Uma equipe multidisciplinar é um grupo de pessoas com experiência, qualificações, habilidades e qualidades complementares que contribuem juntas para alcançar as metas estabelecidas por uma organização.
Certifique-se de que haja um bom “pontapé” de saída quando uma equipe multidisciplinar se reúne pela primeira vez. Nesse momento, todos se apresentam e indicam o que querem contribuir para o sucesso do projeto. Por exemplo, deixe os participantes dizerem de onde eles vieram e para onde querem ir.
Dependendo do orçamento e da duração do projeto, uma sessão de Team Building (formação de equipe) pode ser feita. É uma excelente atividade para se reunir e se conectar.
Em uma equipe multidisciplinar existem profissionais com diferentes estilos de comunicação. Um acha importante que o trabalho seja realizado de forma estruturada e o outro quer alcançar as metas o mais rápido possível. Haverá também profissionais que consideram importante ser ouvido ou aqueles que dão grande valor à boa cooperação.
Devem ser feitos acordos sobre como se comunicar uns com os outros e como lidar com conflitos ou se os limites forem ultrapassados conforme acordado durante o pontapé inicial.
Trabalhar em uma equipe multidisciplinar pode ser estressante. Não se esquive dos confrontos. Diferentes especialistas têm outras opiniões profissionais. Incentive outros a compartilhar suas opiniões também, mas tenha em mente o objetivo, seja prático, flexível, respeitoso e ajuste-se, se necessário.
Ao fazer follow-up (acompanhamento) você pode administrar as expectativas, ajustar, avaliar e celebrar os sucessos. Você também pode lembrar as pessoas de sua responsabilidade sem entrar em conflito.
Trabalhar em uma equipe multidisciplinar é um processo de aprendizado. É importante refletir sobre o que correu bem quando uma meta foi alcançada, o que não correu tão bem e o que deve ser diferente na próxima vez.
Uma equipe multidisciplinar é um sucesso quando a confiança, o reconhecimento, a autonomia e a propriedade estão presentes e são mantidos.
É um desafio encontrar o equilíbrio perfeito entre dar à sua equipe liberdade suficiente para ser criativa e, ao mesmo tempo, garantir que ela seja responsável por suas ações. Veja alguns dos desafios mais comuns de gerenciamento de equipe:
A falta de colaboração é um enorme obstáculo para os gerentes. Eles têm que descobrir como trabalhar com pessoas que talvez nem gostem, e isso nem sempre é fácil.
Este é um problema especialmente comum em startups onde o fundador ou outra pessoa conduziu a empresa desde seu início. Eles podem ter sido responsáveis pela maior parte do trabalho e, com pouca contribuição de qualquer outra pessoa, tiveram que lidar com decisões estratégicas e operações do dia-a-dia.
Você precisará ter certeza de que seus funcionários estão seguindo as instruções e as regras. Uma das maneiras de fazer isso é fornecendo instruções detalhadas e aprendendo a lidar com os contratempos ocasionais sem ficar louco ou frustrado.
Quando os funcionários perdem o interesse em seu trabalho, eles não são tão produtivos quanto deveriam ser. Isto pode levar a erros e projetos incompletos.
Quando isto acontece, pode levar a uma baixo moral, falta de compromisso e falta de produtividade. O gerente deve descobrir o que está causando isto e resolver o problema.
O conflito pode originar-se de qualquer coisa, desde diferentes personalidades até diferentes formas de trabalho, e é importante ter estratégias para ajudar a difundir a situação.
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