Características de pessoas carismáticas



  

Existem pessoas que transmitem carisma de forma natural. São pessoas que chegam a um lugar, por exemplo, e já agradam a todos. Em uma empresa, elas são as mais populares e transmitem confiança a todos, desde a equipe ao chefe.

Recentemente, a escritora de negócios Gwen Moren escreveu um artigo na Fast Company falando a respeito disso. Ela disse que cada um tem uma representação diferente de uma pessoa carismática e que carisma, sobretudo, não é um dom à parte. A partir deste assunto, a escritora criou seis palavras-chave que servem para serem trabalhadas para o desenvolvimento de seu magnetismo pessoal, e assim, quem sabe, se tornar uma pessoa carismática. Confira:    

1 – Poder: as pessoas têm um significado equivocado sobre essa palavra. Mas, na verdade, ela sugere uma mistura de boa linguagem corporal, autoconfiança e expressões faciais e na voz. Gwen diz que essas características são, normalmente, o que as pessoas percebem.  

2 – Persuasão: quem tem magnetismo pessoal atrai outros naturalmente para sua maneira de pensar, e isso é um fator importante para se ter carisma. Para isso, é preciso ter entusiasmo sobre o que você pensa e diz, pois isto transmite confiança.  

3 – Imagem: de acordo com a autora, as pessoas processam uma opinião sobre você em frações de segundos, e no momento que ela é formada, será difícil ser mudada ou descartada. Na verdade essa afirmação é baseada em um estudo feito pela Universidade de Princeton e pela Universidade de Glasgow, as quais descobriram que as pessoas percebem como você é em menos de um segundo.




4 – Habilidades interpessoais: pessoas que são carismáticas são boas ouvintes e se comunicam bem, indo além do que apenas falar. É preciso respeitar e entender as opiniões de cada um. Interagir sem invadir o espaço das outras pessoas. Normalmente as pessoas são capazes de detectar isso no tom da sua voz e quando olharem em seus olhos, onde elas encontrarão conforto.

5 – Adaptabilidade: isso nada mais é do que você tratar os outros da forma que eles gostariam de ser tratados, sem que isso lhe cause desconforto. Nessa hora vale compreender todas as pessoas como elas são, independente das suas diversidades. Quando ocorre mudanças, por exemplo, as pessoas carismáticas sempre arrumam um jeito de adaptar sua forma de se relacionar ao ambiente.  

6 – Visão: pessoas que são carismáticas têm opinião própria sobre o que as estimulam e costumam passar essa visão para as outras pessoas. Elas sabem expor suas mensagens e ideias sem ultrapassar as das outras pessoas, criando um ambiente propício para isso.

Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment