Ministério do Trabalho reconhece Novas Profissões



  

Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) ganha 12 novas profissões em sua lista.

Anualmente o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) atualiza novas categorias profissionais, ou seja, profissões que foram agregadas ao mercado de trabalho e ainda não haviam sido reconhecidas. Neste ano, doze novas foram reconhecidas e atualizadas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), atingindo a marca de 2,6 mil ocupações existentes hoje no Brasil.

Essa classificação da CBO é atualizada de acordo com as mudanças que ocorrem no país, tanto na política como na cultura e economia e serve para a reformulação e também criação de política públicas de empregabilidade. Dessa forma, Tecnólogo em Soldagem, Mestre de Cerimônias, Entregador de Publicações, Concierge, Entrevistador Social, Agente de Combate a Endemias, Casqueador de Animais, Ferrador de Animais, Tapeceiro de Autos, Condutor de Ambulâncias, Operador de Combustível de Aeronave, Monitor de Sistemas Eletrônicos de Segurança Interno e Monitor de Sistemas Eletrônicos de Segurança fazem parte do hall das ocupações reconhecidas pelo MTPS.

Conheça abaixo as novas ocupações detalhadas:

  • Agente de Combate a Endemias: Responsável pelas ações de controle de endemias e por ensinar educação sanitária e ambiental para a comunidade, além de orientar os meios para promover a saúde através de inspeções a domicílio.
  • Casqueador de Animais: Este profissional deverá monitorar a saúde dos animais como doenças, lesões e também traumatismos. Além disso, o Casqueador deverá cortar os excessos de cascos e limpa e higienizar os ferimentos.
  • Concierge: O Concierge tem a função de prestar serviços de recepção e apoio aos clientes. Também pode prestar atendimento telefônico e informações em distintos estabelecimentos comerciais.
  • Condutor de Ambulância: Responsável por transportar os pacientes. Além disso, também poderá prestar auxílio às equipes de saúde durante atendimentos de urgência e emergência.
  • Entregador de Publicações: O Entregador de publicações é responsável por entregar as publicações, correspondências e objetos, além de também organizar e fazer a triagem destes.
  • Entrevistador Social: O Entrevistador social vai até as casas de famílias de baixa renda para realizar entrevistas e também orientar sobre as políticas públicas e programas sociais.
  • Ferrador de Animais: Como o nome já diz, o Ferrador é responsável por colocar as ferraduras nos animais. Também verifica se há algum ferimento nas patas e, se tiver, encaminha ao veterinário.
  • Mestre de Cerimônias: O Mestre de Cerimônias é responsável pela gestão dos eventos, sempre seguindo um roteiro elaborado pelos organizadores.
  • Monitor de Sistemas Eletrônicos de Segurança Externo: Monitorar os equipamentos e sistemas de uma central de monitoramento é o papel do Monitor de Sistemas Eletrônicos de Segurança Externo. Também deverá realizar inspeção técnica no local a ser monitorado e fazer manutenção corretiva e preventiva dos sistemas.
  • Monitor de Sistemas Eletrônicos de Segurança Interno: Este profissional deverá analisar os eventos e as imagens recebidas na central monitorada. Identificar os problemas e encaminhar ocorrências ao setor responsável também faz parte do trabalho do monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno.
  • Operador de Abastecimento de Combustível de Aeronave: Abastecer e destanquear o combustível das aeronaves é o trabalho deste profissional.
  • Tapeceiro de Autos: Fabrica ou reforma o estofamento e revestimento interno de veículos.
  • Tecnólogo em Soldagem: Este profissional é responsável por elaborar o plano de qualificação de procedimentos de soldagem, além de qualificar profissionais da área.


William Dresch Floriano



One Comment - Escrever um Comentário

  1. deveria legalizar a profissao de cuidador de idoso tambem.pois as carteiras deles sao assinadas como empregados domesticos.mto errado.um absurdo.

Post Comment