômica:

1 – Resultado acima da média: Antes de qualquer atitude é preciso averiguar se o seu desempenho está muito bom e se você está trazendo os resultados esperados pela empresa. O aumento de salário só terá sentido se sua performance estiver acima da média.

2 – Faça mais do que o seu dever: No momento de crise, reduzir os gastos pode ser uma ótima oportunidade de se promover.



3 – Conversa com o chefe: É imprescindível que seu superior apoie seu pedido e, para isso, você precisa demonstrar que é importante para a organização da empresa, além de estar disposto a encarar novos desafios. Antes da conversa, é essencial que o seu discurso esteja preparado com antecedência.

4 – Momento certo: O pedido de aumento de salário ou ainda de promoção deve ser feito no momento adequado, ou seja, quando seu superior estiver com o dia mais tranquilo e não estiver pressionado com o cumprimento das metas e resultados.

Caso a tentativa não dê certo, é importante que você não desanime e continue trabalhando com profissionalismo. Afinal, caso queira continuar atuando na mesma empresa será necessário adaptar-se.

Manter o otimismo e a ética profissional nesses momentos é essencial para que no futuro haja o reconhecimento desejado. Lembre-se: o seu gestor observa suas atitudes e, principalmente, seu engajamento com a instituição, o que ajudará quando o cenário favorável aparecer.

Por Bruna Rocha Rodrigues



Post Comment