Dicas de como utilizar o Facebook a seu favor profissionalmente



  

As redes sociais atualmente ocupam um bom espaço na vida cotidiana das pessoas. É muito comum, por exemplo, no mercado de trabalho termos acesso e contato aos perfis sociais de diversos colegas, empresas e pessoas ligadas com o setor onde trabalhamos. Por outro lado, elas não podem ser usadas como uma ferramenta útil apenas por quem já está empregado. Quem é estudante ou ainda quem busca uma posição no mercado de trabalho, o perfil social pode ser um ótimo cartão de apresentação e pode servir para te ajudar a conseguir uma vaga no mercado.

Dentre as diversas mídias sociais está o Facebook. Alguns profissionais quando possuem uma boa quantidade de material e experiência acabam criando páginas para expor seus trabalhos. Quem não tem tanta coisa assim ainda pode usar seu perfil pessoal como um cartão de visitas. É claro que alguns cuidados devem ser tomados. Mas no geral é relativamente simples melhorar sua conta no Facebook para um objetivo mais profissional.

É claro que o nível de profissionalismo da página irá depender da área de atuação do profissional. Algumas permitem uma certa liberalidade enquanto que outras não. De qualquer maneira o ideal é ter certeza de que o que se está fazendo irá passar uma imagem de confiabilidade bem como de um certo ar amigável.

Confira algumas coisas que podem ser feitas:

1 – Cuide da aparência. Isso mesmo sendo algo óbvio é comum vermos perfis com avatares e capas nada discretas. É conveniente fazer uso de imagens que, claro, a pessoa esteja com um bom aspecto.




2 – Cuide da privacidade. Como a conta é nossa é claro que iremos publicar coisas que nos sejam interessantes e aos nossos amigos. É interessante criar uma lista que separe aqueles que são do nosso círculo pessoal daqueles que são nosso circulo profissional. As configurações de publicação das postagens são bem abrangentes. Vale a pena dar uma olhada com atenção nelas antes de publicar algo.

3 – Publique algo “publicitário”. Isso é indicado para quem tem muitos contatos do mesmo ramo. Não vai fazer mal nenhum de vez em quando publicar algo que seja do mesmo ramo profissional, ou seja, coisas que tenham algo em comum com seu emprego.

4 – Fotos profissionais. Sempre que tiver poste alguma foto em seu ambiente de trabalho, trabalhando é claro, e não mostrando o quanto você pode ser improdutivo.

Com algumas coisas simples é possível melhorar o nosso perfil para que ele nos ajude profissionalmente e não ao contrário.

Por Denisson Soares

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment