Profissões do Futuro 2019





Confira aqui as profissões que prometem ser destaques no futuro.

Nos dias de hoje, muito se fala que em breve os robôs vão dominar todos os espaços e, dessa forma, substituir todas as atividades humanas, fazendo com que os empregos sejam extintos. No entanto, Elatia Abate, futurista americana, não acredita que esse seja o caminho que a humanidade deve tomar nos próximos anos. Isso porque, os robôs só irão executar aquilo que os seus programadores controlarem, sendo certo que habilidades humanas como comunicação, criatividade e colaraboração são características que exigem muito mais que uma boa programação.

Também é bastante corriqueiro ouvir as pessoas dizendo que substituir os serviços humanos por robôs pode trazer um resultado positivo dependendo da área de atuação profissional. Desse modo, eles defendem o uso de robôs em áreas que não há necessidade direta de contato humano, ao contrário das profissões relacionadas à necessidade do contato humano, exemplo disso é a área da saúde, que ainda precisa de uma interação pele a pele.




No entanto, sabe-se que todas as áreas profissionais precisam de seres operantes que possam pensar e sentir emoção no que fazem.

De acordo com a futurista, nós estamos iniciando a quarta revolução industrial. O que isso significa? Isso significa que nós estamos saindo da era digital e entrando em uma nova revolução de convergência. Tendo isso em vista, inúmeras profissões que estão surgindo serão as grandes responsáveis por ajudar na construção de tais ideias. Uma das profissões que tende a ganhar ainda mais relevânca neste cenário é a de psicólogo, pois o mundo vai passar a estar cada vez mais conectado, mudando as relações pessoais e o modo como as pessoas veem e enfrentam essas tranformações.


Sendo assim, é importante refletir sobre as profissões do futuro e em qual contexto elas devem atuar. Listamos a seguir, de acordo com especialistas em inovações, as 10 profissões que devem ganhar maior destaque.

1 – Engenheiro Genético: Utiliza técnicas para realizar manipulação e recombinação de genes, por meio de vários conhecimentos científicos envolvendo bioquímica, biologia molecular, genética, entre outros. Desse modo, conseguem reformular, reconstituir, reproduzir e até criar outros seres vivos.

2 – Advogados especializados em Digital: O Advogado especialista em direito digital tornou-se essencial, não apenas para fazer a defesa de vítimas de crime digitais, procurar o autor desses crimes e clamar por justiça em casos de fotos postadas no ciberespaço que trazem danos, mas também para conscientizar a sociedade moderna a se proteger dos riscos relacionados ao mundo digital.

3 – Detetive de dados: Esses profissionais devem ficar com a responsabilidade de invertigar os mistérios que envolvem o big data e ainda precisarão dominar as áreas de data science, matemática e finanças. Sendo assim, para atuar nessa profissão não é preciso ser um cientista de dados, mas possuir conhecimentos legais apresenta uma grande vantagem.

4 – Acessor de privacidade: O assessor tem a função de auxiliar e ajudar o seu cliente, sendo um conselheiro da área cybernética.

5 – Personal trainer/nutricionista de dados pessoais: É um profissional que tem a função de auxíliar o seu clientes por meio de dados em tempo real.

6 – Psicólogo/psiquiatra especialista em transtornos digitais: Esse profissional trabalha tentando amenizar os impactos causados pelo vício em tecnologia que todas as pessoas, desde a infância, estão expostas. Além disso, trabalha com traumas desencadeados pelas tecnologias em geral.

7 – Designer/arquiteto de realidade virtual: Nessa área de atuação o profissional irá usar a sua criatividade, com o intuito de criar objetos, móveis, casas, estabelecimentos, entre outras coisa, por meio dos aparatos eletrônicos, resultando em um novo ambiente para o seu cliente.

8 – Engenheiro de tráfego multidimensional.

9 – Engenheiro de holograma ou realidade mista

10 – Compliance de algoritmos de inteligência artificial

Acima citamos apenas algumas das futuras profissões que prometem possuir grande importância para o desenvolvimento da população mundial.

Ana Paula Oliveira Coimbra



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *