Como melhorar a produtividade no trabalho remoto? 

Home Office: Como se manter produtivo com o trabalho remoto?

Para os funcionários que têm acordos de trabalho à distância, pode ser um desafio permanecer produtivo ao fazer malabarismos entre as exigências do seu trabalho diário e as preocupações familiares e domésticas.

Veja algumas dicas para ajudá-lo a manter-se no topo de suas tarefas e cumprir seus prazos enquanto trabalha em casa:

1. Faça um cronograma com sua família

Pode haver momentos em que seus filhos em idade escolar estejam em casa durante a semana de trabalho. Para os pais que precisam trabalhar enquanto estão em casa, cuidar das crianças pode dificultar ainda mais a luta para se manterem produtivos. É importante estabelecer um horário claro para toda a família.

2. Designar seu próprio espaço de trabalho

Embora certamente possa ser tentador trabalhar de sua cama ou sofá, tente preparar algo mais oficial. Talvez seja um espaço de trabalho improvisado na sala de jantar, ou talvez você tenha um espaço real de escrivaninha ou escritório em sua casa.

3. Levante-se cedo

Pode ser tentador querer dormir quando se sabe que não é preciso sair correndo pela porta para chegar ao escritório. Mas, se você está tendo dificuldades para permanecer produtivo, às vezes levantar-se cedo é uma boa estratégia.

4. Faça pausas

Se você realmente quer ser produtivo, considere fazer pausas regulares e dê tempo para que sua mente (e seu corpo) se recarreguem. A cada hora mais ou menos, leve pelo menos alguns minutos para ficar de pé, reabastecer sua água ou acariciar seu cão.

5. Defina horários para verificar o e-mail

A menos que seu trabalho exija que você esteja 24 horas por dia, 7 dias por semana, designe horários em que você irá verificá-lo. Se sua caixa de entrada estiver sempre ao seu alcance, qualquer nova mensagem pode ser uma distração.

6 Faça uma lista de afazeres todos os dias

Ao final de cada dia de trabalho, anote uma lista de tarefas para o dia seguinte, detalhando o que você precisa fazer e a que horas.

7. Multitarefa enquanto você pode

Talvez você tenha que alimentar e passear o cão, lavar a louça, lavar a roupa e muito mais. Para se manter no topo dessas tarefas, encontre oportunidades de multitarefas onde você puder.

Como manter o engajamento com o trabalho remoto?

Um aspecto do trabalho descentralizado que exige atenção é o engajamento remoto dos funcionários. Garantir que o pessoal esteja concentrado e capaz de realizar o melhor de suas capacidades pode ser complicado sem a interação social intuitiva que vem do trabalho no mesmo lugar.

Por sorte, há coisas que você pode fazer. Veja algumas táticas para aumentar o engajamento:

1. Monitore as cargas de trabalho. Quer o papel exija a supervisão de vendedores ou a direção de uma equipe interdisciplinar, os gerentes sabem da importância de não sobrecarregar seu pessoal.

2. Tenha um cronograma consistente de reuniões. Pode ser tentador, quando se trabalha remotamente, atrasar ou cancelar reuniões de rotina da equipe, especialmente se você for o membro sênior da equipe responsável por presidi-las. Mas com colegas distribuídos em vários locais, esses momentos de contato criam conexões vitais e incentivam a camaradagem.

3. Faça com que as pessoas se conheçam umas às outras. Uma das coisas mais difíceis de se conseguir quando se trata do engajamento remoto dos funcionários de sua empresa é incentivar a união dos funcionários.

4. Recompense a Eficiência. Graças à tecnologia, há muitas maneiras de catapultar os níveis de eficiência de sua empresa com ferramentas de gerenciamento de tempo até a implementação de software de folha de pagamento on-line.

5. Ofereça uma combinação de opções de trabalho. É importante reconhecer que cada um tem preferências diferentes em relação à forma como gosta de trabalhar.

6. Cultive uma cultura de trabalho remoto saudável. Mesmo que isso afete apenas uma fração da empresa, a cultura deve acomodar as exigências de emprego remoto.

7. Tome decisões técnicas com base no feedback dos funcionários.

8. Incentive a socialização virtual. Lembre-se que a conversa fiada não precisa ser entediante, mas é uma parte importante de qualquer diálogo sustentado e não deve ser deixada de fora das reuniões online.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.