Nomadismo Digital – O Que é?



  

Estilo de vida cresce entre profissionais de tecnologia.

Já se imaginou fugindo da rotina para  um local exuberante e totalmente diferente da onde você mora e ao mesmo tempo conseguir trabalhar e se sustentar. Uma vida dos sonhos e que parecia algo distante da realidade se tornou possível graças aos avanços tecnológicos que permitem esquecer os espaços físicos e  os horários fixos e poder trabalhar em áreas ao ar livre, desde que tenha o acesso à internet!

Cada vez mais pessoas estão optando por este estilo de vida chamado de "Nomadismo Digital". Já se tornou hábito em alguns países no exterior, sendo os pioneiros no Brasil o casal Jaque Barbosa e Eme Viegas, que graças às escolhas do seu dia-a-dia conseguiram a liberdade geográfica e de horários que desejavam e assim ter mais tempo livre para gastar.

A maioria dos nômades digitais tem seus trabalhos relacionados à tecnologia. Mas independente da liberdade que este estilo de vida traz, não significa que as cobranças serão menores, sendo necessário atender a produtividade e evoluir na carreira onde quer que esteja. O maior mito à respeito desse estilo de vida é a afirmação de que é necessário "ser filhinho de papai" para aderir ao ramo, sendo que a grande verdade é que se precisa de segurança financeira e esforço próprio.

De acordo com os adeptos do nomadismo digital, o maior motivo para procurarem este modo de vida era porque eles conseguiam produzir cada vez mais e com melhor qualidade. De acordo os mesmos, a ferramenta principal para aderir ao nomadismo é ter um notebook e um bom pacote de internet para acessar os arquivos que ficam na nuvem. Realmente este projeto pode ser de sucesso, exemplo disso é o casal citado no início da matéria, que hoje é dono de três blogs e fatura em torno de três milhões de dólares ao ano.



As maiores características das empresas que tem funcionários nômades digitais é a adequação dos funcionários aos fusos-horário diferentes, a motivação e colaboração desejando uma performance acima da média entre seus funcionários.

Além disso, no início de qualquer projeto empresarial envolvendo o nomadismo digital é necessário um conjunto de esforços constantes e diários, para que o projeto consiga assumir um rumo e seguir tranquilamente, sendo que depois de algum tempo se consegue mais tempo para realizar outras tarefas.

E você! O que acha dessa idéia? Deixe sua opinião em nossos comentários.

Por Denisson Soares



2 Comentários - Escrever um Comentário

  1. O Nomadismo Digital não é para todos, mas vai ser um estilo de vida e de trabalho cada vez mais adotado. Com a tecnologia e com as portas que ela abre, muitos serão aqueles que querem um trabalho mais flexível e feliz!

Post Comment