Dependentes no Imposto de Renda 2017 – Como Declarar





Saiba aqui como declarar os dependentes no Imposto de Renda 2017.

Os contribuintes brasileiros são obrigados a encarar anualmente o mês de abril como a época de acertar as contas com o "leão". Por isto, é um período de muita correria aos escritórios de contabilidade para saber como deve ser preenchida a declaração de imposto de renda cobrada pela Receita Federal.

Tanto para quem tem um especialista que faça a sua declaração , assim como para quem se aventura em preencher o programa sozinho, as dúvidas são muitas, principalmente pelo fato de que as regras mudam todo o ano.


Uma das principais questões com relação aos dependentes a serem declarados. Quem pode ser considerado além como tal, além dos filhos, esposa e agregados? Qual o limite das despesas que posso informar? Um mesmo dependente pode entrar na minha declaração e do (a) cônjuge? São dúvidas que surgem, principalmente quando se tem dinheiro a receber como restituição.

Para este ano, a Receita traz mudanças nas regras como dependentes. Por exemplo, só poderão ser informados com tal, os filhos com idade superior a 21 anos, caso estejam na faculdade ou que sejam alunos de algum curso técnico. Nesta condição entram também os chamados enteados.

Outra mudança é com relação aos pais, avós, e bisavós do declarante que só entram nesta condição caso tenham recebido algum tipo de rendimento , do tipo tributável ou isento, com valores inferiores a R$ 22.850, 00, isto, para o ano de 2016.


Caso o seu dependente tenha recebido valore superiores ao citado acima, a sua alíquota de imposto a pagar vai ser aumentada, principalmente se eles tiverem dívidas e bens nominativos aos mesmos, cujos valores e o declarante terão que informar. Neste caso, lá se foi a esperança de receber algum valor de restituição.

Outra situação que se pode incluir como dependente, é o cônjuge na chamada união estável e cuja convivência em comum tenha mais de cinco anos e ambos tenham, pelo menos, um filho em comum. Para pais separados, quem paga pensão alimentícia pode incluir o valor na dedução, mas é vedado a inclusão de outras despesas assumidas por quem tem a guarda do filho.

Para quem tem netos e bisnetos, a inclusão de dependentes só pode ser feita caso o declarante detenha a guarda judicial de ambos, com limite de idade até 21 anos. A exceção é para aqueles dependentes que possuem algum tipo de incapacidade mental ou física e que pode ser incluídos em qualquer idade.

Estas são algumas condições estipuladas pela Receita Federal para a inclusão de dependentes neste ano. Para maiores detalhes e informações, o contribuinte pode acessar o endereço do órgão (www.receita.fazenda.gov.br) e na área de pessoa física, ele terá acesso às regras atuais para a declaração de imposto de renda para 2017. Val salientar que o prazo final para a entrega vai até o dia 30 de abril.

Emmanoel Gomes

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment