O auxílio-doença é um dos principais benefícios ao qual o trabalhador brasileiro tem direito. Trata-se de um benefício destinado ao trabalhador assegurado através da Previdência. O mesmo pode ser solicitado sempre que o beneficiário ficar impedido de exercer suas funções no trabalho por mais de 15 dias como consequência de uma doença ou acidente, seja no trabalho ou fora do mesmo. Confira mais detalhes sobre este benefício na continuação desta matéria.
Caso não saiba, os 15 primeiros dias do auxílio-doença são pagos pelo empregador, sendo que a Previdência Social passa a pagar o benefício apenas a partir do 16º dia sem trabalhar, no caso de trabalhadores com carteira devidamente assinada. Já o chamado contribuinte individual, que são os empresários, profissionais liberais, trabalhadores por conta própria, dentre outros, a Previdência Social é a responsável pelo pagamento durante todo o período devido à doença ou ao acidente. Neste último caso, o trabalhador individual deverá fazer a solicitação juntamente a Previdência.
Uma dúvida bastante comum entre os trabalhadores é quanto à possibilidade ou não da solicitação do benefício. Dessa forma, saiba que possui direito ao auxílio-doença todo e qualquer trabalhador que tenha contribuído, no mínimo, durante 12 meses juntamente a Previdência Social. Um detalhe bastante importante é que tal prazo não será exigido nos casos de acidentes de quaisquer naturezas. Além disso, a concessão do auxílio-doença só se dará após a comprovação médica da incapacidade através de exame que será realizado pela perícia médica da própria Previdência Social.
Ainda com relação ao prazo mínimo exigido pela previdência, saiba que o mesmo não será necessário em caso de trabalhadores assegurados que sejam diagnosticados com tais doenças: neoplasia maligna, cardiopatia grave, tuberculose ativa, cegueira, hanseníase, doença de Parkinson, alienação mental, espondiloartrose anquilosante, síndrome da deficiência imunológica adquirida, dentre outras doenças.
Não terá direito a tal benefício o trabalhador que, antes de se tornar contribuinte da Previdência Social, já ter sido diagnosticado com doença ou qualquer tipo de lesão que pudesse gerar o auxílio-doença. A exceção fica por conta do caso em que a incapacidade de trabalhar tenha sido uma consequência do agravamento da doença ou lesão já existente.
Outra grande dúvida com respeito a esse benefício é quanto ao seu valor. Tal valor varia de caso para caso, pois o mesmo representa 91% do salário benefício. Vale destacar que o salário benefício depende exclusivamente da data de inscrição do assegurado na Previdência Social.
A consulta bem como o requerimento do benefício pode ser feito por meio do site oficial da Previdência Social. Após o requerimento online o assegurado será submetido à perícia médica.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Estou encostado a 3 anos devido acidente de trabalho e estou recebendo o auxílio doença.Tenho direito a receber o PIS mesmo estando a 3 anos encostado?
Júnior.
Estou afastada a 5 anos e maio de auxilio doença por acidente de trabalho e sempre recebi o Abono Salarial - Pis todo ano. Porém este ano não tive direto a este benefício. Gostaria de saber o motivo ja que sempre recebi normalmente todos os anos mesmo estando afastada? Trabalho na mesma Empresa a 14 anos.
Trabalhei em uma empresa por 5 anos, quando ficaram sabendo que teria que fazer uma cirurgia de retirada do bócio, me mandaram embora, tenho ainda direito ao auxílio doença
Olá tive meu benefício encerrado, depois de 7 ano, fiz perícia médica levei relatório comprovando minha situação mesmo assim eles mim cortaram o que devo fazer?
Meu filho trabalhou a 2 anos de carteira assinada e estava trabalhando por conta própria .Teve uma crise de apendicite e operou as pressas ele tem direito a auxílio doença .qual documento devo levar.
