A entrevista de emprego é, sem dúvida nenhuma,o momento que o empregador tem para conhecer quem pode ser seu futuro funcionário. Por isso, dentro de todo esse processo, alguns cuidados devem ser tomados por parte do entrevisado. Lembre-se, caso o leitor venha a participar de um processo de seleção, que esta é uma chance para sua vida profissional e que,por conta disso, é muito relevante saber o que não se deve falar numa entrevista de trabalho.  

Assim, de acordo como Grupo Catho, eis algumas coisas que não devemos comentar nesse momento tão importante tanto para a pessoa como para a empresa, a organização em geral.

1 – Não indague a respeito do salário e nem diga quanto deseja ganhar. Espera que o profissional que está fazendo a seleção entre nesses detalhes. Não seja afoito nesse ponto, pois isso pode lhe prejudicar.

2 – Nunca fale mal do lugar onde você trabalhou anteriormente,muito menos de seu antigo chefe. Tenha foco em suas características profissionais,isto é, em suas competências. 

3 – Nunca demonstre que está desisnteressado pelo cargo ofertado. Quando o entrevisatdor perguntar o motivo de você querer entrar para a empresa, responda mostrando suas habilidades e não dizendo que preferia outra função e que,como essa não vingou, resolveu participar dessa seleção.

Naturalmente, existem muitas outras dicas veementes sobre como se comportar bem numa entrevista de emprego. No entanto,uma vez que precisamos ter senso crítico com nós mesmos, não esqueça que a entrevista é um momento que pode ser crucial em sua vida.

Por Madson Lima de Oliveira


Se você foi selecionado para participar de uma Dinâmica de Grupo, parabéns! Mas você sabe como deve agir para cativar a atenção de quem recruta? Como ter um bom desempenho? Fique atento às dicas a seguir.

Primeiramente, a sua roupa deve ser discreta e confortável, não apenas para ter uma boa apresentação, mas também porque algumas dinâmicas envolvem movimentação. Outra dica importante: Não pense que as atividades são meras brincadeiras e joguinhos sem sentido, ao contrário, é uma estratégia para avaliar o comportamento dos candidatos.

O que os profissionais observarão em você é o seu perfil e se ele é adequado para assumir aquela vaga em aberto. Você deve mostrar a sua postura profissional. Desse modo, evite: gírias, prejudicar seus concorrentes durante a realização das atividades em grupo, exagerar para obter destaque, não participar, demonstrar timidez e mentir.

Embora cada cargo exija determinadas habilidades, existem algumas mais visadas: capacidade para trabalhar sob pressão, tomar iniciativa, saber trabalhar em equipe, liderança e boa comunicação. Boa Sorte!

Por Melisse V.


Os desafios atuais no mercado de trabalho diferem-se dos aprendidos durante a formação. A atuação diária dentro de uma empresa necessita, permanentemente, da invenção de arranjos em situações que atendam a a empresa e promova o aprimoramento na atuação do profissional.

E esta inovação diária incita flexibilidade. Na formação durante a graduação a aprendizagem por meio de uma sucessão rígida de lições, fichas e trabalho de nada será válida se o profissional não estiver apto a transpor suas competências  ao mundo de trabalho. A transposição da teoria na prática é o grande desafio profissional.

Assim, muitos indivíduos inseridos ao mercado de trabalho não conseguem ultrapassar estes obstáculos e acabam sendo dispensados da empresa. Isto não significa ausência de conhecimentos técnicos, mas sim habilidade de colocá-los em prática.  

Por Patricia Gujev


No trabalho manter a boa convivência com todos é essencial para, primeiramente, manter a tranquilidade e, em segundo, alcançar os objetivos. Assim, alguns quesitos são necessários serem lembrados diariamente e, principalmente em situações de conflito. Reflita sobre estas duas dicas:

Utilize com sabedoria as palavras, pensando bem antes de dizer alguma coisa. Uma boa maneira de ganhar tempo e pedir que a pessoa repita o que foi falado para seu melhor entendimento. Assim, enquanto o outro repete a fala você escolhe as palavras. Seja rápido e nunca deixe que ele perceba que já havia entendido.

– Todos, supostamente, são necessários na empresa. Então, seja sociável, pois em algum momento, precisará daquele sujeito que você teve antipatia desde o primeiro dia de serviço. Ao solicitar algo demonstre objetividade, sem agressividade. Profissionalismo é ter a competência distinguir questões profissionais das pessoais.

Por Patricia Gujev





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