Faça parte do banco de talentos do Trabalhou.com.br.
Envie seu currículo.

PIS 2017 – Saldo, Extrato e Saque na Caixa




Saiba aqui como consultar o saldo, retirar o extrato e sacar o benefício na Caixa.

É um beneficio que é concedido a alguns trabalhadores que são de iniciativa privada. O Programa de Integração Social (PIS) tem o intuito do fortalecimento de renda no Brasil e desta forma colabora para a participação e desenvolvimento das empresas deste setor.

Algumas mudanças foram feitas desde a criação da Lei Complementar 7/1970 e todos os anos as pessoas sofrem com elas, pois não entendem as novas regras que são impostas a cada alteração.

Quem tem direito? Quem pode sacar? Estas e muitas outras perguntas são feitas sempre em épocas em que o benefício é liberado pelo Governo Federal.

Continue lendo este artigo e entenda alguns detalhes sobre este Programa de Integração Social. Conhece alguém que tem a mesma dúvida? Compartilhe nas redes sociais.

Entenda um pouco sobre o PIS

Desde 04 de outubro de 1988 as empresas que contrataram trabalhadores contribuíram com o Fundo de Participação PIS/PASEP, onde este fundo distribuía na forma de quotas alguns valores para os empregados proporcionais ao quanto recebiam de salário e o tempo de serviço.

Abono Salarial

A lei nº 7.998 de 1990 instituiu o Abono Salarial, que é o equivalente a um salário mínimo, que deve ser pago de acordo com o calendário anual que é definido pelo CODEFAT, somente aos trabalhadores que se enquadrem nos requisitos previstos na lei.

Quem pode pegar o Abono?

Apenas alguns trabalhadores se enquadram na lista dos beneficiários do PIS. Vejamos quem tem este direito.

O trabalhador que tem direito a receber o abono é aquele que está cadastrado no PIS a pelo menos 5 anos. E durante o ano-base ter recebido mensalmente uma média salarial de até 2(dois) salários mínimos.


Além disso, é preciso que tenha prestado serviço de forma remunerada para Pessoa Jurídica, em um período de pelo menos 30 dias contínuos ou não. Isto deverá ter sido feito no ano-base que é considerado de apuração.

Os seus dados devem ter sido informado pela Pessoa Jurídica (empregador) sem erros na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), sem estas informações não é possível se enquadrar para retirar o Abono Salarial fornecido pelo Fundo.

Como é possível sacar?

A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira responsável pelo pagamento deste benefício, ou seja, ela administra toda forma de saque do PIS.

O saque pode ser feito nas Agências da Caixa, representantes Caixa Aqui e lotéricas conveniadas junto à CEF. Verifique em alguma agência da CEF mais próxima a sua residência ou conveniados.

Calendário 2017

Para ficar por dentro e atualizado de quando pode sacar o benefício, é fornecido um meio de comunicação, o Calendário Anual 2017, ou seja, este calendário do PIS é uma forma de saber em que data é feito o pagamento.

Para saber, estas datas são organizadas pelo NIS, número de inscrição social, com este número as agências efetuam os pagamentos em datas diferentes. Desta forma é possível evitar o tumulto pela grande quantidade de beneficiários querendo sacar seu benefício.

No site oficial da CEF é possível consultar o calendário de pagamentos (confira em http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx) e também verificar mais informações sobre o PIS.

Marcio Ferraz



Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.

Post Comment