Estou desempregado a 5 meses, desde então não estou contribuindo com o INSS,e me machuquei em casa. Mas agora não posso trabalhar nem por dia. Tenho direito a auxílio?
Estou desempregado no momento mas ja contribui para a previdencia durante 20 anos, ja fiz uma cirurgia no tetendã do ombro a 7 anos e. como era parcial o rompimento, agora rompeu outra parte e terei que fazer cirurgia, tenho direito ao auxilio saude?
Me afastei por 15 dias, sendo que, o dia da consulta e data do atestado era minha folga. Essa data conta ou a empresa deve considerar apenas os outros 14 dias seguidos?
Sou funcionário do Estado aposentado, trabalhei por mais 4 anos como funcionário publico registrado, dois meses após ser demitido fiquei enfermo e acamado, tenho direito ao auxilio doença?
Eu tenho um dedo que não dobra eu tenho o direito do auxílio doença
Boa tarde.....
tive um acidente de trânsito e tive fatura exporta de primeiro 1 grau.trabalhei 2 ano e 9 meses de carteira assinada
Estou desepregado a 3 meses tenho direito ao auxílio?
Fiz uma cirurgia de hérnia contribuo com o INSS autônomo, tenho direito ao auxílio doença?
Boa tarde eu me chamo Valkiria eu tou com um problema na coluna minhas costas dói muito. , gostaria de saber se tenho direito de ficar em costada trabalhei em um emprego 1e 11 meses e no outro 4 meses
Sou funcionária pública Municipal estatutária , física uma cirurgia de histerctomia, tenho direito a auxílio doença?
Tenho direito no auxílio doença depois de um ano e dois mês
Tenho 27 anos nunca trabalhei pois tenho problema de coluna tenho direito ao auxilio doença???
Boa noite estava afastada a 1 ano e 2 meses passei pela perícia no inss me liberou a empresa que trabalho fez um acordo com migo mais ainda não estou boa passei e estou passando por uma depressao mesmo não está contribuindo ao inss por está afasta consigo da entrada de benefício ao inss ou tenho que contribuir as anos que fiquei afastada.
Meu sogro trabalha autônomo, já trabalhou registrado há uns anos atrás, ele já vai completar 65 anos, agora vai fazer uma cirurgia para amputar o dedo. Ele terá direito ao auxílio doença?
Eu ganhei na justiça o auxílio doença e faz 15 dias que foi encaminhado para o juiz para fazer o pagamento.
Quero saber quantos dias leva para eu poder receber?
Meu esposo ta com 3 meses que foi demetido da empresa e agora descobriu que vai ter que fazer emodialise e não pode mas trabalhar como eu fasso pra ele da entrada no auxilio doença
Boa tarde,minha nora está com a doença Crow, acho que é esse o nome,ele tem direito ao auxílio doença.
Eu pago INSS tenho epilepsia a 20 anos e convulsão. Posso me aposentar.
Contribui p previdência por mais de 20 anos e estive fora do Brasil e mais ou menos 5 anos retornei e voltei a contribuir a 5 meses e acidentei no trabalho.
tenho direito conta 12 meses ou consecutivo
Por conta da pandemia meu marido perdeu o emprego em março, em outubro começou a trabalhar. Ele teve um AVC e ficou com sequela , que talvez possa ser reversível com fisioterapia. Ele tem direito a receber auxílio doença ? A empresa ainda não assinou a carteira dele.
Trabalhei 5 anos em uma empresa de carteira assinada com o salário bem acima da empresa q hoje eu estava trabalhando até sofrer um acidente de trânsito , só lembrando que passei 10 meses desempregado , comei a trabalhar de nesse meu último emprego e estava apenas com 2 meses nesse novo emprego eu tenho direito a receber o auxílio doença mesmo tendo passado esses 10 meses desempregado e qual é o valor q vou receber se é o valor do meu emprego q passei com mais tempo de contribuição ou é do valor do atual emprego ou se é apenas um salário mínimo?