FGV oferece Cursos Online Gratuitos. Confira mais informações sobre cada um deles.

Você que está procurando um curso de aperfeiçoamento em uma boa instituição, mas não tem tantas condições financeiras para tal, pode ser beneficiado por um dos Cursos da Fundação Getúlio Vargas, que oferece diversos cursos gratuitos em áreas variadas.

A FGV é a primeira instituição brasileira a se filiar a Open Course Ware Consortium, que engloba instituições em diversos países, oferecendo materiais e conteúdos gratuitos pela internet. A FGV é membro desse grupo desde julho de 2008 e no ano de 2011 venceu a edição pioneira da OCW People's Choice Awards, uma premiação que homenageia as melhores iniciativas dentre as instituições participantes do programa. A FGV ganhou o prêmio na categoria de programas de vanguarda e inovadores.

Na página da FGV na internet (www.fgv.br) há uma lista com os principais cursos oferecidos pela fundação. Conheça algumas opções abaixo:

Área de Finanças Pessoais:

  • Como Organizar o Orçamento Familiar: Com uma carga horária de 12 horas, o curso transmite as principais informações para quem deseja planejar e organizar melhor sua vida financeira.
  • Como Fazer Investimentos – Básico: O curso apresenta as ferramentas necessárias e conhecimentos iniciais para quem deseja começar a investir. Curso com duração de 12 horas.
  • Como Planejar a Aposentadoria: Curso com 10 horas de duração e que apresenta estratégias para o final da carreira profissional e uma velhice tranquila.
  • Como Gastar Conscientemente: O curso mostra formas de Gastar Corretamente, além de uma estratégia através de perguntas como: "Eu preciso ou eu quero isto?", "Compras à vista ou a crédito?" e "O consumo me traz felicidade?". Duração total de 8 horas.

Área de Sustentabilidade:

  • Dia a Dia – Orientações para o Cidadão: Apresenta o ciclo de vida dos produtos e ajuda o aluno a consumir conscientemente. Duração de 12 horas.
  • Um valor para Nova Geração – Orientações para o Professor de Ensino Fundamental: Com um total de 15 horas, o curso apoia os professores, dando-lhes ferramentas para a transmissão desses conteúdos para os alunos.

Aplicada aos Negócios:

  • Orientações para Gestores: Apresenta uma reflexão sobre os hábitos e atitudes que podem ser mudados e as possibilidades de mudança no ambiente empresarial.
  • Cursos de Inovação, Venture Capital e Empreendedorismo: Com um total de 40 horas, o curso é voltado completamente para empreendedores mais experientes. Nenhum dos cursos tem pré-requisitos e podem ser feitos por qualquer cidadão, de acordo com a sua área de atuação.

Por Patrícia Generoso


O Senac do estado de São Paulo está oferecendo através do Programa Via Rápida de Emprego, do Governo Estadual e em ação conjunta com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), um total de 25.600 novas vagas para cursos gratuitos até o mês de dezembro deste ano.

De acordo com  as informações divulgadas pelo Senac as oportunidades estão sendo distribuídas entre 27 cursos de capacitação. Os cursos serão promovidos por 51 unidades da instituição as quais atendem mais de 220 municípios pertencentes ao estado.

Entre as funções/áreas para as quais os cursos estão sendo direcionados estão os de Agente de Turismo, Camareira, Recepção e Atendimento, Informática Básica, Desenhista de Moda e também Gestor de Projetos Sociais.

A oportunidade aberta pelo Senac de São Paulo poderá ser aproveitada por candidatos que tenham a partir de dezesseis anos, que sejam alfabetizados e que sejam residentes no referido estado.

Como participar:

Como dito anteriormente as vagas permanecerão em aberto até o final do ano. Nesse período os candidatos que quiserem se inscrever deverão preencher o formulário de participação que está sendo disponibilizado no site do Via Rápida Emprego. O endereço eletrônico é o seguinte www.viarapida.sp.gov.br. Lembrando que as candidaturas só serão recebidas via internet.

Sobre o Via Rápida Emprego:

O Programa Via Rápida Emprego surgiu no mês de julho de 2011. É resultado de uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo. A coordenação do Programa  Via Rápida Emprego está a cargo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) que, por sua vez, tem como função oferecer capacitação profissional de forma gratuita para as pessoas que buscam meios de ingressar no mercado de trabalho através da própria qualificação ou ainda abrir seu próprio negócio.

De acordo com as informações divulgadas até o presente momento o Programa já atendeu cerca de 140 mil pessoas com cursos sendo ofertados em mais de 640 municípios paulistas. Para 2014 o Programa tem uma previsão de 162 mil novas vagas. Nesse número estão inclusas as 80 mil que serão a distância e também 17 novas unidades móveis. Por fim, o Via Rápida ainda conta com uma ferramenta online voltada para a intermediação de mão de obra – o Vaga Certa.

Por Denisson Soares


Muitas pessoas estão perdendo a oportunidade de conseguir um bom emprego por não ter um curso de qualificação. E por imaginar que necessitam custear os estudos em uma instituição privada, muita gente deixa de estudar. Por isso que o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferece diversos cursos gratuitos por todo o Brasil.

Através das parcerias com o SENAI, SENAC, SENAR E SENAT os cursos são oferecidos em escolas públicas ou em instituições privadas de educação. E podem ser divididos em três modalidades: técnico para quem terminou o ensino médio, cuja duração mínima é de um ano; técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano; ou a formação inicial e continuada para a qualificação profissional de trabalhadores, estudantes de ensino médio ou beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.

Em cada município há vários cursos em oferta pelo Pronatec. São vários tipos de cursos como Técnico em Agenciamento de Viagem, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Agricultura, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Análises Químicas, Técnico em Apicultura, Técnico em Aquicultura, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Biblioteca, Técnico em Biocombustíveis, Técnico em Biotecnologia, Técnico em Cafeicultura, Técnico em Calçados, Técnico em Carpintaria, Técnico em Açúcar e Álcool, Técnico em Administração, Técnico em Alimentos, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Radiologia e entre outras áreas.

Não deixem de acessar o portal através do site pronatec.mec.gov.br e saber mais sobre os cursos em sua cidade. Confira as datas de inscrição e realize o cadastro para garantir a sua vaga em um curso técnico gratuito.

Enfim, pelo Pronatec, o aluno estuda gratuitamente e ainda consegue uma grande oportunidade de conseguir um bom aperfeiçoamento profissional e aumentar as chances de conquistar um emprego melhor.

Por Jaqueline Mendes


Uma parceria entre o Facebook e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai auxiliar mais de um milhão de pequenos empreendedores brasileiros para a utilização da maior rede social do mundo como um meio de realizações de negócios.

A parceria prevê o lançamento, ainda neste ano, de um curso online e gratuito para as pessoas que desejam colocar o mundo virtual em suas micro e pequenas empresas como forma de abranger as possibilidades de comércio. Os empreendedores terão a oportunidade de utilizar a plataforma feita em português e com itens de interatividade, como o jogo, um modo fácil e agradável de aprender a usar a rede social como um veículo profissional.

A plataforma vai reunir um curso virtual e alguns encontros presenciais em todo o país para melhor aprendizagem, orientação e suporte nas dúvidas dos empreendedores que possuem alguma dificuldade no processo de implementação da rede social como um meio de desenvolvimento de seus negócios. As apresentações presenciais vão acontecer nas unidades do Sebrae espalhadas por várias regiões do Brasil. Quando o aluno concluir o curso, ele ainda vai receber créditos para utilizar em anúncios no Facebook como uma forma de iniciar a divulgação do comércio na página virtual.

O diretor de negócios para pequenas e médias empresas do Facebook para a América Latina, Patrick Hruby afirma que a parceria é uma alternativa para que os empreendedores brasileiros se iniciem nos negócios virtuais e consigam encontrar seus consumidores. "Queremos crescer junto com o mercado e contribuir para a inclusão digital de micro e pequenas empresas brasileiras. Hoje, o Facebook chega a oito de cada dez internautas brasileiros e isso representa uma oportunidade enorme para que os empresários encontrem seus consumidores".

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, a internet, em especial as redes sociais, está passando por um processo de transformação em um grande comércio virtual e que isso, em pouco tempo, vai acabar se tornando um meio digital empresarial. “A utilização de estratégias de marketing digital e relacionamento com clientes em ferramentas virtuais populares, como o Facebook, passaram a ser obrigatórios na rotina dos empreendedores. A parceria entre Sebrae e Facebook é justamente o reconhecimento da internet como ambiente fundamental na gestão e desenvolvimento dos pequenos negócios", conclui. 

Por Carolina Miranda


Durante o mês de fevereiro, a Pro Telhanorte Marginal, empresa pertencente a Telhanorte, vai realizar quatro cursos de capacitação de profissionais. As aulas serão gratuitas e visam o aprendizado de instaladores do segmento da construção.

O objetivo dos cursos é a especialização e o aprofundamento em técnicas novas do mercado da construção e da reforma.

As atividades serão divididas em teóricas e práticas e os participantes receberão no término do curso certificado de formação. Ao todo, são 35 vagas e as inscrições podem ser feitas diretamente na loja.

Todas as aulas terão a duração de duas horas, com início previsto para as 19h e término às 21h. Cada dia tem uma programação específica e visa a capacitação de uma determinada atividade.

Confira a programação:

– Terça-feira (14/02): instalação de telhas de fibrocimento e lançamentos (Brasilit);

– Quinta-feira (16/02): manuseio de máquinas cliper (Norton);

– Dia 28/02: manuseio de ferramentas elétricas (Bosch);

– Dia 29/02: manuseio de cortadores de piso manuais (Cortag).

A unidade da Pro Telhanorte Marginal fica na Avenida Presidente Castelo Branco, 7.849, Água Branca, Zona Oeste de São Paulo.

Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone: (11) 2505-3500.

Por Paulo Talarico


Vão até o dia 29 de março de 2011 as inscrições dos interessados em participar dos Cursos Gratuitos de Formação Inicial Continuada, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia de São Paulo, o IFSP. Os participantes terão aulas para capacitação profissional, tendo como opções os cursos de educação ambiental e parasitoses, gestão de negócios com a comunidade local, boas praticas de produção de frutas, legumes e verduras, redação, leitura e interpretação da ISSO 9000/2008, entre outros. Não foram informadas o número de vagas disponíveis.

Para participar você deve ter o nível fundamental completo, com exceção para o curso de banco de dados, que exige nível médio concluído. As inscrições devem ser efetuadas na Secretaria do Campus São Roque do IFSP, que fica na Rod. Prefeito Quintino de Lime, n° 2100, em Paisagem Colonial São Roque, em São Paulo. No ato da inscrição o interessado deve levar os seguintes documentos:

– Cópia do CPF, da certidão de nascimento, ou ainda de casamento, RG, título de eleitor (comprovar participação na última eleição), histórico escolar, foto 3×4 e certificado de alistamento militar, ou carteira de reservista. Leve junto os documentos originais. 

Por Oscar Ariel


A região metropolitana de Belo Horizonte conta com diversas indústrias ligadas ao setor automobilístico, onde sempre necessita de profissionais qualificados. A Missão Ramacrisna abriu inscrições para cursos gratuitos profissionalizantes de maçariqueiro e soldador na cidade de Betim (MG). As inscrições vão até o dia 15 de abril.

As aulas começam no dia 05 de maio e têm duração de três meses, terminando no dia 18 de agosto. Os cursos são oferecidos em dois turnos à escolha dos alunos: manhã (das 08h00 às 12h) e tarde (13h às 17h). Ao todo são oferecidas 24 vagas nos dois turnos.

Os interessados em participar do curso precisam ter idade acima de 18 anos e no máximo 30 anos, ter concluído a 6ª série do ensino fundamental, no mínimo, residir em Betim e estar desempregado. Além de o curso ser gratuito, o aluno também recebe lanche e material didático de graça.

Os interessados devem fazer suas inscrições pelo telefone: (31) 3596-2828 ou pelo site www.ramacrisna.org.br.

Por Selma Isis


Estão sendo disponibilizados cursos gratuitos para as áreas de cidadania, cooperativismo, tecnologia, mundo do trabalho, rotinas administrativas e comunicação, todas oferecidas pelo Programa de Formação para o Trabalho, o Profat.

As chances são para a cidade de São Paulo, na capital com 25 vagas, e para a cidade de Santo André, também com 25 vagas. Podem participar dos cursos, jovens que estejam entre a faixa etária dos 15 até os 17 anos. As aulas serão ministradas quatro vezes por semana, no horário das 13 horas às 16h30. A carga horária total soma 280 horas.

Para ser um dos participantes, há duas maneiras para a inscrição. A primeira é via internet acessando ao site sescoopsp.org.br ou se dirigindo pessoalmente no endereço – Rua Treze de Maio, n° 1376, no Bairro Bela Vista (SP). Em ambas as maneiras, as inscrições se encerram na data de 31 de março de 2011.

Para a realização da matrícula, os alunos devem comparecer munidos de cópia do RG, cópia do CPF, cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante de endereço, além do atestado de escolaridade e uma foto 3×4 atual.

Outras informações poderão ser obtidas pelo número (11) 3146 6291.

Por Oscar Ariel


Ficam abertas até o próximo dia 31 de março as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela prefeitura da cidade de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco. Ao todo a instituição oferece 800 vagas.

Serão cinco turmas por dia em  diferentes turnos que terão aula de informática básica através de projeto de inclusão social do município.

Os alunos irão aprender a usar o ambiente Windows, o Pacote Office, a Internet, entre outros.

As inscrições podem ser feitas presencialmente Centro Tecnológico e de Inclusão Social, localizado na Vila Bom Jesus. Os interessados devem apresentar documento com foto, uma foto 3×4 e xerox da certidão de nascimento e comprovante de residência. Não será cobrada nenhuma taxa para se inscrever nem para material de apoio de aula.

Ao término do curso será emitido certificado para ser adicionado ao currículo.

Por Lidianne Andrade


Quer se preparar para o mercado de trabalho, mas está sem muitos recursos financeiros? Uma boa opção é usar a Internet para preencher o currículo. Muitas empresas exigem como requisito básico o conhecimento de um outro idioma e na rede há boas opções de cursos totalmente gratuitos.

O site JurisWay.com traz cursos gratuitos de inglês, língua portuguesa, entre outros, todos voltados para o aperfeiçoamento para o mercado de trabalho.

A instituição utiliza o método de aprendizado em casa com o uso de vídeo aulas, material de estudo em pdf e exercícios a serem resolvidos online em sistema de perguntas e respostas. Ao final, é emitido um certificado online a ser impresso pelo aluno.

O site ZapEnglish.com usa as mesmas mitologias, mas tem uma didática mais voltada para o jovem como aprendizado de expressões idiomáticas, textos e trechos de filmes, mas também é gratuito.

Por Lidianne Andrade


Hoje a capacitação de profissionais é muito ampla e já conseguimos bons cursos para pessoas com necessidades especiais. É o caso do curso gratuito de formação em tecnologias da informação e comunicação. Realizado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, o CPqD, o curso é gratuito e totalmente voltado para pessoas que apresentem alguma deficiência.

Para este momento estão sendo oferecido um total de 80 oportunidades para o preenchimento de quatro turmas. Os alunos terão aulas com conteúdos como programação em java, lógica da programação, programação HTML e java script. Segundo informações, o curso terá uma duração de aproximadamente um ano. Uma facilidade que as pessoas encontram no curso, é que a CPqD oferta para estes todo o material didático e também transporte para que possam se dirigir até os locais de aulas.

Com previsão de início para o dia 09 de maio, o curso recebe inscrições dos interessados até a data de 25 de março, através do site www.cpqd.com.br. O centro se localiza em Campinas, em São Paulo. 

Por Oscar Ariel


Você quer aprender uma nova profissão ou deseja presentear os amigos com algo especial ? Nos dois casos, que tal participar de oficinas de artesanato? Além de proporcionarem grande satisfação para quem elabora, as criações podem ser dadas de presente, e até mesmo servir como uma renda extra, já que a Páscoa e Dia das Mães se aproximam.

Pensando nisso, a empresa de materiais escolares Mercur, promove diversas oficinas gratuitas de artesanato em lojas especializadas, papelarias e ateliês em cidades do estado de São Paulo. Nessas oficinas, os alunos aprendem diferentes técnicas de pintura em madeira, tecido e outros materiais.

Os alunos fazem uso das últimas novidades em produtos específicos para pintura em tecido, tintas relevo, tintas acrílicas, bases, vernizes, que são aplicados nas mais diversas técnicas de artesanato, possibilitando a criação de peças originais e exclusivas.

A empresa disponibilizou em seu site o calendário das próximas oficinas que serão realizadas: www.mercur.com.br.

É só conferir onde será realizado o curso mais próximo e fazer a inscrição no próprio local.

Por Selma Isis


O Sistema Brasileiro de Aprendizagem, o SEBRAE, está com inscrições abertas para seus cursos gratuitos em seu Núcleo de Educação a Distância. As aulas acontecem exclusivamente online através do portal http://ead.am.sebrae.com.br, sem pagamento de taxa.

Para participar o aluno deve se cadastrar no site da instituição. Será enviado um email com login e senha que dá acesso ao material das aulas do curso pretendido.

As aulas são pré-gravadas e exibidas pelo site, que dispõe de material de apoio para leitura. Dúvidas sobre as aulas poderão ser tiradas por email.

Os cursos são voltados para o aperfeiçoamento profissional como marketing e gerenciamento e tem duração média de 20h e emissão de certificado via correio no final das aulas.

O site dispõe ainda de palestras online, sem emissão de certificado.

Para se inscrever basta acessar o site do Sebrae, preencher o cadastro do curso desejado e aguardar contato por email. Será permitido apenas um curso por vez.

Por Lidianne Andrade


O projeto “ABC da Informática”, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), em Natal, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de iniciação em informática. Serão 290 vagas disponíveis nos telecentros comunitários dos bairros de Guarapes, Mãe Luiza, Panatis e Cidade Nova. As aulas começam em março.

Serão dois meses de aula somando uma carga horária de 32h. Em sala de aula, os alunos devem aprender a utilizar os sistemas operacionais Windows e Linux, programas de texto e navegação na Internet. Serão oferecidos ainda apostilas e certificados de conclusão de curso.

Para se inscrever basta comparecer em um dos telecentros nos seguintes endereços: Rua Novo Guarapes, s/n, bairro de Guarapes; Rua João XXIII, 1573, bairro de Mãe Luiza; Avenida Maranguape, 1221,no bairro de Panatis e Trav. Getúlio Vargas, 452, bairro de Cidade Nova.

Mais informações pelo telefone: (84) 3232-9304.

Por Lidianne Andrade


O Sesi de Pernambuco já está aceitando inscrições para o seu curso gratuito "Cozinha Brasil". O intuito das aulas é ajudar as pessoas no preparo de alimentos, sem que estes sejam desperdiçados na hora de sua produção.

Os interessados devem se inscrever até o dia 18 de fevereiro (próxima sexta), na unidade móvel, que no momento se encontra localizada bem em frente à Igreja Batista do Forte, no bairro de Pau Amarelo, na cidade de Paulista.

Para realizar a inscrição, o candidato deve levar para o ato, qualquer documento que possa identifica-lo. São 250 vagas e as aulas ocorrerão na própria unidade móvel. Onde há uma cozinha toda equipada, juntamente com um grupo de nutricionistas.

Ao final do curso, todos os participantes receberão um certificado oficial do Sesi.

Por Thais Cortez


Gostaria de fazer um curso para entrar no mercado de trabalho ou para aprimorar seus conhecimentos, mas está sem dinheiro para investir? Se a sua área é a de Informática, saiba que a Internet é um campo vasto de conhecimentos e cursos gratuitos, seja no Brasil ou no mundo.

Encontramos alguns sites que oferecem gratuitamente conhecimentos através de tutoriais, minicursos e até pós-graduações na área de TI, Programação, Linux e outros. Se procura também cursos de idiomas grátis, acesse os sites BBC Languages, MANGO e UOL.

