PIS 2016 – Consulta e saque na Caixa Econômica Federal



  

Existem muitas maneiras de consultar o Calendário do PIS. A consulta do valor do abono e data para saque pode ser feita pelo site da Caixa, pelo telefone, em agências bancárias, postos autorizados Caixa Aqui ou diretamente em uma agência da Caixa.

O Programa de Integração Social é um importante programa que garante ao trabalhador brasileiro o acesso a recebimentos como abono salarial, seguro desemprego e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Esses benefícios são disponibilizados aos trabalhadores diante de algumas situações, como a perda do emprego, onde o trabalhador que prestou serviços de acordo com o regime CLT tem direito ao saque do FGTS e a algumas parcelas mensais equivalentes ao seguro desemprego.

Diferentemente destes dois benefícios, o abono salarial não se relaciona ao caso de rompimento de vínculo empregatício. Na realidade trata-se de um salário mínimo, pago anualmente aos trabalhadores que possuem uma baixa renda financeira.

Porém, para ter direito a esse abono o trabalhador precisa se enquadrar em alguns requisitos, como:

– Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;

– Receber ou ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos federais;



– Ter prestado serviços de forma remunerada a uma empresa ( Pessoa Jurídica) durante pelo menos 30 dias, seja eles consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;

– Possuir seus dados informados e atualizados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Muitas pessoas têm o direito ao abono, mas não sabem a data em que poderão sacá-lo, já que o pagamento é anual e programado com base em um calendário, que considera a data de aniversário do beneficiado.

Existem muitas maneiras de consultar o Calendário do PIS. A consulta do valor do abono e data para saque pode ser feita pelo site da Caixa, pelo telefone, em agências bancárias, postos autorizados Caixa Aqui ou diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal, que ainda é considerada a forma mais simples de fazê-lo.

Se você deseja fazer a consulta e saque diretamente na Caixa, dirija-se a uma agência, com documentos de identificação e número do PIS. Quando a consulta é realizada na Caixa não é necessário o cartão Cidadão. Estando o benefício disponível para saque, você poderá recebê-lo imediatamente, mediante a apresentação de documento de identificação e o número do PIS.

Fique atento em relação às datas e não perca o seu benefício. Em caso de dúvidas dirija-se a uma agência da Caixa Econômica Federal.

Por Sirlene Montes



Post Comment