A principal tarefa de um líder é criar as condições ideais para que os membros de sua equipe obtenham o melhor de si.
A liderança precisa trocar a pele para obter resultados, abandonar a rigidez estrutural da hierarquia e focar mais no poder de influência e na capacidade de construir confiança. A influência é moralmente neutra (pode ser usada para o bem ou para o mal), mas sempre envolve relacionamentos e também resultados.
Você pode influenciar sem ser um líder e pode liderar sem influenciar, mas não pode ser um bom líder sem influenciar. A liderança vem da autoridade, a influência vem da conexão. Se as pessoas se sentem conectadas, elas se abrem para a influência dos outros.
O desempenho de excelência de um trabalhador pode ser alcançado por meio de uma grande motivação, que é gerada por um clima organizacional favorável e este por sua vez gerado por uma boa prática de liderança.
Os líderes que desejam construir um ambiente de equipe saudável devem aprender a controlar menos e influenciar mais .
Com influência, uma pessoa pode inspirar outros a segui-la, a se comprometer com uma visão compartilhada. Esse tipo de liderança não exige necessariamente o poder do cargo, ou melhor, é maior que o poder do cargo. Pessoas influentes combinam outros tipos de poder com suas habilidades para ganhar status em um grupo, e quanto mais status uma
É uma habilidade comportamental essencial para aqueles que estão liderando mudanças transformacionais. Na verdade, ela é exigida em algum nível por qualquer pessoa que precise ou queira produzir um resultado ou mudança através de outros sobre os quais não têm necessariamente autoridade direta.
Enquanto os líderes generalistas precisam de habilidades como foco estratégico, o diferencial com a liderança por influência são as relações – compreender a importância de relações fortes e estar disposto a investir tempo e esforço nelas.
As principais características ou comportamentos de alguém que é excelente na liderança por influência incluem:
Ter habilidades de comunicação eficazes combinadas com baixa auto-orientação, incluindo habilidades para alinhar ou ligar as aspirações das pessoas aos objetivos da empresa ou do projeto para impulsionar a mudança, incentivando o apoio e o engajamento.
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