Cursos na área de Tecnologia:

Em língua portuguesa:

Projeto Linux Brasil
UNICAMP – Minicursos
UNICAMP – Treinamentos Interativos

Em Inglês:

Data Center University
Energy University
News University
Open University

Por Monique Mota


A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo está oferecendo mais de 2 mil vagas para cursos profissionalizantes na área de construção civil.

A ideia é suprir a necessidade de mão de obra urgente da Refinaria Abreu e Lima, localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca.

Os cursos profissionais tem duração de 200 horas a serão oferecidos em centros profissionalizantes localizados no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Escada e Moreno.

Para se candidatar aos cursos, que são gratuitos, basta se inscrever nas unidades da Agência do Trabalho nas cidades do Cabo, Recife, Olinda e Jaboatão. Para concorrer às vagas da Refinaria Abreu e Lima a inscrições podem ser feitas também nas agencias, indicando que quer concorrer a vaga.

Por Lidianne Andrade


Para ajudar a preparar estudantes e universitários para o mercado de trabalho, a Associação Comercial e Industrial de Gravatá (ACIAG) está com inscrições abertas para cursos direcionados na área comercial gratuitamente.

Os cursos oferecidos são para as áreas de Administração, Segurança do Trabalho, Informática e Agente Comunitário de Saúde.

Para participar do processo seletivo basta fazer a inscrição na sede da associação de acordo com o numero de vagas de cada curso, localizada na Praça Dez, 20, 1º andar, no centro de Gravatá, cidade do agreste pernambucano.

As aulas também acontecem na instituição, por meio de transmissão via satélite, semanalmente, com avaliações periódicas para apreensão do conhecimento.

Por Lidianne Andrade


Para quem está desempregado ou busca novas oportunidades de emprego em Curitiba (PR), pode melhorar sua qualificação com cursos de informática. Através de uma parceria da SOFHAR Gestão & Tecnologia com a Agência do Trabalhador, os curitibanos podem participar de cursos de informática básica profissionalizante, que ocorrem mensalmente com duração de uma semana.

Para os interessados em participar do curso é preciso comprovar que está desempregado e possuir ou estar cursando o ensino médio. As próximas aulas irão acontecer dos dias 24 a 28 de janeiro, no Centro de treinamento da SOFHAR, que fica na Rua Alberto Folloni, 757, Ahú.

O curso de introdução à informática ensinará aos alunos detalhes das ferramentas do computador, como utilizar os atalhos do teclado, manusear o mouse e fazer a instalação de alguns programas. Os instrutores também irão auxiliar o aluno a navegar na internet e usar os programas Word e Excel, que são muito comuns nos escritórios.

Os interessados podem se inscrever na Agência do Trabalhador de Curitiba (Rua Pedro Ivo, 750 – Centro-Curitiba – PR), Fone: (41) 3883-2200.

Por Selma Isis

 


O IOS – Instituto de Oportunidade Social estará recebendo inscrições a partir da próxima segunda-feira (08/11/2010) para cursos de capacitação profissional voltados para jovens de baixa renda. São 700 vagas no total.

Os candidatos devem ter idade entre 15 e 21 anos e estar cursando ou ter concluído recentemente o ensino médio.

Os cursos acontecem nas unidades do IOS em São Paulo, as inscrições também poderão ser feitas nos mesmos locais. Veja todos os endereços aqui. O início das aulas será em fevereiro de 2011.

A duração do curso é de 300h e após a conclusão do mesmo, os formandos serão encaminhados para empresas parceiras do Instituto Totvs, que mantém o IOS, que estejam com vagas de emprego abertas.

Serão dois períodos de inscrição, o primeiro acontece nos dias 8, 22 e 23 de novembro 2010 e o segundo nos dias 13 e 14 de janeiro de 2011. Menores de 18 anos devem estar acompanhado por responsáveis.

A inscrição é gratuita, porém, exige-se que o candidato compre um uniforme, que custa R$ 10. Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins


Tirar os jovens da rua é o objetivo do recém-inaugurado Centro de Referência da Juventude (CRJ), iniciativa da Prefeitura de Taboão da Serra, que abre inscrições para cursos e atividades esportivas especialmente para jovens com idade entre 14 e 29 anos.

O Espaço Cultural terá aulas de karatê, judô, basquete, futebol de salão e badminton. Atividades culturais como capoeira, MC, grafite, dança afro, dança de rua, dança de salão, percussão, cerâmica, desenho e teatro também serão oferecidas aos participantes do projeto.

Para efetuar a inscrição basta comparecer ao Centro (Rua: Manoel Cassiano de Moraes, nº 113- Jardim Scândia)  de segunda a sexta-feira, das 08 às 16 horas, portando documentos como comprovante de residência, RG e título de eleitor.  

Mais informações sobre o Centro de Referência da Juventude de Taboão da Serra, ligue para (11) 4139-1937.


Que tal fazer um mini curso gratuito de inglês na maior escola de idioma do Brasil? A CNA  acaba de lançar as Snack Aulas Kids’ Play Time, Teen Fun e English for Travelers que são pequenos cursos totalmente grátis para crianças, adolescentes e adultos.

Através de jogos, brincadeiras, conversação e situações típicas, com a carga horária de 240 minutos, divididos em quatro aulas, o curso tem o objetivo de aproximar e mostrar a real necessidade de aprender a língua inglesa. Ao final do curso será concedido certificado de participação.

Para participar deste benefício concedido pelo CNA , basta acessar o site e localizar a escola mais próxima de você. Depois é só comparecer na unidade e realizar a sua inscrição.


O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, do estado de São Paulo, está recebendo inscrições para cursos técnicos gratuitos que serão realizado na capital e em 48 outras cidades do litoral e interior do estado.

São oferecidas 4590 vagas divididas em 33 cursos (saiba todos aqui). A duração dos cursos é de 2 anos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de novembro de 2010 no site www.sp.senai.br. A taxa custa R$ 37. Os candidatos devem escolher a unidade do SENAI mais próxima de suas casas e só podem se inscrever para um curso.

As provas acontecem no dia 28 de novembro de 2010.

As vagas são exclusivas para quem já concluiu ou irá concluir o ensino médio até o final de 2010.

Maiores informações aqui.

Por Thiago Martins


Se você tem idade entre 16 e 28 anos e está cursando ou já concluiu o ensino médio, pode participar dos cursos profissionalizantes gratuitos que vem sendo oferecidos pelo Projeto Ampliar, em São Paulo. São 290 vagas no total.

Ao todo são 9 cursos disponíveis, sendo eles de: auxiliar de escritório, de vendas e de contabilidade, informática básica, recepcionista, empreendedorismo, assistente de cabeleireiro e manicure. Após a conclusão, os formandos serão encaminhados a empresas que tenham vagas abertas na área de atuação.

Interessados devem efetuar suas inscrições na unidade do Projeto Ampliar da capital paulista (Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 2344). As aulas acontecem na capital e na cidade de São Bernardo do Campo. Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins


As festas de final de ano aumentam muito os gastos de todas as famílias brasileiras. Porém, na mesma época são criadas diversas vagas temporárias de trabalho em todo o país, o que pode ser uma boa maneira de aumentar seus ganhos.

No Rio de Janeiro, a Escola de Papai Noel, está com inscrições abertas para um curso profissionalizante que prepara pessoas para atuar como 'o bom velhinho' em shoppings e demais estabelecimentos comerciais da capital fluminense.

As inscrições e o material didático são gratuitos. As aulas terão início no dia 6 de outubro de 2010 e acontecerão na sede da instituição (Rua Pedro I #19 – Praça Tiradentes – Centro). Em média, um Papai Noel chega a ganhar R$ 200 por hora de trabalho. 

Para se inscrever é só ligar para o telefone: (21) 2220 6138.

Maiores informações aqui.

Por Thiago Martins


Para você que quer crescer no mercado de trabalho, ter uma profissão ou conseguir um emprego, a Prefeitura de Belo Horizonte esta oferecendo cursos gratuitos na áreas de montagem, manutenção e configuração de computadores; manicure/pedicure; salgadeiro; depilação; eletricista instalador geral e predial, cabeleireiro básico.

O curso é gratuito e os interessados devem ter 16 anos completos e residir em Belo Horizonte, eles também receberão os benefícios do transporte e dos matériais do curso. As inscrições estão sendo realizadas nos SINES da cidade (Barreiro, Centro e Venda Nova), de segunda à sexta de 08 às 17h, é necessario apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho.

Vá até lá e aproveite essa oportunidade!

Por Paula Ferreira


O Ministério do Turismo (MTur) do Governo Federal escolheu Foz do Iguaçu, a capital turística do Paraná para a implantação de mais um Projeto "Olá Turista”. O objetivo da ação é oferecer cursos gratuitos a comunidade de agentes turísticos da região visando o aprimoramento para s recepção dos turistas.

Podem participar do Projeto profissionais como recepcionistas, camareiros, garçons, balconistas, taxistas, atendentes, artesãos dentre outros.

O curso de idiomas é formado por módulos básico, regional e profissional com vocabulário estruturado em cima das demandas de conversação exigidas pelos turistas estrangeiros que visitam a região. Para se inscrever, acesse o site do Programa no www.olaturista.org.br até o dia 31 de julho de 2010 e participe. Essa campanha de aprimoramento precisa de você!

Por: Camila Porto de Camargo


O Centro de Integração Empresa-Escola da cidade de São Paulo está recebendo inscrições de interessados em participar do curso Cisco IT Essentials. Ao todo, são 88 vagas para jovens que desejam ampliar seus conhecimentos e também realizarem um curso profissionalizante na área de tecnologia da informação.

Os participantes do curso terão 80 horas de aula, onde aprenderão a identificar problemas e aplicar soluções na instalação, manutenção e prevenção de problemas em computadores pessoais. Além disso o curso prepara o aluno para o exame de certificação que permite com que o profissional atue na área de suporte em TI.

Os interessados deverão fazer cadastro no site do próprio CIEE (www.ciee.org.br) e estar curando o ensino profissionalizante. As inscrições vão até o dia 18 de julho. 

Por R.D.


Uma pesquisa divulgada em maio deste ano revela que os Profissionais que têm formação técnica ou superior, tem 48%  a mais de chance nas seleções de emprego que participa. E essa pesquisa revela ainda que esses profissionais ganham em média 12% a mais do que os demais.

Foi diagnosticado também que 90% ou mais dos alunos de formação técnica conseguem emprego ainda enquanto concluem o curso ou em poucos meses após o termino do curso.

Hoje existem inúmeras instituições que oferecem cursos de tecnologia, qualificação ou profissionalização, gratuitamente ou por um custo muito baixo. Confira algumas:

 Vale a pena se profissionalizar!

Por Carla Gisele Leme


O que você acha de aproveitar as férias de inverno e fazer um curso gratuito? É o que a Prefeitura de Santo André, no Estado de São Paulo está oferecendo a toda comunidade interessada em fazer cursos profissionalizantes. São 165 vagas em cinco cursos: telemarketing, auxiliar de cozinha, camareira, garçon/cumin e pessoas que cuidem de idosos.  Além do curso ser gratuito, os participantes recebem ainda auxílio transporte e refeição durante as aulas.

Se você quer ser um dos 165 candidatos escolhidos, vá até o Centro Público de Emprego, Trabalho, Qualificação e Renda do bairro Casa Blanca munido de documentos pessoais. Aproveite essa oportunidade e integre o cadastro de mão-de-obra do centro público do município, consultado regularmente por empresas parceiras que buscam mão-de-obra imediata para o mercado de trabalho.

Fonte: G1

Por: Camila Porto de Camargo


O CEU e o Senac do Estado de São Paulo promoverão no dia 20 de julho de 2010 um curso gratuito de formação para o trabalho. O curso tem patrocínios da Secretaria Municipal de Educação e do Senac-SP. O objetivo do curso segundo os organizadores é preparar jovens empreendedores para o mercado de trabalho, a partir do desenvolvimento de habilidades fundamentais para o sucesso profissional.

Os candidatos interessados devem ter entre 15 e 21 anos e estar cursando o ensino fundamental ou médio. A duração do curso é de 5 meses. Faça a sua inscrição pessoalmente no CEU Parelheiros, das 14h às 16h. Não esqueça de levar RG, CPF e comprovante de endereço. Não perca, é gratuito!

Por: Camila Porto de Camargo


A imprensa recebe, quase que semanalmente, discursos de empregadores relatando a falta de mão-de-obra qualificada no vasto mercado de trabalho. Alguns trabalhadores, por outro lado, descrevem que tal “característica” se deve à falta de acesso a cursos de qualificação, algumas vezes caros, algumas vezes impossíveis de realização devido à falta de tempo.

Por conta disso, quase que integralmente, a CCR ViaLagos deu início em 3 de maio, segunda-feira, ao curso gratuito dentro do projeto “Escola de Vida”, que no transcorrer de nove meses permitirá ao cursando 400 horas de aulas multidisciplinares preparatórias para o mercado de trabalho.

Ao todo, 60 alunos entre 16 e 21 anos terão aulas de informática, montagem e manutenção de microcomputadores, atendimento ao cliente e telemarketing, este último bastante disponível no mercado de trabalho. Vocação profissional e palestras envoltas ao emprego serão ministradas, com certificado ao final do curso.

Por Luiz Felipe Erdei


A Veris Faculdades promove, no próximo dia 13 de abril às 19 horas, em sua própria Unidade em São Paulo (Avenida Paulista, 302 – Bela Vista), a palestra “A crise passou? Reflexos na economia e na sua carreira”.

A palestra abordará temas como a crise nas empresas e os perfis de profissionais que as empresas procuram e será ministrada por José Luiz Niemeyer –  coordenador do curso de Relações Internacionais do IBMEC do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte – e por Marcus Vono – diretor de Recursos Humanos e Carreiras do Grupo IBMEC Educacional.

O evento será de caráter gratuito e será dirigido a pessoas que buscam recolocação profissional ou pretendem estar mais preparados para enfrentar este momento pós-crise. As inscrições podem ser feitas pelo telefone: 0800.723.1818

Rafael TOTP


Uma boa oportunidade para quem procura se especializar. O jornal Extra em parceria com a Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec-RJ), abrem amanhã as inscrições para o curso gratuito de padeiro.

Ao total, são 415 vagas distribuídas por unidades na cidade do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e São Gonçalo. Os requisitos para a participação é ter concluído a 5° série do ensino fundamental e ter no mínimo 16 anos.

As vagas serão sorteadas entre os candidatos e, para se inscrever, basta ir até uma unidade Faetec nas cidades contempladas até o dia 8 de abril de 2010. Mais informações no (21) 2332-4085.

Por Camila Porto de Camargo


Investindo na educação de jovens entre 18 e 29 anos, a Votorantim Siderurgia abre 120 vagas para cursos gratuitos. É imprescindível que os candidatos estejam desempregados ou em busca do 1º emprego.

Os cursos disponíveis são noções de solda, mecânica de manutenção industrial e práticas de gestão para o mercado. Requisitos básicos para se inscrever: mínimo a 9ª série do ensino fundamental e ter renda familiar média de meio salário mínimo por pessoa.

As inscrições estarão abertas entre os dias 22 e 26 de março. Os interessados devem comparecer nos endereços abaixo com o RG.

– Barra Mansa
Secretaria do Senai – Rua Senhor do Bonfim, 130 – Saudade – Barra Mansa (RJ)

– Resende
Secretaria do Senai – Rua Sarkis José Sarkis, 156 – Jardim Jalisco – Resende (RJ)

Fonte: G1

Por Rafaela Ometto.


Engana-se quem pensa que ainda há muito tempo para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Estamos às vésperas de 2 eventos esportivos de grande vulto. Pensando nisso, governos federal e estadual investem pesado na qualificação profissional.

Além da infra estrutura e captação de recursos, em longo prazo, o que se pretende é preparar a população para atender a demanda de cargos que se criarão, especialmente na área de prestação de serviços e turismo.

Para atender essa tendência, O Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Roberto Marinho, lançou o programa”Olá Turista”. Iniciativa que pretende oferecer, a profissionais que atendam o turista estrangeiro, cursos de línguas gratuitos.

Podem participar profissionais de turismo das cidades do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Búziom Paraty, Petrópolis e Angra dos Reis, Bahia (Salvador, Porto Seguro, Lençóis, Maraú, e Mata de São João), Amazonas (Manaus, Parintins e Barcelos), São Paulo (capital), Ceará (Fortaleza) e Pernambuco (Recife e Olinda).

Ao todo são 80 mil vagas em cursos gratuitos de inglês e espanhol. Para participar basta ser vinculado a alguma associação de classe, sindicato ou cooperativa, que estejam cadastradas no projeto.

As aulas estão disponibilizadas na versão on line, com certificado ao término que depende da disponibilidade de tempo do trabalhador.

O Prazo de inscrições para o Programa Olá Turista foi prorrogado até o dia 31 de março de 2010.

Para obtrer mais informações e efetuar a inscrição acesse www.olaturista.org.br.


O projeto “Olá, Turista!”, que oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos, está com as inscrições prorrogadas até 31 de março.

A iniciativa é resultado da união entre o Ministério do Turismo e a Fundação Roberto Marinho, e busca capacitar os profissionais que atendem diretamente os turistas, como taxistas, recepcionistas, garçons, mensageiros e outros.

São oferecidas 80 mil vagas para os trabalhadores que são ligados as associações, cooperativas e sindicatos cadastrados. O interessado deverá solicitar à sua organização a senha de acesso e se cadastrar no site www.olaturista.org.br.

Composto de três módulos, o curso poderá ser concluído até dezembro de 2010, e será oferecido certificado de conclusão ao término do curso. No site ainda é possível


A Faetec (Órgão de Apoio à Escola Técnica) em parceria com o Jornal Extra, oferece 9.514 vagas para cursos profissionalizantes, sendo que dessas vagas 2200 são para cursos à distância, gratuitos, na cidade do Rio de Janeiro.

Os cursos são para eletricista predial,beleza,montagem,manutenção de micros, bombeiro hidráulico entre outros.Se você ficou interessado e quer saber como fazer sua inscrição e como as vagas serão preenchidas, aí vai a surpresa:Elas serão preenchidas por sorteio.

Você tem de comprar o jornal extra, claro, a cada domingo e preencher o cupom publicado. O formulário valerá para para um curso diferente, sendo que o primeiro previsto é o de eletricista predial. A promoção começa a partir do dia 21 de fevereiro. O primeiro sorteio esta previsto pra 26 de Fevereiro. A duraçaõ do curso é de 4 meses. Maiores informações no site do jornal.   Se não tem internet ou achou o site muito grande e complicado para acessar é só acompanhar pelo jornal .

Salete Dias


A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro está com 2 mil vagas abertas em cursos gratuitos para capacitação profissional. O público alvo são os moradores da capital, que têm entre 18 e 29 anos, mas ainda precisam concluir o ensino fundamental.

Nesta oportunidade, esses cidadãos, além de concluírem este ciclo básico de ensino, serão iniciados na capacitação profissional e na inclusão digital. Durante os 18 meses de curso os estudantes receberão bolsa mensal de R$ 100,00.

Para obter mais informações sobre inscrições, os telefones são (21) 3973-3800 ou 2503-2667. A confirmação de matrícula acontece a partir de 20 de abril de 2010.

Karina Gonçalves


A Fundação Getulio Vargas, é a única Instituição brasileira associada ao consorcio de Ensino OCWC, que permite oferecer cursos gratuitos online de curta duração, com inscrições abertas a todos, sem pré-requisito e em diversas áreas.

Confira alguns dos cursos disponíveis: Área de gestão ambiental (5h); introdução a área da metodologia (5h); Conhecimentos diversos (15h); Professores do Ensino Médio (30h), entre outros.

Essa chance você realmente não pode perder. Imagine para seu currículo profissional um curso feito na Fundação Getulio Vargas, ele com certeza ficará bem mais valorizado, sem contar que a FGV é conhecida por sua excelência em educação. Entre já no site e inscreva-se www.fgv.br.

