Vivemos uma época conturbada. Os problemas nas organizações crescem tanto em número quanto em complexidade e as tarefas nos sobrecarregam. É o terreno fértil perfeito para aumentar os níveis de estresse e, assim, alterar nosso estado emocional. Em situações como essa, é fácil aumentar as situações de conflito entre os membros de sua equipe. Não abordar o conflito de forma eficaz e inteligente pode ter consequências dramáticas para os departamentos de trabalho, mas…. Como gerenciar conflitos de forma eficaz?
Antes de abordar o como, precisamos saber o quê: o conflito é uma oposição ou desacordo entre duas ou mais pessoas, são formas diferentes de perceber a realidade, cada parte tem um mapa do território diferente, uma forma muito diferente de interpretar o eventos diferentes. Cada parte tem uma intenção, interesses e formas muito particulares de abordar o problema que não podem ser desenvolvidas ao mesmo tempo, ou seja, se contradizem. Essas diferentes perspectivas podem gerar uma briga ou disputa entre as pessoas envolvidas.
As partes falharam em comunicar suas diferentes perspectivas de forma eficiente. Por outro lado, a mensagem pode ter chegado ao interlocutor totalmente distorcida. Lembre-se que todos nós temos um sistema de filtragem de mensagens através de nossa própria perspectiva, sistema de crenças, educação, valores, etc… Todos nós criamos nosso próprio mapa através da interpretação do mapa dos outros
Uma grande fonte de conflito tem sua origem na ocultação de informações relevantes para as partes envolvidas. Não ter certas informações pode dificultar a tomada de decisão de algumas das partes.
Algumas das partes são vistas em desigualdade em relação às demais, gerando um sentimento de injustiça.
Cada parte busca seu próprio benefício sem entender ou empatizar com a situação da outra parte.
Todas as pessoas, organizações ou sociedade possuem uma série de valores pelos quais governam e condicionam seu comportamento. O conflito pode surgir quando as partes honram valores conflitantes.
Uma das partes tenta defender um limite que foi transgredido e o declara como seu.
Conheça as partes envolvidas e a raiz do conflito. Determine o que é que gera disputa, quais são suas causas. Tenha empatia e compreenda a posição de todas as partes. Coloque todos os mapas na mesa.
Comece por ter um papo informal um a um com cada membro da equipe envolvido no conflito. Desta forma, você pode ouvir as preocupações das pessoas em um ambiente seguro e confidencial.
Nessas reuniões:
– Evite fazer suposições e deixe as pessoas se abrirem em seu próprio tempo;
– Assegure aos funcionários que a discussão é confidencial;
– Faça a cada parte as mesmas perguntas para permanecer imparcial.
Uma vez que você tenha uma melhor compreensão do conflito e das perspectivas de todos, é hora de reunir as partes relevantes e agir como um moderador.
Incentive os membros da equipe a se ouvirem uns aos outros, respeitarem os pontos de vista uns dos outros e não interromper ou fazer comentários pessoais.
Falar sobre as coisas ajuda você e sua equipe a considerar diferentes suposições, crenças e abordagens de tomada de decisão. Isto também pode fazer parte da criação de um ambiente “psicologicamente seguro”, onde as pessoas se sintam à vontade para compartilhar ideias e preocupações, evitando assim conflitos futuros.
Peça às partes que detalhem as ações acordadas para a reconciliação e que consigam se comprometer com esta estratégia. Você pode elaborar um cronograma de ações, marcando-as como e quando elas forem realizadas.
Garanta que as questões tenham sido resolvidas corretamente, acompanhando a situação. Você pode usar o one-on-one para evitar que desacordos antigos reapareçam. Tente uma pesquisa anônima com a equipe para obter feedback e revelar quaisquer frustrações persistentes.
Quando uma situação se descontrola, talvez seja necessário intervir como um facilitador direto, com uma abordagem direcionada para a resolução de conflitos de equipe.
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