Como gerenciar conflitos em sua equipe de forma eficaz?

Como gerenciar conflitos na equipe?

Vivemos uma época conturbada. Os problemas nas organizações crescem tanto em número quanto em complexidade e as tarefas nos sobrecarregam. É o terreno fértil perfeito para aumentar os níveis de estresse e, assim, alterar nosso estado emocional. Em situações como essa, é fácil aumentar as situações de conflito entre os membros de sua equipe. Não abordar o conflito de forma eficaz e inteligente pode ter consequências dramáticas para os departamentos de trabalho, mas…. Como gerenciar conflitos de forma eficaz?

O que é Conflito?

Antes de abordar o como, precisamos saber o quê: o conflito é uma oposição ou desacordo entre duas ou mais pessoas, são formas diferentes de perceber a realidade, cada parte tem um mapa do território diferente, uma forma muito diferente de interpretar o eventos diferentes. Cada parte tem uma intenção, interesses e formas muito particulares de abordar o problema que não podem ser desenvolvidas ao mesmo tempo, ou seja, se contradizem. Essas diferentes perspectivas podem gerar uma briga ou disputa entre as pessoas envolvidas.

O que pode causar o conflito?

Comunicação ineficiente

As partes falharam em comunicar suas diferentes perspectivas de forma eficiente. Por outro lado, a mensagem pode ter chegado ao interlocutor totalmente distorcida. Lembre-se que todos nós temos um sistema de filtragem de mensagens através de nossa própria perspectiva, sistema de crenças, educação, valores, etc… Todos nós criamos nosso próprio mapa através da interpretação do mapa dos outros

Escondendo informações

Uma grande fonte de conflito tem sua origem na ocultação de informações relevantes para as partes envolvidas. Não ter certas informações pode dificultar a tomada de decisão de algumas das partes.

Desigualdades

Algumas das partes são vistas em desigualdade em relação às demais, gerando um sentimento de injustiça.

Incompatibilidade de interesses

Cada parte busca seu próprio benefício sem entender ou empatizar com a situação da outra parte.

Incompatibilidade de valores

Todas as pessoas, organizações ou sociedade possuem uma série de valores pelos quais governam e condicionam seu comportamento. O conflito pode surgir quando as partes honram valores conflitantes.

Defesa de fronteira.

Uma das partes tenta defender um limite que foi transgredido e o declara como seu.

Como gerenciar conflitos de forma eficaz?

1. Reconhecer e analisar a situação.

Conheça as partes envolvidas e a raiz do conflito. Determine o que é que gera disputa, quais são suas causas. Tenha empatia e compreenda a posição de todas as partes. Coloque todos os mapas na mesa.

2. Fale individualmente com os membros da equipe

Comece por ter um papo informal um a um com cada membro da equipe envolvido no conflito. Desta forma, você pode ouvir as preocupações das pessoas em um ambiente seguro e confidencial.

Nessas reuniões:
– Evite fazer suposições e deixe as pessoas se abrirem em seu próprio tempo;
– Assegure aos funcionários que a discussão é confidencial;
– Faça a cada parte as mesmas perguntas para permanecer imparcial.

3. Reúna as pessoas

Uma vez que você tenha uma melhor compreensão do conflito e das perspectivas de todos, é hora de reunir as partes relevantes e agir como um moderador.

Incentive os membros da equipe a se ouvirem uns aos outros, respeitarem os pontos de vista uns dos outros e não interromper ou fazer comentários pessoais.

4. Solicite ideias

Falar sobre as coisas ajuda você e sua equipe a considerar diferentes suposições, crenças e abordagens de tomada de decisão. Isto também pode fazer parte da criação de um ambiente “psicologicamente seguro”, onde as pessoas se sintam à vontade para compartilhar ideias e preocupações, evitando assim conflitos futuros.

5. Elabore um plano

Peça às partes que detalhem as ações acordadas para a reconciliação e que consigam se comprometer com esta estratégia. Você pode elaborar um cronograma de ações, marcando-as como e quando elas forem realizadas.

6. Acompanhamento

Garanta que as questões tenham sido resolvidas corretamente, acompanhando a situação. Você pode usar o one-on-one para evitar que desacordos antigos reapareçam. Tente uma pesquisa anônima com a equipe para obter feedback e revelar quaisquer frustrações persistentes.

Quando uma situação se descontrola, talvez seja necessário intervir como um facilitador direto, com uma abordagem direcionada para a resolução de conflitos de equipe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

+,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

 

 

 

 

 

Posts Recentes

Serasa Experian oferece 80 vagas de estágio com bolsa de R$ 2.150

Estudantes de Administração, Matemática, Engenharias e outras áreas têm até setembro para se inscrever no programa de estágio da Serasa… Leia Mais

Inscrições abertas até junho para o trainee Kepler Weber 2024

A Kepler Weber, líder em soluções para armazenagem e processamento de grãos, está com inscrições abertas para seu programa trainee… Leia Mais

Arco Educação abre portas para futuros líderes em seu programa trainee

A Arco Educação, primeira startup brasileira de educação a abrir capital na Nasdaq, oferece um programa trainee focado em identificar… Leia Mais

Alavanque sua carreira com o programa trainee de finanças da Kenvue

Com um portfólio de marcas icônicas, a Kenvue oferece um programa de trainee de finanças que combina tradição, ciência e… Leia Mais

Como o Bolsa Trabalho Transforma Vidas no Estado de São Paulo

O Bolsa Trabalho SP oferece auxílio financeiro e capacitação para desempregados, promovendo inclusão e reintegração no mercado de trabalho. O… Leia Mais

Vagas de emprego para PCDs: descubra as melhores oportunidades em Jundiaí

Jundiaí oferece 150 vagas de emprego para pessoas com deficiência. Candidatos podem se inscrever pelo site da prefeitura. O mercado… Leia Mais