Esses cursos são possíveis devido a associação da FGV a esse consorcio internacional. Seria muito bom se a parceria se estendesse para outros cursos, assim as pessoas que não tenham condições de pagar por um mestrado, por exemplo, teriam as mesmas oportunidades das que podem pagar.

Por Salete Dias


Hoje vou falar mais de um dos cursos a distância que o Senai está oferecendo gratuitamente em Minas Gerais, ele é uma de tantas outras  opções que você tem disponível, é só buscar no site por Competências Transversais e navegar nas opções.

Uma vez ouvi numa entrevista na televisão que empreendedor é aquele que do nada consegue pensar em alguma coisa para ser feita. E com esse termo tão em alta vale a pena estudar gratuitamente para aprender e até mesmo identificar o seu perfil.

Se você descobrir que não é um mestre em empreendedorismo pelo menos vai aprender as características que fazem com que essas pessoas se destaquem em seus grupos e façam diferença.

Você verá no site que o objetivo final do curso é te fazer identificar as atitudes e mudanças que precisam acontecer na sua vida e fazer de você um empreendedor.

Por Paula Ferreira


Essa você não vai acreditar: No curso English Town você aprende inglês de graça, com professores nativos e acesso ilimitado. Sabe como funciona? Você se cadastra e recebe lições diárias através do E-mail English.

Aprender inglês hoje em dia é fundamental para qualquer empresa que você deseje trabalhar, pois a grande maioria das companhias exige pelo menos um idioma. Isso sem contar, nas viagens internacionais que você poderá fazer se dominar pelo menos o idioma inglês.

Então essa dica é imperdível. Você nem precisa sair de casa. No conforto do seu lar, com seu micro vai aprender um idioma falado universalmente de graça. Entre no site www.englishtown.com.br e fale inglês em pouco tempo e sem custo algum. É simplesmente imperdível.

Salete Dias


Estão abertas as inscrições para o curso Cisco IT Essentials que está sendo oferecido gratuitamente pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em parceria com a Cisco/Ainet/CTT Brasil.

Poderão participar do curso alunos do ensino técnico, tecnológico, profissionalizante ou superior na área de Tecnologia da Informação (TI).

Serão ao todo 88 vagas com carga horária de 80 horas em que o aluno irá identificar problemas e aplicar soluções para instalação, manutenção preventiva e consertos de computadores de mesa e laptops.

Os interessados em participar devem se inscrever no site http://www.ciee.org.br/ até o dia 10 de janeiro. O curso terá inicio dia 18 de janeiro, em São Paulo.

Por Levi Rocha


Conservatório Pernambucano de Música (CPM) estará oferecendo um novo curso a partir deste ano de 2010. É o “Curso Técnico em Instrumento Musical”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na secretaria do CPM, no bairro da Boa Vista, no Recife (PE).

Para esta primeira turma do Curso Técnico em Instrumento Musical estão sendo oferecidas 175 vagas. Os candidatos podem escolher um dos 32 instrumentos oferecidos – populares e eruditos. O curso tem a duração de três anos.

As inscrições são gratuitas e os interessados precisam ter concluído ou estar cursando o ensino médio. De acordo com o calendário do concurso, as provas, escrita e prática, estão programadas para o dia 03 de fevereiro, pela manhã e tarde, respectivamente.

Outras informações podem ser obtidas diretamente no site do Conservatório Pernambucano de Música, no seguinte endereço: www.conservatorio.pe.gov.br/

Por Alexandre de Souza Acioli


A Globalcode está oferecendo um curso gratuito de Introdução a Desenvolvimento Web com Java.

O objetivo do curso é introduzir alguns conceitos básicos de web como CSS, JavaScript etc. e outros como Java EE e arquitetura de aplicações.

Antes de se envolver com as varias opções de frameworks e tecnologias para o desenvolvimento Web Java, o profissional deve entender como funciona a arquitetura dessas aplicações, por isso é necessário o curso.

As inscrições podem ser feitas pelo site aqui.

A Globalcode fica no Largo da Igreja, nº 02 – Centro de Apoio I – Alphaville
Santana de Parnaíba – São Paulo – SP.

O curso será ministrado dia 15 de dezembro das 18h30 às 21h30.

Por Levi Rocha


As inscrições para o Projeto Trilha Sub-Aquática já podem ser feitas. O curso, organizado pela USP, deve capacitar monitores de educação ambiental no mar.

O curso é Grátis e dura duas semanas. As aulas práticas ocorrerão no Parque Estadual Ilha de Anchieta e as teóricas no Instituto de Biociências da USP.

Para participar é preciso ter ensino médio completo ou ter passado pelo ensino superior e comprovar relação com atividades no mar. Os candidatos terão que passar por um teste físico e de conhecimentos gerais.

As inscrições podem ser feitas no Instituto de Biociências da USP, localizado na R. do Matão, travessa 14, número 321, na Cidade Universitária-SP.

Para mais informações ligue para 11-3091-7540 ou acesse o site.

Por Levi Rocha


As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho de São Paulo irão realizar nesta quarta-feira (dia 25/11/2009), a partir das 9h através do programa Orientação para o Trabalho oficina para pessoas a partir dos 16 anos, que abordará temas que vão desde a elaboração de curriculum a até mesmo a postura e comportamento ideal na hora de uma entrevista.

Ao todo serão 150 vagas, 30 em cada unidade do CAT, as inscrições podem ser feitas até as 18h em uma das unidades do CAT.

Por Levi Rocha


A Associação Universo Cidadão, em parceria com o Procon-PE, está oferecendo, gratuitamente, o Curso de Reciclagem de Computadores, que tem o objetivo de capacitar os participantes a realizar pequenos consertos e garantir uma maior vida útil do equipamento.

Os estudantes também irão receber informações detalhadas sobre o funcionamento de peças como o HD, o disco rígido, a placa mãe, o cabo de vídeo e a memória. São oferecidas 40 vagas.

O curso tem a duração de oito horas/aula e será realizado nas dependências do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, localizado no bairro da Boa Vista – Recife (Avenida Manoel Borda, 564).

Para se inscrever, os interessados devem ter noção básica de informática e precisam fazer a doação de uma peça de computador.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (81) 3232.1464 e 3232.1459 (Procon-PE) e (81) 3316-4233  (associação Universo Cidadão).

Por Alexandre de Souza Acioli


A Embaixada Brasileira irá selecionar 18 estudantes para ganhar bolsas de 1 mês de estudo gratuito e com todas as despesas cobertas pelo Programa de Estudos sobre os Estados Unidos.

Para participar do programa basta estar estudando o 3º ano do ensino médio ou em qualquer curso superior no Brasil, ter entre 18 e 25 anos, comprovar fluência no inglês através de exames de proficiência (TOEFL ou TELP), nunca ter visitado os EUA, ter bom histórico escolar, possuir habilidades de comunicação e liderança e atividades extracurriculares.

A embaixada custeará despesas com passagem aérea ida e volta, livros, acomodação, auxílio-alimentação, seguro de saúde e transporte terrestre. A viagem está prevista para acontecer entre 23 de janeiro e 27 de fevereiro de 2010.

As inscrições vão até o dia 30 de outubro, quem tiver interesse pode preencher o formulário no site http://www.usembassyprograms.org.br/.

Por Levi Rocha


Médicos formados na área de Gastroenterologia e Cirurgia Geral podem fazer um Curso Nacional de Educação Médica à Distância, promovido pela NetGastro, que transmite um curso continuado à distância de forma totalmente gratuita, sem pagamentos de mensalidades e outros encargos.

O curso já está em seu nono ano de realização, sendo transmitido a partir de um estúdio situado na Faculdade de Medicina da USP, e possui 2 Ciclos Semestrais por ano, totalizando 20 créditos. Isso significa que quem assistir o curso durante 5 anos terá seu título de Especialista revalidado.

Os interessados devem acessar www.netgastro.com.br e solicitar uma senha para assistir o curso diretamente do seu computador.

Clique aqui e confira a programação 2009.

Por Cris Keller

Esta oportunidade é para aqueles jovens que querem ou precisam fazer um curso profissionalizante que lhe permita ingressar com maior facilidade no mercado de trabalho, e não tem condições financeiras. Até a próxima quarta-feira, dia 30 de setembro, a unidade da Microlins, no bairro da Caxangá (Recife) vai inscrever os interessados a concorrerem a bolsas de estudos integral.

O concurso prevê a doação de dez bolsas de estudos para os diversos cursos promovidos pela empresa, nas áreas contábil, fiscal, administrativa, de recursos humanos, telemarketing e informática e internet. No mês de outubro, os candidatos serão submetidos a uma prova, onde constarão questões de matemática, português e conhecimentos gerais. Os aprovados escolherão os cursos que lhes interessam.

Para se inscrever, os candidatos maiores de 18 anos precisam apresentar CPF, Carteira de Identidade (RG) e comprovante de residência. Os menores de idade deverão se apresentar acompanhado dos pais.

Em ambos os casos, os interessados deverão doar, no ato da inscrição, uma lata de leite em pó, que será repassada para uma instituição que abriga crianças. Também pode ser entregue material de higiene pessoal.

Outras informações pelo telefone: (81) 3273.0443.

Por: Alexandre de Souza Acioli

A Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo junto com  o Pão de Açúcar fizeram uma parceria buscando capacitar mais 90 pessoas desempregadas. A festa de anúncio da parceria acontecerá às 15:00 do dia 28 de setembro, no auditório do CAT da Luz. O CAT da estação da LUZ fica localizada na Avenida Prestes Maia, 913.

O curso capacitará os alunos a trabalhar como agentes ambientais (coletando e separando os materiais recicláveis, além de informarem os consumidores do Pão de Açúcar sobre a importância e como proceder para separação destes materiais). Os alunos terão entre seus benefícios um salário de R$488,25.

Podem participar do curso as pessoas que estiverem desempregadadas por pelo menos quatro meses e possuir mais de 18 anos.

Por Gabriel Perline

Os micros e pequenos empreendedores interessados em se capacitar para gerir melhor os seus negócios, podem se inscrever nas oficinas que serão promovidas pela Faculdade Franssinetti do Recife (Fafire).

As próximas capacitações com essa finalidade estão previstas para ocorrer em outubro e novembro. Serão duas: a primeira acontecerá nos dias 05 e 06 de outubro; a segunda, nos dias 09 e 10 de novembro. Ambas ocorrerão à noite, das 19h às 22h.

Nos dois dias de treinamento os participantes discutem mercado, oportunidades, legislação, empreendedorismo e inclusão digital.

Serviço: Informações no site http://www.fafire.br.

A Fafire está localizada na Avenida Conde da Boa Vista, 921 – Boa Vista – Recife (PE). Telefone: (81) 2122-3500.


Até o dia 30 de setembro a Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Abreu e Lima (PE), distante 16 quilômetros do Recife, estará inscrevendo os interessados em participar dos diversos cursos oferecidos – todos gratuitos. As inscrições estão acontecendo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Avenida Rui Barbosa, 262, bairro de Caetés.

Os cursos oferecidos são os seguintes: Biscuit, Cabeleireira, Confecção de bolsas em tecido, Conserto de Microcomputador, Customização, Doces e Salgados, Estamparia, Manicure, Telemarketing e Trabalho em Fita. Cada um terá 20 alunos e as aulas serão iniciadas no dia 05 de outubro. A prioridade é pra as pessoas inscritas no Programa Bolsa família.

Outras informações pelo telefone 55. 81. 3541.8940


A área de turismo vem crescendo em relação ao número de interessados e também ao surgimento de novos cursos para capacitação de profissionais. Entre eles se encaixa as inscrições gratuitas para o curso do Plano Setorial de Qualificação do Turismo (PlanSeQ), vinculado ao Instituto Latino Americano de Tecnologia em Educação e Ciências (Ilatec).

O curso é voltado para o mercado de trabalho nas área de barman/bartender, garçom e camareira/arrumador e terão duração de dez semanas. Após o curso os participantes terão um cadastro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o intuito de facilitar a inserção dos mesmos ao mercado de trabalho.

As exigências para participar são:

  • ter entre 18 e 60 anos;
  • ter no mínimo a quarta série;
  • estar cadastrado no Bolsa Família.

Para a matrícula serão necessários:

  • cópias do RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento e extrato de recebimento do Bolsa Família, assim como o cartão amarelo do projeto;
  • carteira profissional;
  • três fotos 3×4.

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone (81) 3236-3210.


Em parceria com o programa de Formação Profissional do Planseq / Ministério do Trabalho e Emprego, a Associação de Apoio Comunitário dos Filhos e Amigos da Fazenda Grande II (ACAFAG) inscreve em cursos gratuitos de formação técnica geral em construção civil na capital baiana e Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Serão 300 vagas destinadas para Salvador, 60 em Candeias e 23 em São Francisco do Conde (RMS). Os interessados devem comparecer das 8h às 16h30 na sede da ACAFAG, na Estrada do Coqueiro Grande, 126, Cajazeiras, atrás da Policlínica Cajazeiras, Salvador. Na RMS as inscrições podem ser feitas nas secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social.

Os cursos oferecidos são para carpinteiro, almoxarife, pedreiro, armados, azulejista, pintor, eletricista e encanador. Os interessados devem ter entre 18 e 60 anos, ter concluído no mínimo o quarto ano do ensino fundamental e ser beneficiário do Bolsa Família.

É importante lembrar que os participantes receberão vale-transporte e lanche.

Se você mora em Salvador, não perca essa oportunidade. Mais informações no telefone 71.3305-0935.





CONTINUE NAVEGANDO: