Timidez no Trabalho – Como lidar com pessoas tímidas?

Pessoas reservadas e tímidas muitas vezes possuem necessidades gerenciais diferentes dos colaboradores mais extrovertidos.

Com vários tipos de personalidade e características em uma equipe, todos os funcionários oferecem habilidades e insights únicos. No entanto, alguns funcionários precisam de mais apoio e tranquilidade do que outros.

É crucial trabalhar com os pontos fortes e fracos de cada pessoa e ao mesmo tempo garantir que se sintam confortáveis e valorizados no trabalho.

Isto é especialmente verdadeiro para funcionários tímidos e/ou introvertidos. Indivíduos com uma natureza reservada e tímida muitas vezes têm necessidades gerenciais diferentes dos colaboradores mais extrovertidos.

Não leve o silêncio deles para o lado pessoal

Os trabalhadores tímidos podem ficar quietos no escritório, evitando confrontos e mantendo-se fora da conversa de escritório. Faz parte de sua personalidade, portanto, tente não fazer nenhuma suposição negativa sobre eles.

Só porque um funcionário não fala muito, não significa que ele esteja infeliz ou desvinculado. Muitas vezes, isso significa que eles estão em sua própria mente, onde estão concentrados e satisfeitos.

É mais provável que os funcionários tímidos pensem antes de falar ou agir, o que pode ajudar na tomada de decisões. Eles também são geralmente pensadores e planejadores mais criativos.

Dê-lhes espaço, mas mostre seu apoio

Se você quiser que seus funcionários introvertidos se sintam confortáveis no trabalho, dê-lhes espaço enquanto faz saber que você está por perto caso surjam quaisquer problemas. Reuniões regulares individuais são ideais para trabalhadores tímidos, pois você está interagindo com eles em um ambiente amigável e pessoal.

Minimizar a ansiedade

A comunicação é importante no local de trabalho, mas muitas vezes é uma fonte de ansiedade para os trabalhadores mais tímidos. Os gestores podem aproveitar outras formas de comunicação que permitam aos funcionários mais silenciosos trabalharem de forma independente.

A chave para acomodar funcionários tímidos é identificar as situações que lhes causam ansiedade e depois evitá-las ou minimizá-las.

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