Profissionais de RH são os mais requisitados em 2014



De acordo com uma pesquisa realizada pela Page Personnel, os profissionais que estão sendo mais procurados pelas empresas são da área de Recursos Humanos. Só em 2014 – e o ano ainda nem terminou – 65% das contratações foram para o setor de RH das empresas de cargos de nível sênior. Na especificidade de cada cargo, os mais requisitados são Analista Sênior de Departamento Pessoal, Analista Sênior de Remuneração e Business Partner.

O estudo também consultou as empresas que mais contrataram esses profissionais nos últimos tempos e as melhores áreas para o RH foram de bens de consumo, varejo, construção civil e serviços. A região que mais se beneficiou com essas contratações foi o Sudeste, com 65% delas, depois vem a região Sul, com 25%, Nordeste (5%), Centro Oeste e a região Norte com apenas 2,5% cada.

A gerente da divisão de RH da empresa que realizou a pesquisa, Thalita Doering, afirma que essa movimentação toda ligada à área de Recursos Humanos se deve pelo fato das empresas estarem exigindo mais produtividade de seus colaboradores. E os profissionais de RH não são mais aqueles simples operacionais de antigamente. Hoje eles fazem parte da gestão estratégica da empresa para melhorias no negócio.

Segundo ainda Doering, os currículos com muitas experiências profissionais e habilidades específicas não têm sido os fatores predominantes para a escolha desse profissional de RH. O aspecto comportamental está tendo uma força maior nas contratações. Quem possui especializações em coaching e liderança está tendo uma valorização melhor também na hora da entrevista de emprego.



Os especialistas citaram algumas características de profissionais de RH contratados nos últimos tempos. A primeira delas é a capacidade de analisar o negócio. É o profissional que tem uma visão estratégica dos desafios da organização. Além disso, o empregado de Recursos Humanos precisa ter um entendimento não só da sua área, mas conseguir abranger para outros setores, que consegue ter uma abrangência de toda a empresa e seu funcionamento.

A próxima característica é ter um foco nos resultados. As empresas estão exigindo dos funcionários cada vez mais produtividade e eficiência para que os negócios saiam de forma positiva. O profissional de RH que possui uma facilidade maior de negociação também leva vantagem na hora da procura de um emprego. Lidar com os clientes, com os colegas e dominar as técnicas de comunicação e diálogo são pontos essenciais e diferenciais na hora da contratação. 

Por Carolina Miranda


Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment