Empregos que podem Acabar com o Avanço da Inteligência Artificial



  

Saiba aqui as principais funções que correm o risco de serem extintas por causa do avanço da Inteligência Artificial.

Talvez você ainda esteja tão imerso nas suas tarefas cotidianas, que as mudanças relacionadas ao mundo da tecnologia estejam ocorrendo meio que de uma forma automática e despercebida diante dos olhos dos seus olhos. Basta você pensar em como as coisas eram há uns 10 anos e como elas são agora. Afinal, neste momento, mais do que nunca, ficamos conectados grande parte do nosso tempo: redes sociais, serviços de streaming e jogos que nos acompanham no caminho de casa, como o Pokémon Go.

Além de tudo isso, o campo da Inteligência Artificial continua avançando: robôs lá na China são garçons; o Google “adivinha” informações de busca antes que você termine a frase de pesquisa; no seu feed de notícias do Facebook surgem produtos que você andou procurando; etc. Com tudo isso e as constantes mudanças tecnológicas, surge a pergunta que não quer calar: e os trabalhos que existem hoje? Estariam eles em perigo? Bom, não se pode afirmar que todos eles estariam correndo esse risco, mas parte deles sim. Veja a seguir alguns empregos que serão extintos ou reduzidos com os avanços da Inteligência Artificial.

1. Jornalista

Pois é, pode parecer meio absurdo, mas já existem softwares capazes de escrever notícias. Inclusive, um deles já é utilizado no famoso jornal The New York Times. Há inclusive alguns em teste, capazes de fazer postagens em redes sociais, como o Twitter.

2. Operador de telemarketing

Robôs serão capazes de trabalhar, realizando vendas, ligações e atendimento 24h por dia, sem ao menos preocuparem-se com o humor do cliente. Além disso, muitas pessoas também têm buscado atendimento no meio digital ao invés de usar o telefone. O Nubank é um exemplo de empresa que já tem atuação 100% online.

3. Contadores



Programas serão capazes de realizar cálculos e preparar pagamentos de impostos, de modo geral, de acordo com a sua necessidade.

4. Secretários

Hoje já existem diversos softwares que permitem as pessoas programarem suas viagens, reuniões e eventos, sem a ajuda de um funcionário.

5. Cozinheiros

Parece impossível um robô cozinhar, mas saiba que já existem alguns que além de cortarem macarrão, já preparam refeições completas. Isso acontece porque eles previamente gravam em seu sistema todos os passos de um chef de cozinha profissional e depois reproduz cada um deles.

É, se você pensou que o desenho dos Jetsons estava muito longe da realidade, já dizemos de antemão que não é o que parece.

Camilla Silva.



Post Comment