Para falar em público e comandar uma reunião de maneira satisfatória é preciso muito estudo e preparação.

Como você se sente quando precisa comandar uma reunião? Costuma ficar agitado, nervoso e ansioso? Muitas pessoas tendem a se sentir inseguras quando precisam falar em público, o que é comum, sobretudo no mundo dos negócios, por exemplo. Mas, é importante que o profissional saiba lidar com a situação e contornar o problema de forma positiva. Que tal conferir algumas dicas?

– Você está preparado?

Como você organizou a reunião? Antes de falar em público, é preciso montar a apresentação. Estude o tema, analise como você vai manter a atenção das pessoas, reveja cada ponto que considerar importante, para que nenhum detalhe possa passar despercebido. Ao entender o conteúdo da reunião e dominar o assunto, você vai sentir autoconfiança para passar o que você sabe para o público.

– Seja pontual:

Chegue à reunião com antecedência, para que você possa montar o ambiente de forma planejada e organizada. Além disso, o profissional pode aproveitar o tempo para conversar com as pessoas presentes e quebrar o gelo. Isso faz com que o clima fique mais favorável e positivo para a reunião.

– Fique atento a sua voz:

Você presta atenção na entonação da sua voz? Durante a reunião, procure manter um tom de voz calmo e tranquilo, principalmente, confiante. Uma boa dica é treinar antes e pedir ajuda de algum amigo, para avaliar o controle da sua voz. Durante a fala não fique mudando bruscamente o tom da sua voz e mantenha o volume certo, para que todas as pessoas presentes possam ouvir você com atenção.

– Que tal fazer questionamentos?

Para manter a atenção do público, você pode fazer questionamentos e comentários relacionados ao assunto. Desta forma, as pessoas podem entender melhor as informações que você deseja passar.

Durante a reunião, mantenha a concentração e preste atenção em tudo o que está fazendo. Treine antes, revise e repasse cada ponto que achar necessário, para que tudo saia conforme o esperado. Confie em si e sucesso!

Por Babi


As reuniões fazem parte de muitos cotidianos e sabemos que nas empresas elas são quase obrigatórias. Claro, sem comunicação ninguém vive e ninguém interage corretamente.

Mas, quando tem muitas pessoas reunidas em um ambiente normalmente ficamos apreensivos e tímidos para interagir com os outros, principalmente se essa interação é exigida por todos, como é o caso da fala em público, e não dá para escapar disso em uma reunião de empresa.

A dificuldade de interação vem nessa hora porque as pessoas têm medo do que falar e se vão agradar ou não. Fora que cada pessoa ainda têm que lidar com suas emoções, então cada um se comporta de uma maneira diferente.

Se você está passando por um momento como esse, atente-se às dicas a seguir a aprenda como interagir em uma reunião:

– Tome cuidado com muitas intimidades, pois elas só servem para momentos de descontração. Saiba separar esses momentos, pois é por isso que a maioria das pessoas tem medo de que os outros pensam delas, afinal, elas querem agradar todo mundo.

– No dia da reunião, faça apenas a sua parte. Chegue sempre adiantado, sente-se corretamente e mantenha uma postura adequada ao ambiente. Se você tiver que falar algo, respire fundo e comece o discurso vagarosamente. Não deixe para ser o último, porque senão alguém pode chegar e falar o que você iria falar.

– Fale somente aquilo que lhe diz respeito na reunião e não espere que seu chefe mande. Mostre que você também é capaz e tem potencial. Se você dominar o assunto do projeto que fez, por exemplo, seu discurso será tranquilo. Mas mesmo assim se você sentir dificuldades, peça ajuda a algum colega de trabalho. Não custará nada, principalmente porque em uma reunião todos estão unicamente envolvidos.

Essas dicas servem para qualquer ocasião, sendo ela em uma empresa, em uma faculdade ou em uma escola, o importante é aprender superar suas limitações.

Por Daniela Almeida da Silva





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