Programa Aprendiz Paulista 2018 – Vagas Abertas em Novembro




Programa conta com 49 vagas disponíveis para estudantes do ensino médio e técnico.

Entre as diversas oportunidades de trabalho que estão sendo abertas neste final de segundo semestre de 2018, com processos de recrutamento para empregos efetivos, para programas de Trainee ou mesmo para estágios, muitas companhias ou órgãos públicos de grande porte estão promovendo novos processos de seleção. Neste caso, se trata de um programa voltado exclusivamente para jovens estudantes de ensino médio e técnico, no sentido de garantir uma importante formação profissional.

Assim, este é o Programa Aprendiz Paulista, que está sendo gerenciado pelo órgão da Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho, o Sert, pelo Governo do Estado de São Paulo.


Estão sendo disponibilizadas em torno de 49 postos de trabalho, voltados para os jovens entre 14 e 24 anos. Todas as oportunidades de aprendizagem profissional serão lotadas, conforme foi anunciado, em diversas empresas cadastradas no chamado: Sistema Emprega do Estado de São Paulo, sendo que as vagas deverão ser destinadas aos alunos comprovadamente matriculados em cursos técnicos presenciais no Centro Paula Souza.

Sobre as vagas à disposição neste programa Aprendiz Paulista, as informações são as seguintes:

O escopo fundamental do Programa Aprendiz Paulista, programa profissionalizante, está em promover experiências mais intensas e ricas no ambiente de trabalho e poder realizar o efetivo encontro produtivo entre o empregador e o colaborador, já que o empresário está sempre em busca de um técnico-profissional talentoso. Portanto, o encontro do chefe de empresa com os alunos é imprescindível para aqueles que desejam ingressar cedo no mercado de trabalho.


Outra notícia animadora sobre este recrutamento é a de que todo o processo de seleção, para ingresso no Programa Aprendiz Paulista, se dará de modo gratuito para ambas as partes interessadas. É importante destacar que a fase de contratação do jovem aprendiz não será efetuada dentro do regime estagiário, mas no regime celetista, ou seja, pela CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, dentro de um contrato especial por um prazo determinado e com registro em carteira de identidade profissional.

Sobre o itinerário de trabalho, as informações são as seguintes:

Oficialmente, a carga horária do aprendiz será de oito horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, cujo expediente será divido entre a teoria e a prática profissionalizante, conforme o seguinte método: são quatro horas passadas na entidade formadora, a Etecs do Centro Paula Souza, para realização da jornada teórica e as demais quatro horas dentro da empresa para o desenvolvimento das atividades práticas profissionais.

Somente nos períodos de férias ou de recesso escolar os aprendizes deverão cumprir a carga horária diária, que totaliza oito horas, nas empresas onde forem atuar. Portanto, esta é uma das melhores oportunidades de garantir a efetivação em bons cargos, em boas companhias.

Sobre o processo de inscrição para concorrência de vagas neste novo programa Jovem Aprendiz Paulista, as informações são as seguintes:

O cadastro de inscrição para o Programa Aprendiz Paulista deverá ser efetuado por meio do próprio site do órgão que promove o certame: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. Para isso, será necessário criar um “login” e uma “senha”, em seguida, preencher a ficha cadastral, informando todos os dados solicitados. Outra alternativa será a de enviar um currículo atualizado para o seguinte e-mail: [email protected].

Com relação ao ato do empregador neste processo, o seu cadastro também poderá ser realizado por meio do mesmo site, do Emprega São Paulo, acima citado. Para que o mesmo possa disponibilizar as vagas de jovem aprendiz no sistema da página, será necessária a devida apresentação do CNPJ de sua empresa; de sua razão social; o seu endereço e o nome do empreendedor solicitante.

Paulo Henrique dos Santos

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *