Segredos para liderar equipes multidisciplinares

O que são equipes multidisciplinares e como liderá-las?

Uma equipe multidisciplinar é um grupo de pessoas com experiência, qualificações, habilidades e qualidades complementares que contribuem juntas para alcançar as metas estabelecidas por uma organização.

Certifique-se de que haja um bom “pontapé” de saída quando uma equipe multidisciplinar se reúne pela primeira vez. Nesse momento, todos se apresentam e indicam o que querem contribuir para o sucesso do projeto. Por exemplo, deixe os participantes dizerem de onde eles vieram e para onde querem ir.

Dependendo do orçamento e da duração do projeto, uma sessão de Team Building (formação de equipe) pode ser feita. É uma excelente atividade para se reunir e se conectar.

Em uma equipe multidisciplinar existem profissionais com diferentes estilos de comunicação. Um acha importante que o trabalho seja realizado de forma estruturada e o outro quer alcançar as metas o mais rápido possível. Haverá também profissionais que consideram importante ser ouvido ou aqueles que dão grande valor à boa cooperação.

Devem ser feitos acordos sobre como se comunicar uns com os outros e como lidar com conflitos ou se os limites forem ultrapassados conforme acordado durante o pontapé inicial.

Trabalhar em uma equipe multidisciplinar pode ser estressante. Não se esquive dos confrontos. Diferentes especialistas têm outras opiniões profissionais. Incentive outros a compartilhar suas opiniões também, mas tenha em mente o objetivo, seja prático, flexível, respeitoso e ajuste-se, se necessário.

Ao fazer follow-up (acompanhamento) você pode administrar as expectativas, ajustar, avaliar e celebrar os sucessos. Você também pode lembrar as pessoas de sua responsabilidade sem entrar em conflito.

Trabalhar em uma equipe multidisciplinar é um processo de aprendizado. É importante refletir sobre o que correu bem quando uma meta foi alcançada, o que não correu tão bem e o que deve ser diferente na próxima vez.

Uma equipe multidisciplinar é um sucesso quando a confiança, o reconhecimento, a autonomia e a propriedade estão presentes e são mantidos.

Os desafios de gerenciar equipes multidisciplinares

É um desafio encontrar o equilíbrio perfeito entre dar à sua equipe liberdade suficiente para ser criativa e, ao mesmo tempo, garantir que ela seja responsável por suas ações. Veja alguns dos desafios mais comuns de gerenciamento de equipe:

1. Falta de Colaboração

A falta de colaboração é um enorme obstáculo para os gerentes. Eles têm que descobrir como trabalhar com pessoas que talvez nem gostem, e isso nem sempre é fácil.

2. Falta de visão entre os membros da equipe

Este é um problema especialmente comum em startups onde o fundador ou outra pessoa conduziu a empresa desde seu início. Eles podem ter sido responsáveis pela maior parte do trabalho e, com pouca contribuição de qualquer outra pessoa, tiveram que lidar com decisões estratégicas e operações do dia-a-dia.

3. Membros da equipe que não ouvem as instruções

Você precisará ter certeza de que seus funcionários estão seguindo as instruções e as regras. Uma das maneiras de fazer isso é fornecendo instruções detalhadas e aprendendo a lidar com os contratempos ocasionais sem ficar louco ou frustrado.

4. Falta de motivação deixada entre os membros da equipe

Quando os funcionários perdem o interesse em seu trabalho, eles não são tão produtivos quanto deveriam ser. Isto pode levar a erros e projetos incompletos.

5. A equipe não está alinhada às metas e processos da empresa

Quando isto acontece, pode levar a uma baixo moral, falta de compromisso e falta de produtividade. O gerente deve descobrir o que está causando isto e resolver o problema.

6. Conflito entre os membros da equipe

O conflito pode originar-se de qualquer coisa, desde diferentes personalidades até diferentes formas de trabalho, e é importante ter estratégias para ajudar a difundir a situação.

Posts Recentes

Ford busca mulheres talentosas para programa de estágio 2024

A Ford anuncia seu Programa de Estágio Afirmativo 2024, focado em acelerar o desenvolvimento de mulheres em diversas áreas da… Leia Mais

GTFoods contrata: 100 vagas disponíveis para início imediato em Maringá

Mega fábrica em Maringá oferece 100 oportunidades de emprego para quem quer começar a trabalhar agora. A GTFoods, uma das… Leia Mais

O que Elon Musk prevê para o mercado de trabalho com a IA

Elon Musk prevê um futuro sombrio onde os empregos serão opcionais, graças à inteligência artificial. O avanço das tecnologias de… Leia Mais

Mercantil Atacado e GBarbosa oferecem oportunidades de emprego na Bahia

GBarbosa e Mercantil Atacado oferecem novas vagas de emprego em diversas cidades da Bahia. Confira as oportunidades e benefícios. Conseguir… Leia Mais

Quer trabalhar na Klabin? Confira as vagas abertas nas fábricas do Paraná

Descubra as novas vagas de emprego na Klabin, uma das maiores produtoras de papéis para embalagens do Brasil. Procurar um… Leia Mais

Vagas de estágio e emprego na Sejuv: inscrições abertas

Jovens acima de 16 anos podem se inscrever para vagas de estágio e emprego na Sejuv; salários de até R$… Leia Mais