Saque do FGTS de Contas Inativas – Quem pode Sacar?

  

Confira aqui quem pode sacar o FGTS de Contas Inativas.

Na última quinta-feira, dia 22, o Governo Federal realizou o anúncio de diversas medidas para com a finalidade de incentivar a economia do Brasil. E uma delas é a possibilidade de dez milhões e 200 mil trabalhadores conseguirem sacar o dinheiro que estava bloqueado em suas contas inativas do FGTS. O total a ser pago, será de aproximadamente R$ 30 bilhões.

O presidente Temer fez o anúncio da medida junto com jornalistas durante um café da manhã realizado no Palácio do Planalto. A ideia do governo é colocar R$ 30 bilhões em circulação na economia. O trabalhador poderá a partir de agora realizar o saque do valor que se encontra atualmente em suas contas de FGTS, mas somente as inativas e fazer uso de qualquer forma.

De acordo com o Governo da União, esta medida não irá acarretar riscos para os setores que utilizam o Fundo de Garantia, como saneamento, habitação e mobilidade urbana. Segundo Michel Temer, injetar esses recursos irá movimentar e também mobilizar a economia. O valor refere-se a 0,5% do PIB.

Até agora, o trabalhador que saiu de um emprego por pediu demissão só conseguia sacar o Fundo de Garantia corridos três anos sem ter assinado a carteira novamente. Esse período, agora deixou de existir para os que até o dia 31 de dezembro de 2015 pediram demissão.




Depois da reforma, o trabalhador terá o direito de sacar seu FGTS mesmo que já esteja em outro trabalho. Mas é importante lembrar que o direito não será válido para uma conta que esteja ativa no momento, isto é, tendo dinheiro depositado pelo empregador todo mês. Não será válido também para os trabalhadores que entraram com pedido de demissão no ano de 2016.

Para o saque destas contas inativas não terá limite e pode ser sacado todo valor. A maior parte das contas inativas hoje contam com um saldo de aproximadamente um salário mínimo.

Há diversos jeitos de descobrir se a conta está inativa e também qual o valor disponível em cada. Pode ser feito o download do app do FGTS para um smartphone. Depois de fazer a instalação, é preciso informar o NIS/PIS, que é o número da inscrição social.

FILIPE R SILVA

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



66 Comentários - Escrever um Comentário

  1. Ola boa noite,trabalhei em uma empresa a alguns anos na qual pedi minhas contas,tenho como resgatar o meu fgts?

  2. Maria de Fatima R Cardoso · Editar

    Tenho 61 estou recebendo auxílio doenças qro saber se possa aposentare tirar meu fundo de garantia

  3. Reinaldo Sanches Cipoloni · Editar

    Aqueles que foram demitidos por justa causa, tem o mesmo direito ao saque do FGTS inativo, ou vai prevaleser somente para as pessoas quem pediram demissão?

  4. Trabalhei em uma empresa em 2012 e sai em 2015 no começo do ano
    No final de 2016 comecei a trabalhar em uma outra empresa porem uso a mesma conta que eu usava quando comeceu a trabalhar em 2012 tenho direito ?

  5. liliane alves de oliveira · Editar

    tenho tres empresas com fundo que pedi a conta mas uma so consta como conta inativa . sendo que a ultima foi no dia 06 de fevereiro de 2014 , tenho direito a saca todas?

  6. erivaldo jose dos santos · Editar

    trabalhei em diversas empresas,sai com direito a saque do meu fgts,tenho direito, a correções.

  7. oi,tenho conta inativa mas perdi minha carteira de trabalho e não possuo cartão cidadão,posso receber na agencia da caixa so com minha identidade?

  8. André Luiz DA cruz · Editar

    Tenho uma conta de uma empresa que fui mandado embora por justa causa a empresa não está mais depositando o FGTS mais o juros continua a movimentar a conta poço sacar? fui desligado em 2007.

  9. Olá tem 3 contas inativas sem ter dado baixa no carteira de trabalho posso sacar mesmo assim as empresas abriu falência e não tem mais endereço?

  10. Sidney de Castro Junior · Editar

    Fui induzido a pedir demissão em 29/12/16 mais tenho outros registros. Tenho direito a esse pagamento?

  11. Queria saber se posso sacar meu fgts, sair da empresa em fevereiro de 2013 vim embora e nao voltei pra dar baixa na minha carteira entao ficou como abandono de emprego ou seja ( justa causa) em 2015 comecei a trabalhar novamente de carteira assinada e agora fui demitida. Posso sacar o meu fgts do emprego anterior??

  12. Moisés Theodoro dos santos · Editar

    Fui mandado embora por justa causa é meu processo está n justiça eu tenho direito de sacar meu FGTS ?

  13. Raquel Perez dos Santos · Editar

    “Tenho.2 periodos de 1995 e 1997 que pedi a conta tenho doreito a sacar a conta inativa fgts?

  14. Rosana Rodrigues Pereira · Editar

    Boa noite
    Trabalhei em uma empresa 4 anos de carteira assinada no período de 1996 a 2001 a empresa decretou falalencia tenho direito de sacar meu fgts?

  15. A nove anos atras trabalhei em uma empresa, saquei o FGTS, dei entrada no seguro desemprego mas nao consegui sacar .O que posso fazer para rever esse beneficio?

  16. Cecilia martins da silva · Editar

    Trabalhei como professora de 82 a 2004 pedi demissao gostaria de saber se tenho direito ao fgts

  17. olha trabalhei até fevereiro de 2016 e pedi conta e depois não trabalhei mais posso sacar meu FGTS ?

  18. Sou izaias neto ..Ola trabalhei numa emprsa em manaus no memento estaou na bahia .eu sai do trabalho no ano de 2014 quero saber se tenho direito ..a sacar alguma coisa .. da minha conta ..e nao tenho cartao cidadao.. mais tenho conta na caixa …sera q cai direto na conta ou nao .fico grato se responder obrigado ….

  19. Sou empregado a empresa foi vendida e a nova empresa continuou com todos os direito porém abriram uma conta pra depositar o fgts….e a minha conta antiga está a quinze anos sem depósito…..tenho direito ao saque….???

  20. Carmelita do nascimento · Editar

    As pessoas que trabalham com contratos também recebe , trabalho na educação e sou contratada .

  21. Rosemeire Bispo dos Santos · Editar

    Gostaria de saber se tenho alguma coisa pra receber pois trabalhei em alguma s empresa s e não recebi nada

  22. Oi, tenho mais de 3mil pra sacar do fgts. Porém na data que eu posso sacar vou estar fora do país. Como faço pra alguém sacar pra mim?

  23. antoni maria dos santos · Editar

    Fiz a pesquisa pelo site só apareceu duas contas inativas mas eu tenho muito mas pelas carteiras eu indentifiquei 6 contas.

  24. Olá, pedi demissão em Novembro de 2014 mas a conta ainda está ativa. Como eu faço pra sacar esse valor?

  25. Boa tarde eu trabalhei em 2013 e fui mandada embora gostaria de saber se eu tenho direito a receber o fgts

  26. Admiração Lorenti · Editar

    Tenho conta inativa fgts de 1986 a 1988 na época o deposito eram feitos pela firma no Banco do Brasil não posso resgatar porque não consta na caixa Federal fazem a lei pela metade e não explica ao trabalhador.

  27. Tenho conta inativa fgts de 1986 a 1988 na época o deposito eram feitos pela firma no Banco do Brasil não posso resgatar porque não consta na caixa Federal fazem a lei pela metade e não explica ao trabalhador.

  28. ELOADIR AFONSO REIS BRASIL · Editar

    Tenho créditos complementares do plano verão e Collor. Posso sacar nos termos da medida provisória de conta inativas?

  29. Felipe josé valério · Editar

    Oi fui transferido de um empresa para outra do mesmo dono, e a conta da outra empresa está inativa desde 2011 tenho direito desse dinheiro!

  30. A enpresa fechou por falência. Entramos na justiça pra receber os valores e foi sucesso .. E ao consultar saldo do FGTS existe valor dessa empresa que não entrou no cálculo para recebimento.. Consigo receber ainda?

  31. Celi martins de abreu · Editar

    Queem e APOSENTADO TEN DIRITO NEste beneficio de fgts me responda por favor tire minhas duvidas

  32. pauo roberto da silva · Editar

    Boa noite ,trabalhei no orgao federal,fui mandado embora em 1988,por justa causa sem motivo nenhum gostaria de saber se eu tenho direito ao fgts.

  33. Maria das Graças Romão Bendito Martins · Editar

    Trabalhei numa firma 2 meses pedi conta, tenho a receber FGTS inativo, já estou aposentada.

  34. Fábio júnior Pereira da Paz · Editar

    Consultei meu saldo no site dá caixa e tbm no aplicativo, lá está um valor, mas quando fui no banco pra sacar tinha um valor muito inferior.

Post Comment