Dicas de como mencionar antigas empresas onde trabalhou em entrevistas



Você está disponível para o mercado de trabalho, daí surge uma nova oportunidade e é preciso passar por uma das etapas que mais afligem que está em busca de uma nova vaga de emprego: a entrevista. Nessa etapa do processo é bem possível que você seja solicitado a falar do motivo de saída da empresa anterior e é aí que muita gente se perde.

Primeiramente, é preciso entender que você não é o único profissional na face da terra que já foi demitido. Muito pelo contrário, isso tem sido cada vez mais comum no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e é oriundo de razões diversas desde a falta de adaptação do profissional à necessidade da empresa de renovar seu quadro de funcionários.

Mas como falar de seu último emprego de forma ética?

De acordo com Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, falar a verdade é o melhor caminho: “Se você mentir e o entrevistador descobrir, suas chances de conseguir o trabalho serão extremamente reduzidas”, declara a profissional em entrevista ao site administradores.com.



Usar de mentira nessa fase pode eliminar qualquer possibilidade que havia de ser contratado, caso o entrevistador descubra a fraude. Outra dica dada pela profissional também é que o candidato não se mantenha na defensiva e apresentar com humildade, os motivos que o levaram à demissão: “Não adianta ficar procurando culpados e falando mal da sua antiga empresa pelos quatro cantos. Isso só prejudicará a sua imagem e carreira, em vez disso, assuma as responsabilidades pelos seus atos”, conclui.

È necessário primeiramente uma autoanálise da situação de modo a dar segurança na resposta e confiabilidade ao entrevistador. Feito isso e encontrado os reais motivos construa uma resposta precisa e breve, se necessário falando sobre o que foi possível aprender com a situação e o que poderia ter sido feito de modo diferente. “E mais uma vez, não culpe seu antigo chefe ou empresa”, informa Madalena.

Por Igor Lima


Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment