Virei gestor, e agora?

Você virou gestor e se sente inseguro para o cargo? Aqui tem algumas dicas para ajudá-lo nessa transição

Quando você for promovido de um papel de colaborador individual para uma posição de liderança, seu trabalho passará por algumas mudanças fundamentais, tanto no sentido prático do dia-a-dia como em termos do impacto emocional e psicológico.

Para fazer uma transição bem sucedida, você precisará se adaptar de acordo. Isto exigirá uma mudança em seu foco e mentalidade, bem como um compromisso de adotar disciplinas de liderança que sustentarão seu sucesso.

O que exatamente vai mudar?

1. Seus amigos passam a ter tratamento imparcial

Se você for promovido a liderar a equipe da qual você já fez parte, um relacionamento poderá ser necessário. Uma liderança eficaz exige que você seja imparcial em seu tratamento de cada membro da equipe. Jogar com os favoritos (em qualquer outra base que não seja o desempenho) irá corroer a motivação e o compromisso de sua equipe.

2. Você tem o dever de cuidar de si mesmo

Você costumava ser responsável apenas por seu próprio comportamento e desempenho. Agora, essa responsabilidade se estende a cada indivíduo de sua equipe.

3. Você é encarregado de administrar os recursos

Como um líder, você é um administrador dos recursos de sua organização – pessoas, dinheiro e bens. A diligência gerencial exige que cada decisão que você toma otimize os recursos que lhe são confiados.

4. Você precisa contribuir de forma mais ampla

Juntar-se a uma equipe de liderança lhe dá uma voz, que apresenta tanto uma oportunidade quanto uma obrigação. Você não é responsável apenas pelos resultados de sua própria equipe, mas também por contribuir para o valor coletivo que é entregue pela equipe de liderança da qual você se tornou parte.

5. Você precisa apoiar as metas e objetivos do CEO e da equipe executiva

Isto não significa que você nunca poderá perguntar “como” ou “por quê”, mas, em última análise, você está sendo pago para executar e cumprir a intenção da administração – quer você concorde ou não com ela. Se você continuar crescendo e subindo para níveis mais altos, você terá mais oportunidades de influenciar qual é essa intenção.

Qualidades de um bom Gestor

Para se tornar um bom gestor, você deve ter as seguintes qualidades:
– Honestidade e integridade;
– Inspirar os outros;
– Passar confiança;
– Ter compromisso e paixão pelo que faz;
– Ser um bom comunicador;
– Ter capacidade de tomada de decisão;
– Responsabilização;
– Delegar e capacitar;
– Agir com criatividade e inovação;
– Ter empatia.

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