Como manter equipes motivadas no trabalho?

A arte de manter equipes motivadas no trabalho

Você acha que sua equipe precisa de um pouco mais de motivação? Bem, você definitivamente não está sozinho. Gestores e líderes em todo o mundo constantemente buscam novas maneiras de motivar sua equipe. Vamos ver algumas?

1. Evite reuniões desnecessárias

A verdade é que as reuniões podem ser uma enorme perda de tempo. Na verdade, estima-se que a média dos profissionais desperdiça quase 4 horas em reuniões improdutivas a cada semana. Mantenha sua equipe motivada, mantendo-os fora de reuniões desnecessárias.

2. Torne claras as prioridades e objetivos

Como líder, cabe a você certificar-se de que sua equipe esteja absolutamente clara sobre seus objetivos e prioridades. Determine primeiro o objetivo final. Em seguida, certifique-se de que cada membro da equipe esteja claro sobre seu próprio papel, sua prioridade e suas expectativas.

3. Crie um ambiente de trabalho agradável

As pessoas gostam de trabalhar em lugares onde se sentem produtivas e estimuladas. Equipe seu espaço com móveis e material de escritório que sejam propícios à produtividade. Você também deve enfatizar a luz natural e reduzir o máximo possível a desordem. Uma mesa desorganizada leva a pensamentos desorganizados.

4. Incentivar a crítica construtiva

Como líder, você precisa incentivar a crítica construtiva em sua equipe. Uma estratégia é liderar uma discussão aberta especificamente para as críticas. A última coisa que você quer é que sua equipe sinta que não pode compartilhar críticas ou sentimentos em relação a alguém.

5. Oferecer trabalho remoto com horários flexíveis

Sejamos realistas, nos dias de hoje, o trabalho remoto é mais popular do que nunca. Graças às milhões de maneiras diferentes de nos comunicarmos uns com os outros, estamos sempre conectados. Dito isto – você não verá um declínio na produtividade ao deixar sua equipe trabalhar em horários flexíveis. Na verdade, é exatamente o oposto.

O que rouba a motivação no trabalho?

Aqui estão 5 coisas que podem roubar a motivação do trabalhador:

1. Medo

O medo pode ser muito perigoso para sua motivação. A motivação geralmente o leva a agir, mas seu medo o impede de fazê-lo. Portanto, deixe sua dúvida e medo e aja.

2. Objetivos errados

Objetivos errados são objetivos irrealistas. Objetivos irrealistas são impossíveis de serem alcançados, o que pode desmotivá-lo. Portanto, mantenha suas metas realistas e trabalhe duro para isso, e você se sentirá motivado para a próxima.

3. Falta de clareza

A falta de clareza geralmente o leva a lugar nenhum. Primeiro, esclareça o que você quer na vida, e então você saberá como trabalhar e como torná-lo possível.

4. Falta de desafios

Desafios fazem você crescer. Não ter desafios pode acabar por desmotivá-lo quando você se comparar com a sua concorrência.

5. Solidão

Este pode ser o maior ponto de desmotivação. Tente se socializar. Inicie uma conversa, e isto não o fará sentir-se só.

O silêncio dos gestores interfere na motivação?

O feedback é tão importante para os funcionários que, quando eles não o recebem, é provável que procurem emprego em outro lugar. O feedback – ou sua falta – também pode impactar o desempenho dos funcionários.

De acordo com a HubSpot, 69% dos empregados dizem que trabalhariam mais se sentissem que seus esforços estavam sendo reconhecidos. Quando os gerentes oferecem pouco ou nenhum feedback, isso pode levar a taxas de rotatividade mais altas e grandes perdas monetárias para a empresa. Quer você esteja corrigindo um erro ou dando crédito onde ele é devido, o feedback é uma necessidade. O silêncio é verdadeiramente mortal.

O feedback permite a correção e a comunicação. Também cria uma oportunidade de ouro para desenvolver seus funcionários e ajudá-los a ter sucesso.

Tudo começa por você. Se você quer que o feedback seja um comportamento sistêmico, deve-se começar pelo topo. Ser um modelo para a causa é um grande primeiro passo. Uma vez que outros o vejam fazendo isso, eles seguirão seu exemplo.

Incentivar o compartilhamento de feedback entre seus funcionários ajudará a difundir novas ideias e melhorar a comunicação. Se você quiser melhorar as habilidades de comunicação e liderança de seus funcionários, o feedback entre pares pode ser a resposta.

Dar feedback é provavelmente uma das coisas mais importantes que um gestor pode fazer. De acordo com o artigo HubSpot citado acima, 58% dos funcionários dizem que dar reconhecimento é uma forma de os líderes melhorarem o engajamento. É muito provável que seus funcionários compartilhem o sentimento. Por que não dar a eles o que eles querem?

Comece hoje sua jornada de feedback e motive a sua equipe!

Posts Recentes

Serasa Experian oferece 80 vagas de estágio com bolsa de R$ 2.150

Estudantes de Administração, Matemática, Engenharias e outras áreas têm até setembro para se inscrever no programa de estágio da Serasa… Leia Mais

Inscrições abertas até junho para o trainee Kepler Weber 2024

A Kepler Weber, líder em soluções para armazenagem e processamento de grãos, está com inscrições abertas para seu programa trainee… Leia Mais

Arco Educação abre portas para futuros líderes em seu programa trainee

A Arco Educação, primeira startup brasileira de educação a abrir capital na Nasdaq, oferece um programa trainee focado em identificar… Leia Mais

Alavanque sua carreira com o programa trainee de finanças da Kenvue

Com um portfólio de marcas icônicas, a Kenvue oferece um programa de trainee de finanças que combina tradição, ciência e… Leia Mais

Como o Bolsa Trabalho Transforma Vidas no Estado de São Paulo

O Bolsa Trabalho SP oferece auxílio financeiro e capacitação para desempregados, promovendo inclusão e reintegração no mercado de trabalho. O… Leia Mais

Vagas de emprego para PCDs: descubra as melhores oportunidades em Jundiaí

Jundiaí oferece 150 vagas de emprego para pessoas com deficiência. Candidatos podem se inscrever pelo site da prefeitura. O mercado… Leia Mais