Grandes desafios dos profissionais de RH dentro das empresas




O maior desafio hoje de uma empresa é conseguir criar uma cultura organizacional atraente e que consiga engajar os colaboradores na produtividade da empresa. E esse desafio fica para os profissionais da área de Recursos Humanos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela SilkRoad, 53% dos trabalhadores da área de RH acreditam que conseguir levar um ambiente de leveza e descontração para a empresa é um dos temas essenciais.


Os dados foram obtidos de 853 executivos que estão no comando da área de RH das organizações. O próximo desafio desses profissionais é conseguir desenvolver e criar líderes na própria empresa, além do equilíbrio das diferenças de habilidades das equipes (45%). E, depois desses dois quesitos é que vem a dominação de recrutar bons funcionários (41%).

Os próximos desafios, e não menos importantes, são as garantias de orçamento para realização de treinamentos e o suporte da direção da empresa para os programas de recrutamento, seleção e aperfeiçoamento de colaboradores. Lutar contra a resistência à mudança e as melhorias de tecnologia no setor de RH também estão entre os requisitos citados.

O mais interessante é que os profissionais de RH já consideram – em sua maioria – que os substitutos dos colaboradores prestes a se aposentarem serão a geração Y, contudo é preciso prepará-los para esse grande desafio.


O investimento em tecnologia também é um consenso entre esses profissionais. Eles gostariam que todas as empresas já tivessem uma ferramenta que reunisse todos os dados e análises da organização capaz de traçar um perfil de produtividade de trabalho. Entretanto, para conseguir esse investimento, os trabalhadores de RH sabem que é preciso convencer as lideranças de que a área necessita desse orçamento tecnológico. E esse convencimento não foi considerado fácil para 20% dos recrutadores.

O estudo também questionou outros desafios que esses profissionais de RH precisam passar para conseguirem dar andamento ao setor. Infelizmente a maioria (53%) ainda menciona a necessidade de a empresa enxergar a área de Recursos Humanos como um setor estratégico e não apenas técnico ou funcional. 41% gostariam que o RH participasse ativamente da direção e pudesse opinar nas principais decisões empresariais. 

Por Carolina Miranda

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *