Saque do FGTS de Contas Inativas – Quem pode Sacar?

Confira aqui quem pode sacar o FGTS de Contas Inativas.

Na última quinta-feira, dia 22, o Governo Federal realizou o anúncio de diversas medidas para com a finalidade de incentivar a economia do Brasil. E uma delas é a possibilidade de dez milhões e 200 mil trabalhadores conseguirem sacar o dinheiro que estava bloqueado em suas contas inativas do FGTS. O total a ser pago, será de aproximadamente R$ 30 bilhões.

O presidente Temer fez o anúncio da medida junto com jornalistas durante um café da manhã realizado no Palácio do Planalto. A ideia do governo é colocar R$ 30 bilhões em circulação na economia. O trabalhador poderá a partir de agora realizar o saque do valor que se encontra atualmente em suas contas de FGTS, mas somente as inativas e fazer uso de qualquer forma.

De acordo com o Governo da União, esta medida não irá acarretar riscos para os setores que utilizam o Fundo de Garantia, como saneamento, habitação e mobilidade urbana. Segundo Michel Temer, injetar esses recursos irá movimentar e também mobilizar a economia. O valor refere-se a 0,5% do PIB.

Até agora, o trabalhador que saiu de um emprego por pediu demissão só conseguia sacar o Fundo de Garantia corridos três anos sem ter assinado a carteira novamente. Esse período, agora deixou de existir para os que até o dia 31 de dezembro de 2015 pediram demissão.

Depois da reforma, o trabalhador terá o direito de sacar seu FGTS mesmo que já esteja em outro trabalho. Mas é importante lembrar que o direito não será válido para uma conta que esteja ativa no momento, isto é, tendo dinheiro depositado pelo empregador todo mês. Não será válido também para os trabalhadores que entraram com pedido de demissão no ano de 2016.

Para o saque destas contas inativas não terá limite e pode ser sacado todo valor. A maior parte das contas inativas hoje contam com um saldo de aproximadamente um salário mínimo.

Há diversos jeitos de descobrir se a conta está inativa e também qual o valor disponível em cada. Pode ser feito o download do app do FGTS para um smartphone. Depois de fazer a instalação, é preciso informar o NIS/PIS, que é o número da inscrição social.

FILIPE R SILVA

Compartilhe

Posts Recentes

Contabilizei abre Novas Vagas de Emprego 2024

Contabilizei abre 100 novas vagas de trabalho em diversas áreas. Confira aqui mais detalhes sobre… Leia Mais

Itaú realiza Cursos de Empreeendedorismo Gratuito para Mulheres

Cursos Gratuitos do Itaú Mulher Empreendedora estão com inscrições abertas. Confira aqui mais detalhes. No… Leia Mais

Eurofarma Anuncia Novas Vagas de Emprego em Expansão pelo Brasil

A Eurofarma, reconhecida multinacional brasileira com atuação em 22 países e mais de 50 anos… Leia Mais

Concurso do Ministério do Planejamento Oferece 100 Vagas

Uma oportunidade de carreira promissora se apresenta para profissionais de diversas áreas com o anúncio… Leia Mais

Impulsionando Carreiras: vagas de Estágio e Aprendizagem do CIEE no Ceará

No mundo dinâmico e competitivo de hoje, a busca por uma carreira sólida começa cedo.… Leia Mais

Novo Concurso da Anvisa 2024 – Vagas e Inscrição

Anvisa realiza novo concurso público com vagas de nível superior. Confira aqui mais detalhes. A… Leia Mais