AfroDev – Cursos em TI para Pessoas Pretas 2021

Categorias: 2021 - Curso de Capacitação - Cursos - Cursos de capacitação - TI

Inscrições poderão ser realizadas até o dia 12 de setembro de 2021.



Você é apaixonado por tecnologia e gostaria de trabalhar nesse ramo? A AfroDev, iniciativa que gera oportunidades no setor de tecnologia para pessoas pretas, está com inscrições abertas para capacitar novos profissionais para atuar em atividades de Tecnologia da Informação. A ideia é construir para a inclusão de cidadãos negros no mercado de trabalho.

O programa é desenvolvido pela Share RH e já está na sua terceira edição, tendo como finalidade selecionar talentos da programação que queiram construir uma carreira de sucesso. Ficou interessado em aproveitar essa oportunidade? Confira, neste post, tudo o que você precisa saber sobre o processo seletivo!

Quem pode participar?

O programa é voltado para pessoas negras, que apresentem uma base sólida de programação, e estejam buscando a primeira oportunidade de emprego na área de tecnologia. A capacitação é oferecida on-line, o que significa que o participante precisa ter um computador e acesso à internet para que seja possível participar das aulas. No total, serão oferecidas 50 vagas para as unidades de São Paulo.

Além disso, é importante que o candidato seja proativo, gostar muito de aprender, estar conectado com as tendências da área de Tecnologia da Informação, ser criativo, não ter medo de inovar e criar coisas novas no universo da tecnologia. Também é necessário ter disponibilidade ara acompanhar as aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados das 09h às 16h.



Como é o Programa AfroDev?

A primeira edição do programa foi lançada no ano de 2020 e desde então tem sido um grande sucesso, somando mais de 2 mil pessoas inscritas na última edicação, aém de já ter formando mais de 200 profissionais para o mercado de tecnologia. Até agora cerca de 36 pessoas já foram contratadas para trabalhar em empresas de grande porte, como Alelo, Oi, ABI, Raia Drogasil, CI&T, e Venturus.

Dessa vez, o programa vai ter duas trilhas de formação para linguagem Python, que são patrocinadas pelas empresas Suzano S.A e Alelo. Para se formar, o aluno tem que assistir 75% das aulas. Depois da conclusão da capacitação técnica, os participantes vão concorrer a vagas oferecidas pelos patrocinadores da iniciativa.

Para fortalecer o viés de inclusão social defendido pelo programa, a edição traz pela primeira vez uma pessoa que vai atuar como tradutora de libras na trilha patrocinada pea Suzano, permitindo que todos tenham acesso aos conteúdos lecionados no decorrer da aula. Já na trilha patrocinada pela Alelo, as videoaulas terão legendas em português.

Como se inscrever?

Para participar do programa de da AfroDev, você deve fazer a sua inscrição do dia 09 de agosto a 12 de setembro, diretamente no site da Share RH. Ao entrar na página, clique em ‘’Quero Me Inscrever’’, que está na parte inferior, depois preencha os seus dados solicitados, confira se estão corretos e clique em ‘’Enviar’’.

A segunda etapa ocorre do dia 16 de agosto a 19 de setembro e consiste no módulo introdutório, que nada mais é do que o primeiro bloco das aulas sobre linguagem da programação e deverá ser assistido pelo Google Sala de Aula.

Do dia 20 a 29 de setembro acontecem as entrevistas e análise intersecional com os recrutadores do programa. As entrevistas poderão ser agendadas e realizadas por meio do telefone ou Google Meets.

A divulgação com o nome dos 50 aprovados vai ser feita no dia 30 de setembro, quando a empresa entra em contato com as pessoas selecionadas. A partir daí, começa a formação técnica que vai de 4 a 23 de outubro. Por fim, é feito o processo seletivo em parceria com as empresas patrocinadoras, entre 25 de outubro e 5 de novembro.

Simone de Paula Leal



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *