Hoje em dia, onde o mercado cresce e modifica-se acentuadamente em seus paradigmas, o rigor na contratação de um novo colaborador é tanto que presidentes de grandes corporações chegam a entrevistar os aspirantes aos cargos oferecidos, pessoalmente.

A necessidade é entender sua equipe, conquistar a confiança e confirmar o êxito na escolha. Com isso, consequentemente, é possível extrair o melhor destes profissionais. Cara a cara com o seu futuro chefe não basta proferir palavras ensaiadas e ensinadas na faculdade; é necessário deixar claro seus objetivos, falar de resultados concretos (e os mais importantes) que já conquistou, socializar experiências como gestor, mostrar que dedicou-se a estudar a empresa (valores, missão, organização), concentrar-se em questões estratégicas, controlar o nervosismo e aí então mostrar-se sereno diante da avaliação.

Lembre-se a busca por trabalho é acirrada, mas garante seu lugar aos melhores profissionais. Seja um deles!

Fonte: Revista Você S/A

Por Teresa Almeida


A tentativa desesperada por uma vaga de emprego, algumas vezes, leva o candidato a fornecer no currículo alguns dados irreais. Trata-se, desejavelmente, de um grande desejo ou necessidade e não de uma intenção desonesta.

A busca constante por emprego, num longo período, gera ansiedade, estresse e outras características psíquicas que, após uma análise criteriosa, justificam uma ação questionável.

O currículo é o principal instrumento de registro das experiências, formações e qualificações do profissional. A exatidão das informações deve ser real. Observações sem comprovação de dados demonstrarão a possível empresa contratante, durante uma checagem, o indício de um candidato sem comprometimento.

Então, cuidado! Não permita que desejos sobreponham-se sobre suas escolhas de conduta de caráter.

Por Patricia Gujev


Muita coisa é fato, mas há muita ficção no campo de recolocação profissional, embora alguns opinem de acordo com o que “acham”, o que define as regras são, o critério e a necessidade da empresa e a avaliação técnica dos selecionadores.

Vejamos algumas ficções:

– O profissional com mais de 35 anos de idade sempre será preterido numa concorrência com pessoal mais jovem. Há situações nas quais prevalecem, mais preparo e maiores conhecimentos, independentemente da idade do candidato.

– Para conseguir um novo emprego basta enviar muitos currículos. Isso não é verdade, pois as empresas buscam pessoas interessadas e que administram bem o tempo disponível fazendo cursos e enriquecendo os seus conhecimentos.

Alguns fatos:

– Palestras de recolocação e cursos gratuitos abrem caminho para o novo emprego. Isso é verdade! Embora exista quem não valorize esse tipo de iniciativa, ela funciona. Nesses eventos, sempre, são cadastrados currículos e disponibilizados às empresas que aproveitam esse pessoal treinado em seus quadros.

– A prestação de trabalho voluntário, ou de cunho social, contribui na hora de uma avaliação diante das empresas. Sim! As empresas buscam colaboradores que sejam bons cidadãos.

Por Lindomar Vieira


Grupo Opção – Consultoria de Recursos Humanos

Central de Atendimento – Rua 01, 656, Centro – Rio Claro – SP

CEP 13500-005  fone: (19)3526-2500

www.grupoopcao.com.br

Resume RH – Consultoria de Recursos Humanos

Avenida 21, 543, Cidade Jardim – Rio Claro – SP

Entre as ruas 04 e 05 – Praça Copacabana

CEP 13500-290 fone: (19)3534-3008

www.resumerh.com.br

RH Brasil

Avenida 01, 790 – Centro

CEP 13500-402  Telefone-fax: (19) 3524-8228

www.rhbrasil.com.br

AF- Agência de Empregos

Rua 08, número 234, Cidade Jardim

CEP 13.500-144  Fone: (19)3525-7459.

Por Cris Keller


Uma entrevista de emprego mostra muito mais de você do que um pedaço de papel com informações sobre sua profissão.

1-Em uma entrevista você tem que mostrar tranqüilidade e que tem habilidade para o cargo, pulso firme, paciência entre outras qualidades para o cargo desejado.

2- Lembre-se que a imagem é seu cartão de visita. Então quando for procurar um emprego, não use roupas coloridas, transparentes ou decotadas, as saias justas ou mini e até mesmo as bijuterias grandes.

3- De nada adianta estar bem vestido, cumprimentar direito se na hora de expor suas idéias usa muitas gírias, fala com erro de concordância ou mesmo fazer piadinhas de mal gosto.

Quando for a uma entrevista de emprego, preste atenção na reação do entrevistado, não fique contando vantagem, mostre o que você sabe sem se tornar inconveniente.


Ele com certeza é a peça fundamental na hora de procurar um emprego. Um currículo bem elaborado pode fazer a diferença na hora que o entrevistador for escolher o candidato.

Por isso quanto mais bem feito seu currículo mais chances você terá de entrar no mercado de trabalho.

Não adianta entregar um currículo com várias folhas, que estejam carentes de dados objetivos ou com erros de português. Uma ou no máximo duas páginas é o suficiente.

Não é necessário colocar nos dados pessoais, números de documentos, o importante é conter, nome, endereço, telefone, data de nascimento e estado civil.

Ao listar experiências anteriores, concentre-se nas três ou quatro últimas empresas em que você trabalhou.

Indique seu cargo e suas principais responsabilidades e resultados.


Geralmente a hora da entrevista é um momento crucial para o candidato. Por isso uma boa dica alem de paciência e calma é pesquisar um pouco da empresa pela internet para não cometer nenhuma “gafe”. O que também ajuda muito é tentar pensar o que poderia ser perguntado e responder com clareza, transparência e objetivamente.

Quando perguntado, por exemplo, sobre suas fraquezas ou defeitos não hesitar em responder, afinal todos temos nossos defeitos. Vestir-se adequadamente sempre foi fundamental para concorrer a vaga, Sem atrasos e nem erros de português. Calma e tranqüilidade são as verdadeiras chaves para essa conquista.

Por José Alberi Fortes Junior


Mesmo em tempos tão desenvolvido empresas ainda recorrem aos classificados. A internet é um ótimo concorrente para o velho jornal, porem para um publico geral e maior o classificado ainda é o preferido pelas empresas de recrutamento.

Indicações sempre tiveram seu diferencial, a internet também é um auxilio as empresas de recursos humanos, porem os classificados impressos tem seu lugar garantido para essas empresas principalmente por que atingem a grande massa.

Sendo assim verificar sites da rede, visitar varias agencias, ter conhecidos e “fuçar” classificados praticamente garantem uma entrevista sem esquecer de manter suas informações sempre atualizadas.

Por José Alberi Fortes Junior


Durante o processo seletivo, é exercitado um sentimento do candidato: a paciência. A espera da resposta é algo que incomoda e causa angústia para o concorrente, porém esta espera não deve causar uma precipitação para que o candidato aceite propostas menos vantajosas.

Aguardar o tempo que o entrevistador pediu é fundamental para testar a paciência e para que decisões erradas não aconteçam. Isso também fará com que propostas sejam aceitas e posteriormente descartadas.

Depois de passado o prazo de contato, nada impede que o interessado ligue para o entrevistador e solicite o feedback. Isso será importante para que ele possa buscar novas oportunidades e não cometa os mesmos erros no processo seletivo.

Por José Alberi Fortes Junior


O que leva uma pessoa formada em publicidade atuar na área administrativa? Ou um técnico de informática atuando na área comercial? Necessidade ou ato de coragem?

Algumas mudanças de ares e alteração de rotinas de trabalhos são feitas por pessoas corajosas, que têm perfis dinâmicos e que a graduação ou cursos completados não eram exatamente o que queriam, mas o que a oportunidade permitiu.

Outros, por falta de oportunidades na sua área de formação, optam por empregos em outras áreas para sobreviver. A médio ou longo prazo causa desconforto e muita frustração. Se especializar e manter-se atualizado é uma forma de voltar a atuar no ramo de preferência.

Por José Alberi Fortes Junior


Existe uma parcela da população que as empresas miram para preencher seu quadro de funcionários: são os Portadores de Necessidades Especiais. Existe uma cota para estes funcionários que deve ser preenchida prevista em lei, esta cota varia de acordo com as funções e o ramo de atividade.

Preconceito e receio de continuidade são alguns dos percalços que os Portadores de Necessidades Especiais sofrem para fazer suas carreiras nas empresas, porém depois de vencidos estas dificuldades, seu potencial e suas habilidades  poderão ser recompensadas com aumento de remuneração e promoções.

Fora a satisfação individual e o exemplo que estes funcionários podem exercer para o grupo.

Por José Alberi Fortes Junior


A prestadora de serviços em recursos humanos Manpower, com sede mundial em Milwaukee, estado de Wisconsin, Estados Unidos, possui 400.000 clientes em todo o mundo, e emprega mais de 5 milhões de pessoas ao redor do globo todos os anos.

Então, que tal se aliar a essa gigante do setor de RH e alavancar sua carreira? No site da Manpower Brasil www.manpower.com.br é possível consultar algumas oportunidades de emprego disponíveis, bem como cadastrar seu currículo.

Atualmente há vagas em diversos setores, como Industrial, Manufatura e Produção; Construção Civil e Imobiliária; Comercial e Vendas e Administração Geral (só para citar alguns) para diversas cidades do Brasil. Para saber detalhes das vagas é preciso fazer o cadastro. Acesse o site e faça o seu agora mesmo!

Por Cris Keller

Nos dias atuais arrumar um bom emprego é algo que necessita de uma atenção especial do candidato. Diversas empresas de Recrutamento de pessoas já exigem o cadastramento de currículo pela internet, mas não é tão fácil quanto parece, pois sendo feito dessa forma a qualificação é muito mais exigida.

A vaga desejada nem sempre está disponível quando precisamos, por isso cada vez mais esta sendo fundamental a qualificação e o conhecimento.

Uma excelente opção sempre foi os concursos públicos e a disputa de vagas em grandes empresas, possibilitando assim um currículo muito mais bem visto, porém a construção de uma carreira sólida é mais complicada.


A Estágio NET (www.estagionet.com.br) oferece centenas de ofertas de emprego, basta se cadastrar. Depois de realizado o cadastro, você poderá ter acesso às vagas, ver os dados das empresas contratantes, acompanhar o seu pedido de estágio, enviar seu currículo para as empresas e muito mais.

Há também um espaço para troca de informações sobre estágios em geral, com anúncio de vagas de estágio em todo o país em diferentes áreas, como Psicologia, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Administração de Empresas, dentre outras.

É mais uma iniciativa que procura aproximar o jovem do mercado de trabalho. Para saber mais informações, acesse www.blogdoestagio.com.br.


As entrevistas de emprego propõem, às vezes de forma bem sutil, perguntas que, uma vez mal respondidas, acabam com as chances do candidato. Por exemplo, muitas empresas insistem em perguntar os motivos que levaram o candidato a escolher determinada empresa.

Para essa pergunta é sempre bom ter uma resposta pronta: pesquise sobre a empresa a que está tentando se empregar, leia sobre suas áreas de ação, que atividades realiza, como é vista pelo mercado, etc.  Essa procura pode ser feita visitando o site institucional da empresa, e se você tiver oportunidade, converse com funcionários que poderão fornecer informações valiosas sobre e a empresa e o ambiente de trabalho.

Responda as perguntas de maneira sucinta e coesa, e procure sempre valorizar sua pessoa e seu perfil profissional, deixando claro que fazer parte dessa empresa é objetivo de muitos profissionais, devido ao posicionamento desta no mercado em sua área de atuação.


O site http://emprego.catho.com.br/estagiario disponiliza um grande número de vagas para estágio, em diversas áreas, como técnicas, exatas, humanas e biológicas. É o maior site com vagas de empregos e estágios, vagas para trainees e recolocação de profissionais em todo o Brasil.

Para concorrer, é necessário se cadastrar no site escolhendo um plano de pagamento. É possível usar um sistema que permite fazer seu cadastro de graça, por 7 dias. Para saber mais, acesse emprego.catho.com.br/estagiario e busque vagas adequadas ao seu perfil.

É possível buscar vagas usando palavras-chave, bem como por área e nível de escolaridade, há vagas para todo o país, em todos os níveis.

Outras informações em www.catho.com.br.


O Instituto Euvaldo Lodi disponibiliza pesquisa gratuita de vagas em vários estados brasileiros, para diferentes níveis de escolaridade, que podem ser escola especial, nível médio, superior ou técnico. Acesse www.iel.org.br/portal e saiba mais sobre o programa de estágio do instituto.

Para se cadastrar são necessários os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF e declaração de escolaridade.

Há também a possibilidade de incluir seu currículo no banco de talentos: ele será distribuído para várias empresas que fazem parte do CNI – Sistema Indústria. Para conhecer as entidades que fazem parte do sistema indústria e cadastrar seus dados, clique aqui e acesse o site.

Uma vez cadastrado, lembre-se de manter seus dados sempre atualizados!

Mais informações em www.iel.org.br.


O CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) é uma instituição que oferece oportunidades de estágio para estudantes de nível superior e médio, onde os estudantes podem cadastrar seus dados e concorrer a várias vagas de estágio, em diferentes áreas. Empresas e escolas também podem se cadastrar, para estabelecer parcerias.

Há várias sedes do CIEE: em São Paulo (www.ciee.org.br), no  Rio de Janeiro (www.cieerj.org.br), no Espírito Santo (www.ciee-es.org.br), em Minas Gerais (www.cieeminas.org.br), em Pernambuco (www.ciee-pe.org.br), no Paraná (www.cieepr.org.br) e no Rio Grande do Sul (www.ciee-rs.org.br).

No site da sede paulista há mais de 6.000 vagas de estágio. Acesse http://www.ciee.org.br/portal/index.asp para saber mais informações.

Mais informações em www.ciee.org.br.


Antigamente ter uma faculdade e alguma experiência na área contava-se muito para achar o emprego ideal. Porém, a exigência do mercado de trabalho é cada vez maior e acirrada, e os candidatos são cada vez mais testados e seletivos.

Pensar em maneiras realistas de se atuar numa empresa, por exemplo, é o primeiro passo. Ser gerente de um setor é o que todo mundo quer, porém, começar sempre de baixo e subir é sempre a melhor opção. Mesmo que se tenha experiência de anos numa área, começar de assistente, na humildade, é o caminho mais confiável.

Revisar e atualizar o currículo é outro passo importante. Na internet existe um Guia de Currículo no endereço www.empregos.com.br. Documentos necessários de colocar e informações imprescindíveis são algumas dicas que podem ser encontradas para montar o currículo que toda a empresa quer ler.

Por fim, se o desespero bater à porta, reserve um tempo para repensar nas possibilidade, fazer o que gosta, visitar um parente distante. O descanso mental pode gerar novas idéias e soluções que antes, com o desespero e sem vontade para nada era impossível de se levar em conta.


A Page Personnel é uma empresa especializada em recrutamento de pessoal que vai de estagiários até altos cargos de diretoria. A empresa atua em 12 países e  permite que se realize gratuitamente no seu site uma busca por vagas para estagiários e trainees.

Acesse o site da Page Personnel e faça sua busca. Há várias vagas disponíveis, entre elas as oferecidas pelo Programa de Estágio em Instituição Financeira, para estudantes de graduação (período noturno) que estejam no último ano de cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Marketing, Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Relações Públicas, Relações Internacionais e Comércio Exterior, com formação prevista entre Julho de 2010 e Julho de 2011.

Mais informações, acesse o Espaço Candidato, clicando em Programa de Estágio – Instituição Financeira.

Fonte: www.pagepersonnel.com.br





CONTINUE NAVEGANDO: