Os 7 piores erros de um Líder

Qual NÃO É a postura de um bom líder?

Os erros mais comuns – e, não por acaso, os mais prejudiciais – envolvem a interação com as pessoas de forma errada.

1. Demorar a criar vínculos com as pessoas

O vínculo é uma profunda conexão emocional que é diferente de simplesmente gostar de alguém. Na verdade, não é preciso gostar de alguém para criar vínculos com ele. E isso leva tempo acima e além do puro trabalho orientado a tarefas.

2. Estar indisponível e inacessível

Claramente, os líderes precisam delegar tarefas. No entanto, a delegação não deve significar um distanciamento emocional. Líderes que atribuem tarefas e se afastam com uma abordagem completamente desinteressada abandonam seu povo.

3. Não se concentrar no desenvolvimento de talentos

As pessoas querem expandir suas habilidades e competências ao mesmo tempo em que fazem seu trabalho. Deve-se compreender que o aprendizado é parte integrante da obtenção de resultados.

4. Não dar feedback regular sobre o desempenho

As pessoas só alcançam alto desempenho se souberem a verdade sobre sua eficácia. Os líderes muitas vezes ignoram esta necessidade e assim roubam das pessoas a chave para seu futuro.

5. Não levar as emoções em consideração

As emoções mais fortes estão relacionadas à perda, desapontamento, fracasso e separação. Na verdade, as pesquisas mostram claramente que a perda e até mesmo o medo da perda antecipada impulsionam o comportamento das pessoas muito mais fortemente do que benefícios e recompensas potenciais.

6. Gerenciar conflitos de forma ineficaz

Conflitos que não são tratados bloqueiam a cooperação e o alinhamento em torno de objetivos comuns. Tensões, emoções negativas e polarização se acumulam.

7. Não impulsionar mudanças

Sem mudanças, as empresas, como todos os organismos, murcham e acabam morrendo. Líderes que não conduzem mudanças colocam suas empresas em grave perigo. Explique os benefícios que as mudanças trarão, e o faça sabendo que as pessoas não resistem naturalmente à mudança: elas resistem ao medo do desconhecido ou à dor que pode vir com a transição.

O que pode atrapalhar uma boa gestão?

Veja mais alguns comportamentos que não se aplicam em uma boa gestão:

  • Ego;
  • Arrogância;
  • Insegurança – medo de dar poder aos outros e delegar;
  • Ver as pessoas inteligentes como uma ameaça à própria posição;
  • Desejo de controlar os outros – micromanagement;
  • Não confiar nos outros;
  • Egoísmo – colocar os próprios interesses à frente da empresa e da equipe;
  • Falta de foco no que importa;
  • Falta de empatia;
  • Preconceito, favoritismo, nepotismo e estereotipagem de outros;
  • Culpar os outros e não tratar os erros como experiências de aprendizagem – em vez de orientar e aconselhar;
  • Falta de apreço pela lealdade, talento e trabalho árduo.

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