A Associação Universo Cidadão, em parceria com o Procon-PE, está oferecendo, gratuitamente, o Curso de Reciclagem de Computadores, que tem o objetivo de capacitar os participantes a realizar pequenos consertos e garantir uma maior vida útil do equipamento.

Os estudantes também irão receber informações detalhadas sobre o funcionamento de peças como o HD, o disco rígido, a placa mãe, o cabo de vídeo e a memória. São oferecidas 40 vagas.

O curso tem a duração de oito horas/aula e será realizado nas dependências do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, localizado no bairro da Boa Vista – Recife (Avenida Manoel Borda, 564).

Para se inscrever, os interessados devem ter noção básica de informática e precisam fazer a doação de uma peça de computador.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (81) 3232.1464 e 3232.1459 (Procon-PE) e (81) 3316-4233  (associação Universo Cidadão).

Por Alexandre de Souza Acioli


Gostar de cálculos e ter raciocínio lógico, são características fundamentais para quem quer seguir esta área. O cientista da computação trabalha basicamente com a criação, desenvolvimento de programas, trabalhando com várias linguagens de programação e com projetos que podem ser desde pequenos até grandes implementações.

O mercado de trabalho é muito grande, a maioria das empresas necessita de sistemas de controle, vendas, contas entre outros. O profissional da área, normalmente não fica sem trabalho. Pode-se trabalhar como funcionário CLT ou como pessoa jurídica prestando serviços cada hora para uma empresa.

O curso contém disciplinas básicas como cálculo, física e lógica, além de disciplinas especificas como linguagens de programação, entre elas Java, C e C++, banco de dados e uma parte gerencial.


Como todas as áreas de TI, Sistemas de Informação, têm um grande e promissor mercado. Basicamente se trabalha com a organização e processamento de dados, com a administração de informações e o envio destas para os usuários.

Empresas como IBM, Microsoft e Motorola, estão cada vez mais preparando seus profissionais dessa área para atuarem no mercado que está cada vez mais competitivo. O graduado em Sistemas de Informação pode encontrar a maior parte das vagas em grandes empresas como, bancos, industrias e empresas de telefonia e internet, mais as vagas também estão aumentando cada vez nas regiões fora do eixo Rio – São Paulo. Também há oportunidades na área de docência, pelo aumento do número de cursos de graduação da área no mercado.

Durante a faculdade, o aluno tem contato com matérias básicas como matemática e raciocínio e matérias especificas como linguagem de programação e processamento de dados. Vale lembrar que o curso tem duração de quatro anos e pode-se exigir trabalho de conclusão de curso e estágio.





CONTINUE NAVEGANDO: