Dicas para ser um bom chefe




Indubitavelmente o chefe é a figura que é sempre mal vista pelos funcionários, e, particularmente cada um tem lá seus motivos para não simpatizar com ele.

E você, já pensou em alguma vez se colocar no lugar dele? Já pensou como seria se fosse um chefe?


De acordo com uma pesquisa realizada com mais de 3.089 líderes, a consultoria de gestão de negócios global Hay Group chegou a uma conclusão de que 63% dessas pessoas não conseguem criar uma boa convivência ou um bom "clima" entre sua equipe de trabalho. Isso se dá pelo fato de muitas empresas deixarem de lado o desenvolvimento pessoal de cada um. Não investem nas competências dos funcionários e isso acaba afetando toda a equipe e seus resultados.   

A diretora de Gestão de Carreiras da empresa Right Management, Simone Leon, aconselha que o melhor que as empresas podem fazer é investir na criação de bons líderes, mesmo que o caminho a ser percorrido ainda seja longo. Se você deseja ser um líder, veja se suas características batem com as observações abaixo. Caso baterem, reveja melhor suas possibilidades.    

1 – Você deseja ser promovido apenas pelo status do cargo:


Saiba que ter uma promoção não significa apenas que você subiu de cargo. Ser líder não significa que tenha que mudar o seu jeito de ser e viver dando ordens aos outros. O status pode cegar as pessoas pelos benefícios e experiências que ele oferece, e as pessoas acham que é só isso que vem com a nova promoção. Se você teve uma promoção é porque confiam em você e que você tem capacidade, então use isso a seu favor de uma forma positiva, seja humilde o suficiente para aprender com isso.    

2 – Você não possui uma visão macro do negócio:

De acordo com o especialista em RH, Rodrigo Evangelista, da empresa Hprojekt, uma boa estratégica para ver se você está preparado para ser líder é medir seu conhecimento a respeito do negócio em que trabalha. Normalmente, um funcionário operacional se limita apenas em seu setor, o que não é correto. No início, um líder novato pode ter dificuldade em ampliar sua visão de negócio, mas não deve deixar isso impactar sua equipe. O ideal é se informar e usar esses detalhes para expansão da área.    

3 – Você não gosta de trabalhar com pessoas:

Não é porque se tornou chefe que tem que ser o melhor amigo dos funcionários, mas também você não será um verdadeiro líder se não souber o nome de cada um deles, por exemplo. Para ser um líder é preciso ser um bom administrador de pessoas, caminhando lado a lado delas profissionalmente.      

4 – Você não lida bem com burocracias:

Todo líder tem que seguir as regras da empresa e isso tem que ficar bem claro. Você tem que ser o exemplo. Se isso não cabe muito a você, então talvez tenha que pensar mais a respeito desse lado. Um líder supervisiona se todos estão seguindo as regras, e sabe como reagir em cada situação.    

5 – Você acha que ninguém trabalha tão bem quanto você:

Ser um líder é saber orientar alguém a fazer uma tarefa tão bem quanto você, e não querer ser o dono do conhecimento para tê-lo só para você. Siba que terá que fazer isso o tempo todo.

Por Daniela Almeida da Silva

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *