Oportunidades são para a província de Quebec.

Nos últimos tempos, sabe-se que não está sendo fácil para os brasileiros conseguirem oportunidades de emprego. Isto é, até mesmo aqueles que possuem formação superior estão enfrentando grandes dificuldades na hora de tentar uma vaga no mercado de trabalho, que por sua vez, está exigindo cada vez mais do profissional, tornando a tão sonhada conquista da vaga de emprego em algo extremamente competitivo.

No entanto, o leitor já cogitou superar a crise que aflige o Brasil e, dessa forma, expandir os horizontes e buscar novas oportunidades de emprego no exterior? Sabe-se que países desenvolvidos oferecem um leque de possibilidades, permitindo que o profissional entre em contato com experiências diferenciadas e inovadoras.

Espero que a resposta não tenha sido negativa, uma vez que, para profissionais de certas áreas, essa possibilidade pode tornar-se bem possível. Isso porque, está aberto um programa que visa recrutar profissionais, por meio de um processo seletivo, com o intuito de enviá-los ao Canadá para trabalharem em suas áreas de atuação. As vagas já então abertas. Ficou interessado? Então não deixe que essa oportunidade para trás.

É isso mesmo! A Quebec Internacional, uma agência que visa recrutar profissionais do Brasil para atuarem em suas áreas de formação no Canadá, abriu recentemente um período para que interessados em participar do programa possam realizar as suas inscrições. Vale ressaltar que não é de hoje que essa agência vem trabalhando com esse tipo de programa em nosso país.

Dessa forma, segundo as informações divulgadas pela própria agência, os aprovados no processo seletivo devem ser direcionados para a cidade de Quebec, onde vão exercer as suas funções. É bom lembrar que Quebec é uma das metrópoles do Canadá e possui grande importância econômica para o país.

Para participar do programa de seleção é necessário se encaixar em um pré requisito básico, proposto pela agência, que exige do candidato formação de nível superior na parte de T.I.

No entanto, não é exigido do participante que ele já tenha experiência profissional. Por essa razão, pessoas que não tiveram a oportunidade de trabalhar e adquirir experiência na área, também podem ser aceitas para o programa.

Podem se inscrever profissionais graduados no seguintes cursos: Sistemas de Informação; Engenharia Eletrônica; Engenharia Elétrica; Tecnologia em redes de computadores; Tecnólogos na área de informática e Ciência da Computação.

Os interessados já podem realizar as inscrições que devem permanecer abertas até o dia 25 deste mês de março. É importante salientar que as inscrições são gratuitas. Sendo assim, os interessados não precisam pagar nenhuma quantia.

Para realizar as inscrições basta acessar ao seguinte site: www.programaquebecnacabeca.com.

Além de possuir formação superior em um dos cursos já citados acima, é extremamente necessário que o candidato possua certo domínio sobre a língua francesa.

Mas não precisa entrar em pânico, já que, os níveis de conhecimento acerca da língua dependem também da vaga a ser preenchida, isto é, em certos cargos é preciso apenas que o candidato possua fluência no idioma. Já em outras, no entanto, é necessário somente possuir as noções básicas do francês. Contudo, é bom lembrar que para residir no Canadá, um país em que as pessoas tem costumes diferentes do nosso, é muito importante que o candidato consiga falar e compreender pelo menos o básico do francês.

Como já mencionado anteriormente, o prazo para que seja realizada as inscrições termina no dia 25 deste mês de março. Dessa forma, após essa etapa, a agência deve realizar uma triagem nas inscrições e, dessa forma, todos os candidatos selecionados devem receber notificações de chamada do dia 2 até o dia 13 de abril.

Nas edições anteriores do programa que ocorreram no Brasil, as entrevistas com os candidato eram feitas pelo formato virtual. No entanto, em 2018 haverá mudança, já que, representantes da agência devem visitar o Brasil, com o intuito de entrevistarem os candidatos pessoalmente.

Até o momento não foram divulgadas informações como os horários e locais em que as entrevistas vão ser realizadas. Sabe-se apenas que a cidade escolhida foi São Paulo e que essas entrevistas devem ocorrem entre os dias 21 e 22 do mês de abril.

Ana Paula Oliveira Coimbra


A província canadense de Québec tem sido um celeiro de oportunidades para brasileiros que desejam uma experiência profissional fora do país. A região que é a principal na questão de falantes da língua francesa continua em busca de profissionais brasileiros. Para isso, estão sendo promovidos ciclos de palestras gratuitas que tem como objetivo fazer com que o programa seja divulgado.

De acordo com as informações dadas até o momento a principal necessidade de profissionais é para os setores de Engenharia da Computação, TI (Tecnologia da Informação), Enfermagem, Engenharia, Contabilidade e Administração de Empresas.

No decorrer do mês de setembro as apresentações sobre essa oportunidade acontecem em São Paulo. Serão realizadas em etapas: no dia 24 para profissionais de TI e Engenharia da Computação, no dia 25 para Enfermagem e no dia 26 para todos os interessados.

Quem se interessou pela oportunidade e deseja participar de alguma das palestras basta se inscrever via internet por meio do endereço eletrônico www.imigracao-quebec.ca/palestra. Os locais e horários de realização das palestras serão informados aos participantes via e-mail.

Para a obtenção do visto de residente permanente no país e ter autorização para imigrar e participar dessa oportunidade os interessados precisam contar com formação de nível técnico, tecnólogo ou universitário. Além disso, é interessante que o candidato tenha experiência profissional, conheça ou tenha interesse em aprender o francês que é a língua oficial do Québec. Já a idade a informação é de que podem participar quem tiver até 38 anos.

Vale destacar uma informação importante. Nesse caso existe a necessidade de novos profissionais na região. Entretanto, o governo de forma alguma garante emprego aos interessados. Porém, oferece aos mesmos diversas ferramentas que irão facilitar a integração tanto do imigrante quanto de seus familiares. Isso inclui, por exemplo, aulas gratuitas de Francês.

A região tem passado por um bom momento econômico e os recrutamentos internacionais têm como objetivo garantir que as empresas continuem com o crescimento e a competitividade na área de tecnologia. Setor este onde a concorrência é bem mais acirrada.

Por Denisson Soares


Se você é formado em química pode encontrar uma excelente opção de trabalho na província de Quebec, no Canadá. Por ser considerado um setor estratégico da economia canadense, os profissionais do setor podem obter remunerações anuais na faixa de US$ 63 mil.

A província possui um programa de imigração para a seleção de profissionais qualificados. O processo de seleção costuma ser um dos mais rápidos do mundo com duração de um ano.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ser diplomados em química, ter experiência na área, conhecimentos do idioma francês (língua oficial de Quebec) ou então se dispor a aprender antes da imigração e ter idade de até 35 anos. O programa valoriza profissionais que possuem cônjuge e filhos.

Os profissionais que forem aprovados no programa de imigração terão todos direitos de um cidadão canadense nato, como assistência previdenciária, médica, e outros benefícios que também se estendem ao cônjuge e filhos. O programa de imigração não oferece garantia de emprego, mas ajuda o imigrante a obter uma oportunidade no mercado de trabalho local. Também oferece aulas gratuitas de aperfeiçoamento da língua francesa.

Como o segmento químico canadense passa por expansão e pretende ampliar a mão-de-obra especializada, os químicos têm oportunidades de emprego em indústrias petroquímicas, tecnologia, metalurgia, minas e agroindústria.

Para mais informações sobre as chances de emprego em Química, acesse o site:  www.imigrarparaquebec.ca.

Por Selma Isis


A quantidade de oportunidades de emprego no Brasil tem tido um crescimento favorável nos últimos períodos, mas mesmo assim o número de pessoas procuram uma colocação no mercado aumenta muito.

As oportunidades de trabalho no exterior tem sido uma excelente chance ganhar dinheiro e ter contato com outra cultura.

As vagas de emprego no Canadá estão disponibilizadas para pessoas das seguintes áreas: bioquímica, contabilidade, estatística, nutrição, enfermagem, engenharia civil, tecnólogos em alimentos, radiologia, administração e estatísticas.

Os interessados deverão acessar o site da imigração de Québec www.immigration-quebec.gouv.qc.c e se alistar para as palestras que esclarecem todas as duvidas sobre as vagas.

Vale lembrar que todas as informações repassadas à imigração serão verificadas para confirmação da veracidade das mesmas.

Acesse o site e candidate-se a uma das vagas. Boa sorte!

Por Milena Evelyn


Acontece na próxima segunda-feira, dia 21 de junho de 2010 uma palestra gratuita promovida pela Imigração Québec em diversas cidades do país. Em parceria com a Escola de Idiomas Aliança Francesa, a palestra abordará assuntos como a tramitação de imigração, a busca de emprego no mercado de trabalho, o perfil da sociedade quebequense e os conselhos para instalar-se na região.

A palestra é destinada a toda a comunidade interessada em suprir o mercado de mão-de-obra da província em uma das 230 vagas de emprego disponíveis para imigrantes no país.

Participe se inscrevendo previamente pelo site Imigrar para Québec  e informe-se sobre a Província do Québec.

Por: Camila Porto de Camargo


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos programas de bolsa de estudo do governo canadense, período 2009/2010, voltados para todas as áreas das ciências humanas e sociais. As bolsas são para cursos de pós-graduação

Existem cinco tipos diferentes de bolsa, a Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses, a Bolsa de Especialização em Estudos Canadenses, Bolsa para Pesquisa de Doutorado, Bolsa Canadá – América Latina – Caribe e Redes Internacionais de Pesquisa.

Para se candidatar às bolsas é preciso fluência no inglês ou francês, o dossiê de candidatura deve ser preenchido todo em inglês ou em francês, o dossiê deve ser apresentado em cinco vias.

Os formulários de inscrição podem ser acessados nos sites www.iccs-ciec.ca ou www.brasil.gc.ca.

Para mais informações acerca das bolsas clique aqui.

Por Levi Rocha





CONTINUE NAVEGANDO: