Saque do Abono Salarial PIS PASEP 2015/2016 – Prorrogação do Prazo



  

Governo decide prorrogar o prazo para o saque do abono salarial PIS/Pasep referente ao ano de 2015.

Atualização: novo prazo para saque vai até 31 de dezembro de 2016.

Na última quinta-feira (30 de junho) de 2016 terminou o prazo para que os trabalhadores remunerados e cadastrados no PIS/Pasep (Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) há no mínimo cinco anos, sacassem seu abono salarial referente ao ano base de 2015. Segundo o Ministério do Trabalho, pouco mais de 1 milhão de beneficiários, por motivos desconhecidos, não fizeram o saque.

Após o término do prazo, o governo anunciou a prorrogação do prazo para que os que ainda não fizeram o saque do benefício possam fazê-lo. A retirada poderá ser feita entre os dias 28 de julho e 31 do de agosto de 2016 (atualização: com nova prorrogação, ao final de agosto, para 31 de dezembro de 2016).

Se você é trabalhador registrado e não sabe se tem direito a receber o abono, basta fazer seu cadastro na página da Caixa Federal com seu número do PIS e verificar se há benefício a ser pago. Além do PIS/Pasep, você também pode acompanhar os depósitos e rendimentos de seu FGTS, além do processo de Seguro Desemprego, se for o caso (veja aqui as condições para receber seu seguro).

Por que prorrogaram o prazo para o saque do PIS/Pasep?

Segundo o ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira, essa é a primeira vez que o governo concede uma prorrogação para que os trabalhadores possam sacar o abono salarial. A medida está sendo dada no governo do presidente interino Michel Temer enquanto ocupa o cargo da presidenta Dilma Rousseff, afastada pelo prazo de até 180 dias por conta do processo de Impeachment.



Apesar de prorrogar o prazo de saque, novas regras para o recebimento do benefício estão vigentes pela Medida Provisória 665, a qual define o aumento da exigência de tempo em que o trabalhador deve permanecer no ano-base para que seja concedido o abono salarial. Portanto, tem direito ao abono quem recebeu até dois salários mínimos mensais (considerando o valor atual do salário mínimo, que é de R$ 880,00), com registro em carteira e exerceu sua atividade remunerada durante, no mínimo, 30 dias no ano de 2015.

O que muda a partir de agora é que o valor do direito para quem trabalhou um mês no ano-base, por exemplo, é de 1/12 do salário mínimo e não o valor total como era previsto até junho deste ano.

Confira os detalhes de como sacar seu PIS/Pasep e o novo cronograma de pagamento na página do Ministério do Trabalho e Previdência Social.



57 Comentários - Escrever um Comentário

  1. Alguém conseguiu sacar?
    estive na agência da CEF, e me informaram que o banco não recebeu nenhuma instrução para o pagamento, e que o calendário está fechado par pagamento de PIS até o dia 31/08.
    Eu perdi o prazo para poder sacar, se alguém tiver mais alguma informação, eu ficaria muito grata.

  2. Oie, eu tenho 12 anos de registro mais nunca peguei o pis, pois não tinha direito devido receber mais de 2 salários. No ano passado 2015 fui registrada com o valor de 1.100,00 em novembro, gostaria de saber se tenho direito ao pis.

  3. A minha empresa somou nos calculos para a RAIS de 2015 o meu salario mais o 13° salario e minhas ferias. Fui na Caixa Economica Federal e eles me disseram que eu só receberia este ano 2016 o valor dos Rendimentos, porque eu recebi acima de 2 salarios mínimos. Vi nos meus holleritz de 2015 e só excedeu os 2 salarios minimos porqus foi somado as minhas ferias e o 13°. Salario. Isto está certo??? Eu nao tenho direito ao abono salarial?

  4. vo ficar esse ano se receber o governo me roubou esse ladrao passou o meu pasep para pis e vpou ficar sem receber

  5. Carlos Augusto Garces Pargas · Editar

    Sou do mê de Outubro, e não recebi meu pasep referente a 2014 que sairia no ano 2015. Como proceder.

  6. Esses bandidos ladrões. Mudaram valores de só pra roubarem mais. Demonstr não estarem satisfeitos com tanta ladroeira…. raça dos i fernos……

  7. gladsom sacramento. · Editar

    eu vejo essa situação como um abi surdo ou seja um retrocesso, depois de um direito garantido temos que infelizmente se deparar com essa situação, mas uma vez a aclasse desfavorecida pagando o furo desses corruptos incompetentes, sem coração e sem caráter. Em fim isso é o nosso Brasil.

  8. maria das graças da cruz ribeiro · Editar

    Tenho 18 anos de carteira assinada e tinha 10 anos sem assinar, mas mês 11 de 2016 foi assinada de novo.
    Eu tenho direito ao pis?

  9. Meu aniversário é dia 27 de agosto pessoal eu ja recebi dia 18 corram em uma lotérica com o cartão q ja estão pagando ok

  10. maricleuza de souza · Editar

    sou maricleuza de souza fui no banco na caixa ve se o neu marido tem direito a receber o pis que todo os outra ano ele recebeu mais o rapais dice que ele nao tem direito
    ele ganha 1300 so nao e dois salario
    o nome dele e clovis vescovi

  11. Quem nasce em abril recebia em outubro ai mudou pra fevereiro.está perdido o do ano passado?o dinheiro é meu e tenho direito.

  12. Luiz Carlos de oliveira · Editar

    Gente isso não será mais uma jogada política , Se alguém conseguiu sacar, “acene” dando um sinal.

  13. Gostaria de uma resposta.
    QM num recebeu o ano de 2015 ..num vai receber esse ano ???
    E se for qndo vai ??

  14. Também tentei receber o pis referente ao ano de 2014 mais o atendente da Caixa disse desconhecer a prorrogação do prazo

  15. maristela silva de oliveira · Editar

    Saquei meu pis em Dezembro do ano passado era pra ter saído em agosto o que era pra agosto de 2015 vou sacar quando mesmo?

  16. Ouvi pessoas falando q não estão recebendo o valor de um salário mínimo q sempre foi pago pelo Pis. .mundou alguma coisa!? Não será pago o valor de um salário como sempre foi!?

  17. VIVALDINA DE SOUZA FERREIRA PIRES · Editar

    Me aposentei ano passado, e sempre recebir o PASEP. tenho direito de receber mesmo sendo aposentada?

  18. ivan cardoso landim · Editar

    Boa noite,faco niver dia 28-09-1979 sera que tenho direito…. pois ano passado tive sucesso em receb

  19. Eu recebo nesse mês mas não to achando meu cartão cidadão como é os bancos estão em greve oq eu fasso e quanto tempo q eu posso fica sem saca

  20. claudinete de vasconcelos · Editar

    Eu recebi o meu pis 2014 em 11 de março de 2016,quando vou receber o de 2015.Nasci em 30 de julho claudinete

  21. Eusempresou de outubro e sempre recebi meu pis, mas ano passado ganhei o prêmio de funcionário do bimestre na empresa em que trabalho,porisso fui informada que não tenho direito ao pis.O que isso tem aver??

  22. Maria goretti da Silva Lima araujo · Editar

    Eu recebia meu pasep todos os anos e ano passado não recebi, vim receber este ano e o desse ano eu só vou receber no ano de 2017, quero saber porquê?

  23. Adriana Florencio · Editar

    Bom dia
    No ano de 2015 estive afastada pelo inss por auxílio doença e tive alta em novembro e estou desempregada desde então.
    Eu receberei o valor do PIS?

  24. Faço aniversário no dia 20-10,fu na lotérica e me informaram que o dinheiro estaria disponível a partir do dia 14-10 mas até agora não consegui sacar. no comprovante de transação, aparece NIS/PIS INEXISTENTE OU SEM SALDO. Será que não vou receber? Em 2015 eu recebi…

  25. Quero saber onde estar meu dinheiro deste ano, não sei mais que procurar.se vou na caixa fala que não tem nada lá. fala que talvez o ano que vem na minha data do meu aniversario, e este ano, cade o meu dinheiro.

Post Comment